#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Não vãodesistir

27-05-2021 | 01:01
Por Liga Nacional de Basquete

São Paulo vira página, se baseia em grandes reações e mantém chama viva para o Jogo 3 nesta quinta-feira: “já houveram várias viradas históricas”

“Cada jogo tem sua história”. Essa tradicional frase – que se aplica a praticamente todos os esportes – ganha ainda mais força quando aplicada em um contexto de Playoffs. No caso da série entre Flamengo e São Paulo, os dois primeiros duelos tiveram enredos bem parecidos e desfechos iguais: reação do tricolor, decisão na última bola e vitória rubro-negra (96 x 93 e 82 x 81).

Apesar da dor de duas derrotas nos segundos finais, a chama da esperança segue viva no São Paulo para Jogo 3, que acontecerá nesta quinta-feira (27/05), às 18h30, com transmissão ao vivo dos canais ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch.

São Paulo, de Georginho, ficou muito perto de vencer os dois jogos da série contra o Flamengo (João Pires/LNB)

“O Playoff é totalmente diferente de tudo que aconteceu no NBB. É uma outra competição dentro da própria competição. Vulgarmente digo que é como “cadeira de barbeiro”, é um de cada vez. Não tem retrospecto. Depende muito de como você ganha os jogos, como você perde, como reage no pouco tempo que você tem…”, declarou o técnico Cláudio Mortari.

“Não podemos entrar na quadra pensando que está 2 a 0. Temos que entrar na quadra para ganhar o jogo, independente se está 2 a 0, 1 a 1, 1 a 0… temos que entrar focados em uma coisa só, senão fica muita matemática para pouco jogo”, completou Mortari, que é responsável por duas das sete viradas de 2 a 0 na história do NBB.

Um dos maiores destaques do São Paulo na série, o armador Georginho de Paula fez questão de enfatizar que a chama segue acesa. Para isso, lembrou até da uma virada de 2 a 0 sofrida por ele mesmo, inclusive em uma final de NBB.

Georginho relembrou quando Paulistano sofreu virada de 2 a 0 nas Finais contra o Bauru, de Jefferson (Fotojump/LNB)

“Na história do NBB já houveram várias viradas históricas. Inclusive, já estive em uma final em que meu time (Paulistano) estava em vantagem por 2 a 0 e tomou a virada. Então a torcida não pode desistir, pois nós com certeza não desistimos”, declarou George, que na ocasião mencionada atuava ao lado dos rubro-negros Yago e Gustavo De Conti.

“Fizemos dois bons jogos, ambos decididos na última bola, então estamos mostrando que temos capacidade de bater de frente com o Flamengo, vencer os jogos e fazer história aqui no Maracanãzinho”, completou.

Como conter o Flamengo?

Em ambos os duelos, o São Paulo precisou correr atrás de uma virada depois de ver o Flamengo abrir vantagens importantes – próximas ou maiores a dez pontos. Segundo Mortari, isso é algo comum quando se tem um adversário duro como os rubro-negros.

“Contra o Flamengo você sempre vai ter que correr. É uma equipe muito bem administrada, com muitos jogadores e variações. Então tem que levar no ritmo que o jogo oferece. Temos que ressaltar nosso espírito de luta, em que, mesmo vindo de um resultado negativo, fomos em busca de uma vitória. Isso mostra que somos uma equipe determinada, que respeita o adversário, mas mostra uma força que pode aparecer no primeiro ou no último minuto”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

O alto volume de jogo é um fator de alerta para o Tricolor do Morumbi no Jogo 3. Para quem não conhece o termo, o volume de jogo é basicamente a quantidade de vezes que um time tenta a cesta. O Flamengo, por pegar muitos rebotes ofensivos, acaba tendo mais chances de arremessar que os adversários, o que consequentemente aumenta as chances de pontuar.

Esse é um dano quase irreparável para as defesas que jogam contra os rubro-negros, que na maioria das vezes usam esses ataques extras para arremessar bolas de 3 pontos e aumentar ainda mais o prejuízo dos rivais.

O Flamengo pegou mais rebotes ofensivos que o São Paulo nos dois jogos (17 no Jogo 1 e 12 no Jogo 2) e, por característica da equipe, acabou arremessando mais de 40 bolas de 3 pontos em ambos (48 no Jogo 1 e 41 no Jogo 2), enquanto o Tricolor chutou 32 e 19, respectivamente.

“Eles estão com um volume de ataque muito maior do que o nosso, e não vamos conseguir limitar as bolas de 3 deles, isso é quase impossível. Mas o que podemos fazer é limitar os rebotes de ataque. Em algumas posses eles chegam a arremessas duas vezes mais. Nosso aproveitamento no ataque está até melhor que o deles, mas eles estão tentando algo como 200 pontos e nós 170, então a diferença fica bem gritante e por isso precisamos mudar essa história”, concluiu Georginho.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.

A série entre Flamengo x São Paulo:

Local: Maracanãzinho – Rio de Janeiro

Jogo 1 – Flamengo 96 x 93 São Paulo FC

Jogo 2 – São Paulo 81 x 82 Flamengo

Jogo 3 – 27/05 (Quinta-feira) – 18h30 – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

Jogo 4* – 29/05 (Sábado) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

Jogo 5* – 31/05 (Segunda-feira) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

* Se necessário