HOJE
Começo da jornada
Por Juvenal Dias
Na nova carreira como técnico do time de base do Pinheiros, Guilherme Giovannoni se diz orgulhoso de compartilhar sua experiência com os garotos onde foi formado
O Guilherme Giovannoni, jogador de basquete e lenda do NBB CAIXA, todo mundo conhece e se recorda bem. O Guilherme Giovannoni comentarista da ESPN todo mundo já viu que tem qualidade também. Agora, o Guilherme Giovannoni, técnico, ainda vai precisar provar seu valor gerindo grupo e treinando os garotos da base do Pinheiros. Em sua primeira competição internacional, o Interligas LDB, foi bem na campanha com o time paulista, o conduzindo ao terceiro lugar. O foco agora está na segunda etapa da primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete, que tem o Grupo A começando neste domingo (14/07), em São Paulo.
Até o momento, o treinado Giovannoni teve nove jogos na função de treinador do Pinheiros na LDB e no Interligas. Foram cinco vitórias na primeira janela da LDB no Grupo A e mais três no Interligas, com apenas a derrota para o Sesi Franca na competição internacional, tendo o ataque com maior pontuação. Os números são animadores para um começo de trabalho, mas o próprio treinador, que também comanda o time sub-20, avalia com serenidade e calma a trajetória, o desempenho e os resultados.
+ Confira a agenda de transmissões da segunda etapa da LDB
“Franca mereceu a vitória contra nós e foi o que nos tirou da final. Eles tiveram uma intensidade maior. Mas, depois, fiquei muito satisfeito com os garotos, porque entenderam a intensidade que temos de jogar. Quando atingimos essa intensidade, conseguimos nos defender muito bem. Em uma competição assim como o Interligas, conseguindo o terceiro lugar, claro que a base do Pinheiros sempre vai lutar pelo primeiro lugar, mas sempre estaremos batalhando. Lutar por esse terceiro lugar foi bastante satisfatório, pensando que nesse time temos apenas dois atletas de 22 anos e o restante tem de 20 para baixo. Foi importante para dar experiência a esses garotos”, ponderou.
+ Conheça Tiago Marques, o garoto por trás do recorde de pontos da LDB
Giovannoni fez questão de ressaltar o quanto tem ficado satisfeito com seu grupo nesses primeiros jogos como treinador. “Sinto orgulho daquilo que os meninos fazem em quadra. Temos que dar todos os méritos para eles, que estão dispostos a se sacrificar, correr e trabalhar. Eu cresci no Pinheiros, então, poder passar um pouco de experiência para essa molecada aonde eu me formei como jogador é um motivo de orgulho e me sinto com uma grande responsabilidade. Espero que continuemos a fazer um bom trabalho. Somando a primeira janela da LDB com o Interligas, são nove jogos e oito vitórias. Pensando no macro, é um retrospecto muito positivo, mas temos muita coisa para melhorar ainda”, afirmou o ex-jogador.
O Pinheiros ainda tem mais sete jogos para concluir a primeira fase da LDB pelo Grupo A da competição, lutando para se manter entre os quatro melhores e tentar o título na Série Ouro. Já vai ser possível ver Guilherme Giovannoni e seus comandados na quadra do Paulistano a partir desse domingo (14/07), às 13h, contra o BRB/Brasília/AACB, com transmissão do NBB BasquetPass.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.