#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Grande resultado

Sport SPO 72
x
63 Rio Claro RCB
17
1ºQ
X
23
21
2ºQ
X
10
11
3ºQ
X
15
23
4ºQ
X
15

23 de março de 2014

Em partida equilibrada, jovem time do Sport se comporta melhor nos momentos decisivos, vence então líder Rio Claro e soma 2º triunfo na Liga Ouro

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
72
X
63
72
PTS
63
7
A3C
6
19
A2C
17
13
LLC
11
42
RT
34
16
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Foi uma partida equilibrada e com diversas alternâncias no placar. Mas no final das contas foi o Sport Club do Recife quem levou a melhor. Mesmo diante do experiente Rio Claro Basquete, então líder da Liga Ouro 2014, a jovem equipe pernambucana se apresentou melhor nos minutos finais e venceu o duelo realizado em seus domínios, no Ginásio Marcelino Lopes, no Recife (PE), na manhã deste domingo, pelo placar de 72 a 63.

Com pouco menos de quatro minutos para o término da partida, os pernambucanos estavam um ponto atrás (58 a 57). Foi então que a equipe elevou seu nível de atuação dos dois lados da quadra e, depois de uma expressiva sequência de 15 pontos contra apenas dois dos rivais, garantiu seu segundo triunfo em cinco partidas disputadas na Divisão de Acesso ao NBB (40% de aproveitamento).

Os destaques da vitória rubro-negra ficaram por conta dos alas Luizinho, que saiu do banco de reservas e foi o cestinha da equipe, com 12 pontos, Breno, com 11 pontos, e Wesley, também responsável por 11 pontos, sendo oito deles no último quarto. Quem também apareceu bem foi o armador Carioca, autor de oito pontos, seis deles nos minutos finais do duelo, seis rebotes e quatro assistências.

Pelo lado da equipe do interior paulista, os principais atletas em quadra foram os alas Caio e Luisinho, com 18 e 13 pontos, respectivamente, e o experiente pivô Estevam, que marcou 14 pontos e apanhou 12 rebotes para registrar o único duplo-duplo do jogo.

Com a derrota, Rio Claro perdeu a liderança da Liga Ouro 2014. Agora, a equipe dirigida pelo técnico Marcelo Tamião soma três triunfos em cinco partidas disputadas (60% de aproveitamento) e foi momentaneamente ultrapassada pelo Lins Basquete, que só entrará em quadra nesta segunda-feira e ainda soma três resultados positivos em quatro jogos realizados (75% de aproveitamento).

Sport e Rio Claro voltam a se enfrentar nesta segunda-feira, novamente na capital pernambucana, às 20 horas (de Brasília). No mesmo horário, Lins e Campo Mourão Basquete duelam no interior do Estado de São Paulo.

Luizinho começou a partida como suplente e foi o cestinha do triunfo do Sport (Luiz Pires/LNB)

Luizinho começou a partida como suplente e foi o cestinha do triunfo do Sport (Luiz Pires/LNB)

O time paulista começou a partida apresentando um melhor aproveitamento ofensivo em relação aos rivais e, com isso, dominou completamente as ações nos primeiros minutos de jogo. Com bons rendimentos de Caio e Luisinho, os visitantes chegaram a colocar 12 pontos de frente (19 a 7), mas o Sport reagiu. No embalo de Breno, a equipe pernambucana melhorou seu nível de atuação e conseguiu diminuir a desvantagem ainda no quarto inicial. Após uma sequência de 10 a 4 a favor dos donos da casa nos últimos três minutos, o primeiro período se encerrou com Rio Claro ainda na frente, por seis pontos (23 a 17).

A diferença no placar rapidamente sumiu no início da segunda parcial. Ainda melhor na partida, o Sport voltou a contar com o protagonismo de Breno para rapidamente empatar o placar. O jovem rubro-negro, de apenas 21 anos, anotou cinco pontos seguidos, deixou tudo igual (27 a 27) e obrigou o técnico paulista Marcelo Tamião a parar o jogo. Depois do tempo técnico, o esquadrão de Rio Claro marcou seis pontos consecutivos e voltou a ficar em vantagem (33 a 27). Porém foi o Sport quem foi para os vestiários na liderança. Assim como no primeiro quarto, a equipe voltou a aplicar uma boa sequência nos minutos finais do período e, com destaque para Luizinho, marcou nove pontos contra nenhum dos rivais para fechar a primeira metade do duelo com cinco pontos de frente (38 a 33).

O equilíbrio tomou conta do terceiro quarto. Logo na volta do intervalo, o Rio Claro contou com bons desempenhos da dupla Eric Tatu e Estevam, impôs uma sequência de 10 a 2 e assumiu a ponta do placar (43 a 40). Mas rapidamente o Sport voltou a figurar na ponta do marcador. Luizinho e Mafra apareceram bem e a equipe dirigida pelo técnico Ricardo de Oliveira levou a partida para os dez minutos finais com a vantagem mínima no placar: 49 a 48.

O roteiro da partida seguiu o mesmo nos instantes iniciais do último período. As equipes “trocaram cestas”, com destaque para Wesley, pelo time mandante, e Luisinho, pela equipe visitante, e a partida chegou para seus minutos finais completamente aberta. Mas foi o Sport quem mostrou maturidade para abrir boa vantagem e garantir o triunfo.

Gui apareceu bem e foi fundamental para que a equipe colocasse três pontos de frente (60 a 57), com quatro minutos para o fim do jogo. Sem deixar Rio Claro pontuar, os pernambucanos contaram com quatro lances livres certeiros de Carioca para ampliar a diferença no placar para sete tentos (64 a 57).

Com pouco menos de dois minutos para o término da partida, os donos da casa souberam aproveitar a vantagem construída para assegurar a vitória. Caio até tentou mudar a história ao acertar duas bolas de três pontos praticamente seguidas, mas não teve jeito. Apresentando um ótimo aproveitamento na linha dos lances livres, o Sport confirmar o importante resultado positivo e tirou Rio Claro da liderança da Liga Ouro 2014.