#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Fundamental na carreira

01-05-2024 | 01:46
Por Marcius Azevedo

Armador do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, Georginho de Paula ressalta importância do NBB e da LDB para o seu crescimento e vê atual temporada sem favorito

Bicampeão do NBB CAIXA e atual MVP das finais pelo Sesi Franca, Georginho de Paula acompanha da Alemanha os playoffs da temporada 2023/24. O armador, que defende atualmente o Ratiopharm Ulm, admite sentir saudades de atuar no Brasil e ressalta o tamanho da importância da competição para sua evolução na carreira, incluindo sua participação em três edições da Liga de Desenvolvimento de Basquete.

“O NBB foi muito importante para mim, principalmente pela chance de disputar uma LDB. Joguei minha primeira LDB com 17 anos (em 2013) e já enfrentava adversários com 22. Foi muito bom ter essa experiência contra jogadores que era já eram profissionais. Isso me fez ter uma evolução rápida e ter minha primeira oportunidade no NBB”, afirmou Georginho. “Consegui conquistar tudo o que queria no Brasil e, por isso, foi muito importante para mim todos esses anos jogando no NBB.”

    Georginho em ação pelo Sesi Franca antes de ir jogar no basquete da Alemanha. Foto: Marcos Limonti

O armador tem nove temporadas de NBB CAIXA no currículo por quatro equipes diferentes. Georginho defendeu Pinheiros, Paulistano, São Paulo e Franca. São 256 jogos, com médias de 11,9 pontos, 6,1 rebotes e 4,7 assistências. Além dos títulos por Franca, ele tem ainda o prêmio de MVP da temporada 2020/21, quando atuava pelo São Paulo.

“Tenho saudade. É a competição que passei a maior parte da minha vida jogando. Eu conhecia todos os times, me sentia confortável jogando e foi onde conquistei os meus principais títulos”, afirmou Georginho, que ainda mantém contato com os ex-companheiros. “Estou sempre conversando, para saber como eles estão, até porque podemos nos encontrar futuramente, inclusive na seleção.”

A vasta experiência que adquiriu no NBB CAIXA também faz o armador não arriscar um palpite sobre o campeão da temporada 2023/24. Os playoffs entram na fase de quartas de final. Agora são apenas oito equipes na briga pelo título: Flamengo, Sesi Franca, Minas, R10 Score Vasco da Gama, Bauru Basket, Paulistano, Fortaleza B.C./CFO e São Paulo. “O campeonato está bem equilibrado, ainda mais agora, com os playoffs com mais equipes. É difícil apontar um favorito, mas acredito que podemos ter alguma surpresa”, apostou o jogador. Pela primeira vez na história, 16 equipes avançaram na temporada regular e as oitavas de final foram disputadas no formato completo.

Vida na Alemanha

O aprendizado no NBB e na LDB agora são aplicados na Europa. Georginho está em sua primeira temporada pelo Ratiopharm Ulm. “O começo foi difícil. Demorei uns dois meses para me adaptar. Agora, com sete meses, já estou bem adaptado ao basquete europeu e alemão”, afirmou. “Jogar na Europa me fez evoluir muito, me fez ter uma visão mais ampla do basquete. Me fez evoluir taticamente e também ganhar experiência internacional, principalmente por jogar uma competição como a Eurocopa”, acrescentou.

O maior adversário, segundo ele, tem sido o clima na Alemanha. “Aqui é bem diferente, principalmente pelo frio. Tivemos alguns meses de neve. É bem raro ter temperaturas acima dos 15 graus, o frio é intenso. Mas, no geral, tem sido muito bom viver em um país de primeiro mundo.”

Em quadra, Georginho quer ajudar o Ratiopharm Ulm a conquistar o título do Campeonato Alemão. “Estamos na quarta posição e fizemos bons jogos contra os times que estão nas primeiras posições. Então vejo que temos chances de brigar pelo título”, afirmou o armador, que tem médias de 9,7 pontos, 3,8 assistências e 2,8 rebotes. São 54% de aproveitamento nos arremessos de dois e 38% nas bolas de 3.

Além de ajudar o Ratiopharm Ulm, o outro desafio de Georginho na temporada é o Pré-Olímpico, no começo de julho. A seleção brasileira vai buscar vaga em Paris em Riga, na Letônia. Na primeira fase, o Brasil encara Camarões e Montenegro. Do outro lado da chave estão Letônia, Filipinas e Geórgia. Apenas o campeão do torneio se garante nos Jogos Olímpicos.

“Temos um time mais experiente internacionalmente. Todos os atletas que vão participar têm bagagem, como o Yago e Bruno (Caboclo) na Euroliga, eu aqui na Alemanha. Isso vai dar um gás para a nossa classificação. O grupo está junto há muito tempo e tudo isso liderado pelo Marcelinho (Huertas),  o MVP da Champions League Basketball”, finalizou Georginho.