#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

O impossívelnão existe!

23-08-2022 | 03:38
Por Liga Nacional de Basquete

Documentário produzido pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Penalty, conta trajetória de jovens do interior do Amazonas em busca da medalha nos Jogos Escolares. Obra destaca exuberância da região amazônica e a superação de 9 adolescentes para alcançar seus sonhos. ESPN mostra a aventura em duas reportagens a partir desta quinta-feira, em edições do Sportcenter.

Uma história de superação e amor ao basquete, no coração da Amazônia. Este é o enredo de “Gigantes de Tefé”, documentário produzido pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Penalty, e que terá uma “avant première” especial a partir desta quinta-feira, 25/08, na ESPN.  

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

“Gigantes de Tefé” narra a trajetória de 9 jovens, de 15 a 17 anos, moradores de Tefé, cidade de 60 mil habitantes distante 522km da capital do Amazonas, Manaus. Os meninos fazem parte do projeto “Super Basquetebol Social”, que alia esporte e educação, e é comandado pelo professor carioca Renato Almeida. A iniciativa tem apoio da Liga Nacional de Basquete desde 2019.  

Como acontece em muitos projetos esportivos semelhantes em todo o país, Renato e seus comandados enfrentam dificuldades para treinar. Contra a falta de quadras e equipamentos adequados, a esperança e a paixão pelo basquete foram o combustível para Renato, David, Lucas & Cia encararem a viagem de 36 horas de barco rumo à capital, em busca da sonhada medalha nos Jogos Escolares do Amazonas, realizados em Manaus, no mês de julho, e que reuniu mais de 5.000 estudantes.  

Bastidores da gravação com atleta do Super Basketball Social de Tefé (Rafael Pimentel/LNB)

A trajetória dos meninos de Tefé foi contada pelo repórter Raphael Pimentel e pelo cinegrafista Alexandro Pereira. “Gigantes de Tefé” leva ao fã de basquete imagens lindíssimas, que destacam todo o esplendor da região amazônica. E revela dramas pessoais comuns a milhões de brasileiros. Como o de Lucas Maciel, que perdeu o pai para a Covid 19, mas encontrou no esporte que ama a motivação para seguir em frente. 

Parceira da Liga na realização de suas competições e na produção do documentário, a Penalty viu em “Gigantes de Tefé” uma forma de destacar valores caros à marca, como o trabalho em equipe e a prática esportiva como fator promotor de saúde e felicidade.     

“Histórias como a dos ‘Gigantes de Tefé’ são comprovações práticas do propósito institucional da Penalty. Poder levar material esportivo a um local de tão difícil acesso é superar um gargalo que impede a prática esportiva mas, acima de tudo, é levar o poder transformador do esporte a mais pessoas. Cada um dos meninos de Tefé é prova de que o trabalho árduo de todos os colaboradores e parceiros da Penalty atingiram seu objetivo”, afirma Bernardo Caixeta, gerente de Marketing e Relações Esportivas da Penalty. 

“Gigantes de Tefé” será exibido em duas reportagens no Sportcenter da ESPN: quinta-feira (25/08), a partir das 16h, com reprise a partir das 23h, e sexta-feira (26/08), a partir das 16h, com reprise a partir das 23h30. Após a exibição na ESPN, os dois episódios estarão disponíveis no Youtube do NBB.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.