HOJE
Grande passo
Por Liga Nacional de Basquete
Joe Smith brilha, Pinheiros bate o Flamengo e larga na frente em briga por vaga no Final Four da Liga das Américas

O norte-americano foi responsável por 31 pontos, essenciais para a vitória do Pinheiros sobre o Flamengo (Marcelo Figueras/FIBA Américas)
Foi emocionante, mas o Pinheiros/SKY mostrou sua força e superou o Flamengo, por 88 a 85, em partida válida pelo grupo D, quadrangular semifinal da Liga das Américas 2013, em Bueno Aires (ARG).
Para conseguir o importante triunfo, o time da capital paulista contou com noite de gala do norte-americano Joe Smith, autor de 31 pontos, quatro assistências e cinco rebotes. Pelo lado dos rubro-negros, o maior pontuador foi Marquinhos, com 25 pontos.
Neste sábado (16/03), o time pinheirense volta às quadras diante dos anfitriões da chave, Lanús, da Argentina, às 22h. Uma vitória deixa a equipe muito próxima do Final Four da competição continental.
“Foi um jogo muito importante para a gente, uma boa vitória para o Pinheiros. Estamos muito felizes. É o meu jogo, quero fazer sempre o melhor para o meu time. As estatísticas não importam tanto quanto uma vitória. Ajudar o time a vencer é muito mais importante”, disse Joe Smith, o nome do jogo.
O time de São Paulo mostrou muita disposição no jogo. Com grande eficiência nos arremessos de três pontos e uma marcação muito forte, o Pinheiros construiu uma excelente vantagem nos dez minutos iniciais. O pivô Rafael Mineiro e o ala Márcio, ambos com nove pontos, foram o destaque da equipe no primeiro quarto, que fechou o período com uma larga vantagem: 25 a 11.
No segundo quarto, a partida ficou um pouco mais equilibrada. Mas os paulistas se mantiveram à frente, com firmeza na marcação e bom aproveitamento nos arremessos. A vantagem era de 10 pontos, 41 a 31, na descida para os vestiários.
Após o intervalo, o Flamengo reagiu. Diminuiu um pouco a diferença, porém, os comandados de Cláudio Mortari souberam administrar a vantagem. Uma bola sensacional de três pontos do ala Smith, no estouro do cronômetro, definiu o placar: 68 a 60.
No quarto e decisivo período, o equilíbrio foi ainda maior, e a partida foi definida apenas nos segundos finais. Com pouco mais de um minuto para o fim da partida, o pivô paraguaio Araujo converteu uma bola espetacular de três, abrindo a vantagem para seis pontos: 86 a 80. O Flamengo encostou, mas Smith converteu os dois arremessos livres, a poucos segundos do fim, e o Pinheiros chegou à vitória, 88 a 85.
“A nossa missão ainda não acabou. Temos mais dois jogos e vamos em busca da classificação. Todo o time está de parabéns, mantivemos a garra durante todo o jogo. O Cláudio nos motivou muito. O Pinheiros mostra sua força e vamos atrás da nossa meta, que é ficar entre os quatro da América”, comentou Rafael Mineiro, que registrou 19 pontos.
Confira as partidas do quadrangular semifinal da Liga das Américas 2013 – grupo D – que terão transmissão ao vivo do Fox Sports:
Grupo D, em Buenos Aires (ARG)
(15/03) – 20h05 – Flamengo (BRA) 85 x 88 Pinheiros (BRA)
(15/03) – 22h10 – Lanús (ARG) 86 x 76 Mavort (EQU)
(16/03) – 20h05 – Mavort (EQU) x Flamengo (BRA)
(16/03) – 22h10 – Pinheiros (BRA) x Lanús (ARG)
(17/03) – 20h05 – Pinheiros (BRA) x Mavort (EQU)
(17/03) – 22h10 – Lanús (ARG) x Flamengo (BRA)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca