HOJE
Grande Final
Por Liga Nacional de Basquete
Representante brasileiro na decisão do Interligas, Pinheiros viaja para Mar Del Plata, onde encara o Peñarol em busca do primeiro título internacional da história

O Pinheiros aposta em seu trio de ferro para ficar com o título (Célio Messias/LNB)
O Pinheiros/SKY embarcou nesta segunda-feira com destino a Mar Del Plata, na Argentina, onde encara o Peñarol, nesta terça (27), na decisão do Torneio Interligas. Os brasileiros estão na final da competição pelo segundo ano consecutivo e buscam o primeiro título internacional da história do clube paulista. A partida será realizada no Ginásio Ilhas Malvinas, às 21h, com transmissão do SporTV.
Atual vice-campeão da competição, o Pinheiros chegou a mais uma final batendo o Unitri/Universo na decisão do grupo A, que também contou com os argentinos Lanús e Libertad Sunchales e foi sediado na cidade de Uberlândia (MG).
Com três vitórias em três jogos no Interligas e ocupando o primeiro lugar no NBB, os paulistas vivem grande momento na temporada e viajam a Mar Del Plata com a difícil missão de superar os “hermanos” em seu território. O Ginásio Ilhas Malvinas é o mesmo que sediou o Pré-Olímpico de 2011, onde o Brasil conquistou a vaga para Londres 2012, mas acabou derrotado pela Seleção Argentina na final.
No grupo B, o Peñarol ficou com a primeira colocação após superar o Obras Sanitarias na partida decisiva, disputada em Buenos Aires. Na chave também estavam os brasileiros do Itabom/Bauru e Paulistano/Unimed. A equipe marplatense já venceu o Interligas em uma ocasião, foi em 2010, quando superaram o Brasília na final da primeira edição do torneio.
“O Peñarol fez uma grande partida ontem [domingo]. Vencer o Obras lá não é fácil. Jogaram com muita propriedade, colocaram até uma vantagem grande para um jogo desse nível, e tiveram bom aproveitamento nos arremessos. É uma equipe que atravessa um bom momento e vai jogar em casa, então precisamos estar bem alertas se quisermos vencer”, analisou o técnico pinheirense Cláudio Mortari.

Leo Gutierrez é dos pilares da equipe do Peñarol (ligateunafoto.com)
Diante do Obras, a equipe comandada por Sérgio Hernandez converteu 18 arremessos de longa distância em 32 tentativas (56% de aproveitamento), o que despertou a atenção dos brasileiros.
“Pelo ultimo jogo que vimos, temos que tentar diminuir as bolas de 3 pontos, que é um ponto forte do time deles. Todos os jogadores conseguem chutar e tem bom aproveitamento. Diminuindo esses arremessos, a gente consegue equilibrar a partida”, comentou o ala/pivô Olivinha.
Jogando em casa, os argentinos não querem deixar escapar a chance de conquistar mais um título. Os atuais bicampeões argentinos conhecem bem o rival da decisão e sabem que terão um jogo complicado diante dos brasileiros.
“Sabemos que o Pinheiros será um adversário muito duro, liderado por um armador que conhecemos muito bem, o Figueroa. Eles venceram os dois argentinos na primeira chave e temos que ficar atentos para enfrentá-los. Jogaremos a final em casa e teremos que fazer nosso jogo para conseguirmos o título”, disse o armador Facundo Campazzo.
No histórico do Torneio Interligas, o Brasil busca seu primeiro título. Nas duas primeira edições, os argentinos levaram a melhor. A primeira, em 2010, jogando em casa, o Peñarol ficou com título ao superar o Brasília na final. Na segunda edição, em 2011, o Obras Sanitarias ficou com o título superando o Pinheiros, em São Paulo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca