HOJE
Grande evento
Por Liga Nacional de Basquete
Em festa de gala, Federação Paulista de Basketball premia os melhores da temporada 2017 e homenageia lendas do esporte da bola laranja

FPB realizou evento de gala nesta segunda-feira para premiar destaques e homenagear lendas (Bruno Medino/FPB)
A Federação Paulista de Basketball (FPB) realizou, na última segunda-feira (30/07), no Salão Nobre do Sport Club Corinthians Paulista, a Festa dos Melhores do Ano – temporada 2017 e premiou os grandes destaques do ano passado nas competições do basquete do Estado de São Paulo, desde a base até o adulto.
Além das premiações, a entidade realizou uma série de homenagens marcantes a algumas lendas não só do basquete, mas de todo o esporte brasileiro, como os ex-jogadores Amaury Pasos, Maria Helena Cardoso, Pecente e Wlamir Marques, este que deu nome a todos os troféus entregues na noite.
“É uma satisfação muito grande poder proporcionar esse encontro e premiar atletas de todas as categorias. Com isso estimulamos ainda mais nossos jovens e promovemos a recomposição às equipes adultas no futuro. Premiamos também técnicos e assim valorizamos o trabalho e o profissionalismo de várias equipes”, disse o presidente licenciado da FPB, Enyo Corrêa.

Bicampeões mundiais pela Seleção na década de 60, Pecente, Wlamir Marques e Amaury Pasos foram homenageados pela FPB (Bruno Medino/FPB)
Na história dos campeonatos nacionais de basquete, os clubes do Estado de São Paulo acumulam 35 títulos em 52 competição. O maior campeão é o Franca Basquete, com 11 títulos, seguido pelo extinto EC Sírio, que ganhou sete.
Já na última temporada do NBB CAIXA, os clubes paulistas foram maioria entre os participantes, com seis: Sendi/Bauru, Sesi Franca, Liga Sorocabana, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore e EC Pinheiros.
+Vai e Vem Avianca: veja as movimentações do mercado do NBB CAIXA
“A FPB sempre foi um grande celeiro de atletas para o basquete brasileiro e continua revelando grandes nomes. O basquete paulista é um dos mais fortes no Brasil e o trabalho que a FPB faz, das divisões de base ao adulto, contribui diretamente para o crescimento da modalidade no país”, exaltou o presidente da Liga Nacional de Basquete, João Fernando Rossi.

João Fernando Rossi, presidente da LNB, também participou das entregas das homenagens (Bruno Medino/FPB)
Um fato que confirma ainda mais a força do basquete paulista atual é o NBB CAIXA sendo decidido entre dois clubes paulistas pelo segundo ano consecutivo. Em 2016/2017, o Bauru mediu forças com o Paulistano, enquanto que em 2017/2018, o Paulistano voltou à decisão para enfrentar o Mogi.
Agora, o basquete paulista foi o responsável por abrir oficialmente a temporada 2018/2019 do basquete brasileiro. No último final de semana, o Campeonato Paulista 2018 teve início com a realização de cinco partidas e voltou a movimentar a bola laranja no país. Clique e confira os resultados.
“É claro que existem outras federações fazendo grandes trabalhos ao redor do Brasil, mas São Paulo é a maior engrenagem no fomento do basquete nacional. A magnitude de todo o basquete está aqui em São Paulo. Além disso, o excelente trabalho da LNB vem sendo muito importante e acaba refletindo em todos os Estados, o que estimula ainda mais a prática do esporte em todas as praças e colabora no crescimento do basquete no país”, concluiu Enyo Corrêa.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca