HOJE
Grande hora
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de classificação histórica, Macaé inicia série dentro de casa diante do Bauru, time presente em todas edições dos playoffs
Em êxtase após uma classificação histórica aos playoffs, o Macaé Basquete receberá o Gocil/Bauru Basket nesta quarta-feira (05/04), às 19h00 (de Brasília), para abrirem a série oitavas de final. Enquanto a moral da equipe norte fluminense vem alta, os bauruenses se concentram em esquecer a não ida direta a fase quartas de final através do G-4, para iniciar o confronto de forma positiva, em Jogo 1 que terá transmissão ao vivo do #NBBnaWeb via Facebook.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Em sua quarta temporada no NBB CAIXA, o Macaé está em seu segundo playoffs e busca repetir o feito histórico protagonizado na edição 14/15 da competição. Depois de terminar a fase de classificação na mesma situação da atual, 12º colocado, o time norte fluminense eliminou o quinto colocado Minas Tênis Clube, com vitória por 3 a 1 na série oitavas de final, algo que só havia acontecido na edição anterior, quando o Mogi das Cruzes/Helbor eliminou o EC Pinheiros pelo mesmo placar, e até hoje não se repetiu mais.
Se naquela temporada os macaenses contavam com o norte-americano Jamaal inspirado, nesta este papel cabe a Kendall Anthony. O armador fez uma reta final da fase de classificação espetacular, com nove partidas seguidas com pelo menos 20 pontos, e foi protagonista da grande arrancada realizada por todo o elenco do Macaé rumo aos playoffs.
Se o time norte fluminense tem pouca experiência nos playoffs, o mesmo não pode se dizer do Bauru, que disputou a fase decisiva da competição em todas as edições. Depois de duas temporadas seguidas dentro do G-4, desta vez o time do interior paulista ficou de fora e terá que participar da oitavas de final. Até hoje, em quatro participações que tiveram nesta fase, os bauruenses eliminaram Assis (NBB CAIXA 09/10), Paulistano/Corpore (10/11), LSB/Uniso (11/12) e Solar Cearense (13/14) sem perder um jogo sequer na série.
Depois de vencer sete jogos seguidos, o Bauru teve derrotas cruciais que culminaram com a ausência do time entre os quatro primeiros colocados ao fim da fase de classificação. Como para o Banrisul/Caxias do Sul (76 a 74), e nos confrontos diretos contra Franca Basquete/Magazine Luiza (92 a 85) e UniCEUB/BRBCARD/Brasília (92 a 89), todos fora de casa.
“Temos a expectativa de um grande jogo. Macaé cresceu muito na reta final da fase de classificação e é um time muito bem treinado pelo Léo Costa. Com certeza será uma série equilibrada, mas temos um time experiente que fez uma fase de classificação regular. Nosso objetivo é sempre impor nosso ritmo e ter uma grande consistência neste primeiro jogo para começar com vantagem na série”, declarou Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.
Nos dois confrontos entre os times nesta temporada, os bauruenses levaram a melhor. No primeiro turno, vitória por 84 a 76, no Ginásio Panela de Pressão, com grande atuação de Jefferson, dono 22 pontos. No segundo, 87 a 67 em pleno Juquinha, com 22 pontos e quatro rebotes para Léo Meindl, e 19 tentos e seis assistências para Alex Garcia.
Confira as datas e horários da série entre Bauru e Macaé:
Jogo 1 – 05/04 (quarta), às 19 horas, no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 2 – 08/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo na Band
Jogo 3 – 10/04 (segunda), às 20h15, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ)
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP)
*Se necessário