HOJE
Grande aquisição
Por Liga Nacional de Basquete
LNB adquire sistema de análise e edição de vídeos utilizado nas grandes ligas do mundo para as equipes do NBB; técnicos e assistentes passam por treinamento
O NBB teve um grande ganho para a temporada 2014/2015. Não estamos falando de nenhum novo jogador ou de uma nova franquia. Utilizado nas principais liga do esporte da bola laranja pelo mundo, o Sinergy Spors Technology, software norte-americano de análise e edição de vídeos, é uma das grandes novidades do maior campeonato de basquete do país para sua sétima edição.
Adquirida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), a ferramenta será usada por todos os clubes que disputam o NBB 7. Com todos os custos arcados pela LNB, as equipes passarão a ter uma nova maneira de estudarem tudo o que acontece nas partidas da competição nacional.
Durante o último sábado, na capital paulista, os técnicos e assistentes das 16 equipes participantes do NBB 7 passaram por um treinamento para o uso do Sinergy. Em um primeiro momento, um profissional da própria empresa explicou as funcionalidades das diversas buscas e análises. Depois, na segunda parte, os palestrantes foram José Neto e Gustavo De Conti, que já possuem experiência na ferramenta com o software por conta do trabalho realizado na comissão técnica de Rubén Magnano na Seleção Brasileira.
“O Sinergy é um banco de dados de imagens. O grande atrativo dele é a capacidade de filtro que ele te dá. Você consegue analisar detalhadamente uma equipe ou um jogador, em todas as possibilidades de ataque e defesa. A curto prazo já está ajudando e tenho certeza que em longo prazo ajudará muito mais as equipes em se estudarem. Isso com certeza faz com que o NBB cresça em termos de qualidade. Todos terão que estar sempre melhorando na parte técnica e na parte tática também, se não você já será conhecido pelo resto”, explicou Gustavo De Conti.
Criado em 2004 e utilizado por todas as equipes da NBA, além de outras 800 equipes por todo o mundo, o Sinergy trará um grande ganho aos técnicos. Através do software, que edita e separa todas as jogadas de uma partida com diversas formas de busca, os treinadores poderão fazer análises profundas sobre suas equipes e também sobre seus adversários dentro da competição.
“Eu já conhecia o Sinergy, já que a Liga ACB (Liga Espanhola) trabalha com essa ferramenta. É uma ferramenta de máxima utilidade para os técnicos. Podemos fazer um estudo maior da competição através do Sinergy e foi um grande progresso da LNB esse acerto. Agora temos mais coisa ainda para ser feita e só nos resta trabalhar para poder utilizar em prol das nossas equipes”, explicou o treinador espanhol Paco García, do Mogi das Cruzes/Helbor.
Desde a temporada 2012/2013, todas as partidas do NBB são gravadas e disponibilizadas para as comissões técnicas das equipes através de uma “nuvem virtual”. E foi por conta dessa ferramenta que foi possível o acordo com o Sinergy. Com todos os jogos registrados, a empresa responsável pela edição dos vídeos pode dissecar os confrontos e dar um mundo infinito de informações aos treinadores.
“A LNB tomou uma iniciativa espetacular. O trabalho de vídeos já vinha melhorando muito desde que a ‘Nuvem’ foi lançada. Já tínhamos os vídeos de todos os jogos online, mas agora temos uma ferramenta que nos permitirá ampliar bastante o nosso trabalho, sem perder tempo. Tenho certeza de que o Sinergy vai obrigar cada técnico e cada jogador a melhorar cada dia mais. Se você ficar fazendo as mesmas coisas sempre, você vai ser marcado melhor e vai encontrar espaços menores”, exaltou o treinador Lula Ferreira, do Franca Basquete.
Depois de criar a Nuvem, a LNB (Liga Nacional de Basquete) sempre teve o interesse de adquirir um software como o Sinergy. A entidade que administra o NBB chegou até a conversar com outras duas empresas norte-americanas, mas não chegou a um acordo. Foi então que em meio à Copa do Mundo de Basquete, durante uma conversa entre Paulo Bassul e os assistentes técnicos da Seleção Brasileira, José Neto e Gustavo De Conti, os caminhos do Sinergy e da LNB se cruzaram.
“Estava conversando com o Neto e o Gustavo sobre o interesse da LNB em contratar um serviço de software como esse. Então eles quiseram me apresentar o Sinergy, ferramenta da qual eles já utilizavam na preparação da Seleção Brasileira, e identifiquei que se tratava de uma ferramenta perfeita para o que estávamos precisando. Eles me passaram o contato do responsável e imediatamente liguei para ele. Conseguimos chegar um valor aceitável e apresentei para o conselho de administração na reunião seguinte”, explicou o gerente técnico da LNB, que esteve na Espanha para acompanhar o campeonato mundial.
“Ter a aprovação para fechar o acordo com o Sinergy foi algo fantástico. Estamos falando de uma ferramenta usada por todas as equipes de ponta do basquete mundial e que apresenta grandes resultados. Será algo que agregará muito ao nível da competição. Agora, as equipes terão que melhorar a cada jogo e sempre apresentar coisas novas. Quem ficar parado será facilmente estudado por seus rivais e terá dificuldades dentro do campeonato. Quanto mais evolução fora da quadra, o nível dentro de quadra será cada vez maior”, concluiu Bassul.