HOJE
Grande momento
Por Liga Nacional de Basquete
Final entre Bauru e Mogi na Liga Sul-Americana 2014 exalta boa fase do basquete brasileiro e confirma sua hegemonia nos últimos torneios internacionais

Final entre Bauru e Mogi garante ao basquete brasileiro seu 7º da Liga Sul-Americana (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
A Liga Sul-Americana 2014 terá um campeão brasileiro. Ao vencerem seus adversários no primeiro dia do Final Four, Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor decidirão o título do principal torneio do continente, nesta quinta-feira (27/11), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), sede do quadrangular final, às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV 3.
Com a garantia de um clube verde-amarelo com o título da Sul-Americana 2014, o basquete brasileiro garantiu seu sétimo título do torneio continental, o segundo de maneira consecutiva, tendo em vista que o UniCEUB/BRB/Brasília é o detentor do troféu de campeão da última edição. No entanto, o Brasil ainda está atrás da Argentina, que subiu 12 vezes no lugar mais alto do pódio, na lista de campeões da competição sul-americana.
“Quem mais ganha com essa decisão é o basquete brasileiro, que vem tendo uma crescente fantástica. Uma final de Sul-Americana entre dois times do Brasil mostra que estamos evoluindo e que estamos no caminho certo. Para a nossa equipe é a chance de poder fazer a segunda final da temporada diante do nosso torcedor. Temos que jogar de forma inteligente e usar o fator casa e o apoio da torcida na busca desta conquista”, comentou o técnico do Bauru, Guerrinha.
Bauru e Mogi protagonizarão a terceira final brasileira na história da Liga Sul-Americana. As outras duas aconteceram em 2005, quando o Unitri/Uberlândia (MG) se sagrou campeão em cima do Universo/Goiânia (GO) ao ganhar a série melhor de cinco por 3 a 1, e em 2010, que teve nada menos que o clássico entre Flamengo e Brasília na decisão, vencida pelos candangos, em jogo único, por 96 a 86.
“Isso é muito bom pro basquete brasileiro e para todo mundo saber que o NBB está forte, o quanto nosso basquete nacional é forte. Ninguém nunca imaginou um cenário desse. Isso é importante também para as duas equipes que jogam. Desbancar equipes como Boca, Malvin, que são equipes fortes, mostra a qualidade do basquete brasileiro e a força que a nossa liga nacional tem”, falou o pivô Daniel Alemão, do Mogi.

Brasília é o atual campeão da Liga Sul-Americana (Samuel Vélez/FIBA Américas)
A hegemonia brasileira nos campeonatos internacionais ainda se estende pela Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete” no qual os clubes do Brasil foram três vezes campeões, dois deles nas duas últimas edições (Pinheiros/SKY e Flamengo), e pela Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes, que com o histórico título do Flamengo em 2014, voltou a ter um clube brasileiro como campeão depois de 35 anos da conquista do E.C. Sírio de 1979.
“O momento que o basquete brasileiro está passando é mágico. Brasília o atual campeão Sul-Americano, Flamengo da Liga das Américas e da Copa Intercontinental. Agora Bauru e Mogi na final, são quatro times diferentes, isso mostra que hoje o Brasil é referência no basquete e fico muito feliz por isso. Depois que o NBB começou o basquete no Brasil evoluiu muito e espero que continue nessa crescente de conquista. E parabéns aos clubes que estão se organizando como profissionais”, disse o ala/pivô Jefferson William, do Bauru.
Confira a lista dos títulos brasileiros da Liga Sul-Americana:
1999 – Vasco da Gama (RJ)
2000 – Vasco da Gama (RJ)
2005 – Unitri/Uberlândia (MG)
2009 – Flamengo (RJ)
2010 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
2013 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
Confira a lista dos títulos brasileiros da Liga das Américas:
2008/2009 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
2013 – Pinheiros/SKY (SP)
2014 – Flamengo (RJ)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca