HOJE
Georginho:"queremos fazerhistória"
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua primeira final com a camisa do São Paulo, Georginho busca fazer história no clube: "a única maneira disso acontecer é passando por finais"
Eleito King Of The Season do NBB 2019/2020, o armador Georginho, do São Paulo, continua sendo um dos grandes nomes do elenco do Tricolor do Morumbi nesta temporada da elite do basquete nacional. Isso tem sido visto não só no NBB, mas na campanha da equipe na Copa Super 8, que reuniu os oito melhores do 1º turno.
+ Tabela de classificação do NBB 2020/2021
O São Paulo de Geoginho, após passar por Paulistano/Copore (78 x 65) e Minas Tênis Clube (78 x 70), garantiu uma vaga na finalíssima e irá disputar o título com o Flamengo, que passou por Sesi Franca Basquete (90 x 79) e Zopone/Gocil Bauru Basket (72 x 65) para conseguir a vaga. O confronto acontece neste sábado (23/01), às 16h, com transmissão ao vivo e simultânea no DAZN, ESPN e TV Cultura.
View this post on Instagram
Segundo Georginho, o Tricolor do Morumbi virá com tudo para conquistar o título, que pode vir a ser o primeiro do time na elite do basquete nacional.
“Estamos tentando levar essa notoriedade (do futebol) para o basquete também e a conquista de um título é muito importante para isso. Na verdade, é o principal para o nosso time ser considerado excelente. Queremos fazer história dentro do clube e a única maneira disso acontecer é passando por finais, chegando em lugares que poucos times chegaram”, disse o armador.
Mas para fazer “história”, o São Paulo terá que passar pelo Flamengo, que chegou em todas as finais (3) da Copa Super 8 até aqui, com um título na temporada 2018/2019 na conta. Além disso, a equipe vem embalada com a segunda melhor campanha do 1º turno do NBB (13 vitórias em 15 jogos), e os triunfos sobre Franca e Bauru na Copa Super 8, rivais históricos e de peso.
Mesmo assim, o histórico contra o rubro-negro carioca é positivo para o lado são paulino, já que nos únicos dois confrontos entre os times quem levou a melhor foi o São Paulo (102 x 95 e 80 x 68). Perguntado, Georginho afirmou que, mesmo não sendo tão relevante, isso traz um pouco mais de confiança para disputar o título.
“Não vou dizer que isso é tão relevante, mas realmente dá um pouco mais de confiança. Isso mostra mais o equilíbrio que o jogo pode ter. Perdemos para o Minas no NBB, nos recuperamos e os vencemos no Super 8. Conseguimos quebrar a invencibilidade do Flamengo enquanto eles estavam em 1º lugar no primeiro turno. Isso mostra que o jogo de sábado pode ter outra história, o placar pode ser mais alto, mais baixo, mas o que a gente pode prever é que os pequenos detalhes, algumas peças que não apareceram nos últimos jogos que vão fazer a diferença”, disse.
+ Acostumado com decisões, Marquinhos destaca fatores psicológicos para a final da Copa Super 8
Um dos pontos que pode, e deve, fazer a diferença na finalíssima é o poderio ofensivo de ambas equipes. No primeiro turno do NBB 2020/2021, os dois times lideram como os dois melhores ataques da competição, com um volume de jogo de dar inveja – São Paulo com média de 91 pontos por jogo; Flamengo com média 88,6 pontos por jogo.
+ Estatísticas completas das equipes
Agora, frente a frente, o foco do confronto pode mudar e ter seus holofotes no sistema defensivo, tentando diminuir o volume do adversário. Para Georginho, diminuir esse volume de chutes do Flamengo será essencial para conseguir o triunfo e, consequentemente, a taça.
“Como eu falei, esses jogos decisivos são diferentes. Apesar de estarem disputando o título os dois melhores ataques do NBB, o objetivo de um e do outro é exatamente baixar o volume que o time adversário tem. Então às vezes o jogo não estará tão focado no ataque, como geralmente é, mas sim nas defesas, em conter o outro time. Esse vai ser o principal fator”, afirmou.
Para conferir tudo o que Georginho falou sobre a final da Copa Super 8 assista a gravação do Podcast Território NBB, que também contou com a participação de Marquinhos:
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.