HOJE
Grande festa!
Por Liga Nacional de Basquete
Em pleno Parque de Eventos da Festa da Uva, Caxias recebe Basquete Cearense nesta segunda-feira, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
A noite desta segunda-feira será especial na cidade de Caxias do Sul. Em pleno complexo da edição deste ano da tradicionalíssima Festa da Uva, Banrisul/Caxias Basquete e Solar Cearense se enfrentarão, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Em sua 31ª edição, a Festa da Uva tem exposições, shows, amostras, escolha de Rainha e Princesas da Uva e festanças tradicionais italianas. Agora, no ano de 2016, um dos grandes espetáculos será o jogo entre as equipes do NBB, algo inédito para o festival.
“O jogo atrairá um público que circula pelo parque e que não está acostumado a assistir basquete. Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte desse evento, abrilhantando o nome do nosso time, da nossa cidade e da nossa maior festa”, enfatizou o presidente do Caxias Basquete, Maurício Prévide.
O Festival da Uva acontece desde o ano de 1931. Em princípio, a Festa se resumia na celebração do sucesso da cidade de Caxias do Sul, que era uma cidade em pleno desenvolvimento, responsável por um terço da produção gaúcha da fruta. Naquele ano, os produtores haviam exportado 21,1 milhões de litro de vinho tinto e isso gerou uma celebração que se tornou um sucesso com o passar dos anos.
Até que em 1954 o Festival tomou proporções maiores e foi agraciado com duas grandes inaugurações. O Pavilhão, ou Parque de Eventos, se tornou a sede definitiva do evento e o Monumento Nacional aos Imigrantes foi inaugurado neste ano, para a festa e para os imigrantes italianos que povoaram o local.
“É um jogo histórico para o NBB. São dois representantes da expansão do baquete no território nacional. O Bial (Alberto, técnico do Solar Cearense) começou um trabalho muito legal no Nordeste e se firmou como uma potência do NBB. Neste ano, o Rodrigo (Barbosa, treinador do Caxias) expandiu para o Sul do Brasil. Acho que é uma partida que marca isso: o crescimento do basquete brasileiro, em uma festa tradicionalíssima no Rio Grande do Sul, que é a Festa da Uva”, analisou o armador Gustavinho, do Caxias.
Para a partida especial, em meio ao tradicional festival da cidade, o Caxias Basquete chega embalado, após conquistar uma vitória importante sobre a Liga Sorocabana, fora de casa, por 74 a 61. Isto fez com que a equipe de Sorocaba ficasse com o penúltimo lugar na tabela e os estreantes do NBB chegassem ao mesmo número de triunfos (6) que o Universo/Vitória, último colocado na zona de classificação para as oitavas de final do maior campeonato de basquete do país.
“Acho excelente que esses dois times representarem o basquete nacional nessa festa. A gente vai procurar fazer um bom jogo, para marcar essa data. A gente sabe que eles estão em um momento muito bom, em uma ascensão gigantesca na competição, ganharam nove das últimas 10, conseguiram uma vitória incrível sobre o Flamengo. A parada será duríssima. Eles têm uma defesa muito forte. Também teremos que trabalhar defensivamente, para podermos igualar o jogo no físico, na defesa, para tentar sair com uma vitória nesse dia histórico para o basquete brasileiro”, acrescentou o camisa 4.
Após uma série de de oito jogos com vitória, o Basquete Cearense sofreu uma derrota para o Mogi das Cruzes/Helbor há três jogos. Porém, se reabilitando na tabela e mantendo sua quarta colocação, a equipe comandada pelo técnico Alberto Bial triunfou diante do Flamengo, em plena Gávea, por 67 a 66, e iniciou sua série de dois jogos seguidos com vitória no NBB.
Em sua última partida o Carcará anotou 79 a 69 contra o Macaé Basquete, com uma ótima atuação de Duda Machado, que anotou 16 pontos, e Davi Rosetto, que fez 15 pontos e ainda pegou seis rebotes. Agora a equipe viaja para o sul do país para ter mais um difícil duelo fora de casa contra o Caxias do Sul.
“Enfrentaremos um time duro, que impõe muitas dificuldades aos seus adversários, principalmente jogando em casa. Já mostraram isso na partida contra o Bauru (perderam por apenas um ponto). Precisamos ter concentração durante todo o tempo e entrar focados, sempre impondo uma defesa forte, para que o nosso ataque nossa fluir da melhor maneira”, analisou o ala Marcus Toledo, do Basquete Cearense.
Confira mais curiosidades do jogo entre Caxias x Solar Cearense:
Na briga!
Com a vitória na última partida diante da Liga Sorocabana, por 74 a 61, o Caxias entrou na briga pela última colocação que dá acesso aos playoffs do NBB 2015/2016.
500
Com mais seis rebotes pegos nesta partida, o pivô Marcão, do Caxias, chegará à 500 em sua história no NBB.
Tentando
Em meio ao Festival da Uva, o Caxias tenta emplacar sua primeira sequência de vitórias seguidas no NBB.
Um terço
O Caxias possui três vitórias nos nove jogos que disputou em casa. Estes triunfos aconteceram contra a Liga Sorocabana, Rio Claro Basquete e Franca Basquete.
Olha o voo do Carcará
Após uma pausa em sua sequência de oito jogos com invencibilidade, o time comandado pelo técnico Alberto Bial já chega a sua segunda vitória seguida após bater o Flamengo e o Macaé.
Visitante indigesto
Em 12 jogos feitos fora de Fortaleza, o Basquete Cearense venceu nove partidas. Suas vítimas foram: Liga Sorocabana, Rio Claro Basquete, Franca Basquete, Universo/Vitória, São José Basketball, Decisão Engenharia/Minas, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Mogi das Cruzes/Helbor e Macaé Basquete.
A oitava?
Na última partida, o ala/armador Duda Machado, do Basquete Cearense, chegou a marca de sete jogos anotando 10 ou mais pontos.
Penúltimo
Este será o penúltimo jogo fora de casa do Carcará na fase de classificação nesta edição do maior campeonato de basquete do país.
Em cima do cearense
Quando ainda atuava pelo Mogi, na temporada 2012/2013, o armador Vinícius Gobor, hoje do Caxias, anotou seu recorde em pontos (19) quando perdeu para o Basquete Cearense, por 86 a 80.
Mãos leves
A equipe do Caxias é a que tem maior média de roubos de bola por partida (11,82) nesta edição do maior campeonato de basquete do país.
900
Mais oito rebotes e o ala Audrei, do Basquete Cearense, chega aos 900 no NBB.