HOJE
Grande evento
Por Liga Nacional de Basquete
Em festa de gala, Federação Paulista de Basketball premia os melhores da temporada 2017 e homenageia lendas do esporte da bola laranja
A Federação Paulista de Basketball (FPB) realizou, na última segunda-feira (30/07), no Salão Nobre do Sport Club Corinthians Paulista, a Festa dos Melhores do Ano – temporada 2017 e premiou os grandes destaques do ano passado nas competições do basquete do Estado de São Paulo, desde a base até o adulto.
Além das premiações, a entidade realizou uma série de homenagens marcantes a algumas lendas não só do basquete, mas de todo o esporte brasileiro, como os ex-jogadores Amaury Pasos, Maria Helena Cardoso, Pecente e Wlamir Marques, este que deu nome a todos os troféus entregues na noite.
“É uma satisfação muito grande poder proporcionar esse encontro e premiar atletas de todas as categorias. Com isso estimulamos ainda mais nossos jovens e promovemos a recomposição às equipes adultas no futuro. Premiamos também técnicos e assim valorizamos o trabalho e o profissionalismo de várias equipes”, disse o presidente licenciado da FPB, Enyo Corrêa.
Na história dos campeonatos nacionais de basquete, os clubes do Estado de São Paulo acumulam 35 títulos em 52 competição. O maior campeão é o Franca Basquete, com 11 títulos, seguido pelo extinto EC Sírio, que ganhou sete.
Já na última temporada do NBB CAIXA, os clubes paulistas foram maioria entre os participantes, com seis: Sendi/Bauru, Sesi Franca, Liga Sorocabana, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore e EC Pinheiros.
+Vai e Vem Avianca: veja as movimentações do mercado do NBB CAIXA
“A FPB sempre foi um grande celeiro de atletas para o basquete brasileiro e continua revelando grandes nomes. O basquete paulista é um dos mais fortes no Brasil e o trabalho que a FPB faz, das divisões de base ao adulto, contribui diretamente para o crescimento da modalidade no país”, exaltou o presidente da Liga Nacional de Basquete, João Fernando Rossi.
Um fato que confirma ainda mais a força do basquete paulista atual é o NBB CAIXA sendo decidido entre dois clubes paulistas pelo segundo ano consecutivo. Em 2016/2017, o Bauru mediu forças com o Paulistano, enquanto que em 2017/2018, o Paulistano voltou à decisão para enfrentar o Mogi.
Agora, o basquete paulista foi o responsável por abrir oficialmente a temporada 2018/2019 do basquete brasileiro. No último final de semana, o Campeonato Paulista 2018 teve início com a realização de cinco partidas e voltou a movimentar a bola laranja no país. Clique e confira os resultados.
“É claro que existem outras federações fazendo grandes trabalhos ao redor do Brasil, mas São Paulo é a maior engrenagem no fomento do basquete nacional. A magnitude de todo o basquete está aqui em São Paulo. Além disso, o excelente trabalho da LNB vem sendo muito importante e acaba refletindo em todos os Estados, o que estimula ainda mais a prática do esporte em todas as praças e colabora no crescimento do basquete no país”, concluiu Enyo Corrêa.