HOJE
Grandes pretensões
Por Liga Nacional de Basquete
Com chances de entrar no G-4, Brasília enfrenta Uberlândia, nesta terça-feira, em partida remarcada da 24ª rodada do NBB 2013/2014

Brasília precisa vencer o Uberlândia e torcer por derrota do Limeira para entrar no G-4 (Raphael Oliveira/EAZ)
Quinto colocado no NBB, o UniCEUB/BRB/Brasília tem grandes chances de entrar no G-4 nesta terça-feira, mas para chegar a este objetivo, os comandados de Sergio Hernandez terão que superar o forte Unitri/Magazine Luiza, sexto colocado. O duelo acontecerá, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h, em partida originalmente marcada para a 24ª rodada, adiada por conta da participação dos candangos na Liga das Américas 2014.
Além de fazer o seu papel em quadra para ingressar no grupo dos quatro primeiros colocados, o time do Distrito Federal ainda precisa contar com uma derrota do Winner/Kabum/Limeira para o Pinheiros/SKY, confronto que também acontece na noite desta terça, no mesmo horário, em Limeira (SP).
Embalado, com duas vitórias seguidas, sendo uma delas fora de casa, a equipe tricampeã do NBB ocupa a quinta posição na classificação, com 14 triunfos em 22 oportunidades (63,6% de aproveitamento).
O Brasília ainda tem o mando de quadra da partida a seu favor. No histórico de confrontos entre as duas equipes, nunca um visitante saiu com a vitória, portanto, o time que joga em casa é soberano. Esse fato se repetiu no primeiro turno da atual temporada, quando os times se enfrentaram no Ginásio Sabiazinho e o esquadrão mineiro venceu o compromisso, por 95 a 81. Com grande atuação de Valtinho, que beirou um triplo-duplo ao anotar 22 pontos, 10 rebotes e nove assistências.
“Será um jogo complicado. Uberlândia é uma equipe que está brigando pra ficar entre os quatro e é um adversário direto nosso. No primeiro turno eles nos venceram lá e agora precisamos da vitória para nos manter à frente deles. Acho que estamos chegando a uma fase do campeonato em que cada jogo vale muito e isso sem dúvida vai aumentar a pressão a cada partida que passa”, analisou o capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni.

Jogador do Brasília nas duas primeiras edições do NBB, Valtinho, destaque do Uberlândia, beirou o triplo-duplo na sobre sua ex-equipe no primeiro turno( Raphael Oliveira/EAZ)
Colado no Brasília, na sexta colocação, está o Uberlândia, dono da campanha de 13 vitórias em 21 partidas na competição (61,9% de aproveitamento). Após ter sua sequência de três resultados positivos seguidos quebrada pelo Pinheiros, o time dirigido pelo técnico João Batista reencontrou o caminho das vitórias ao bater o Palmeiras/Meltex,
A equipe do Triângulo Mineiro conta com a volta do ala norte-americano Robert Day, que acabou de se recuperar de uma lesão na virilha. Por outro lado, seu compatriota ala Rashad McCants e o pivô Léo Waszkiewicz seguem de fora da equipe, ambos ainda lesionados.
Apesar dos desfalques do Uberlândia, os atletas do Brasília pregam total respeito ao adversário, já que trata-se de um confronto direto e muito importante na briga para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados da temporada 2013/2014 do NBB.
“Com certeza será mais um jogo difícil. O Uberlândia é um time forte, que está lutando pelas primeiras colocações da classificação como a gente. Temos que entrar com o intuito de defender firmemente e jogar no contra-ataque, como estamos acostumados a fazer”, finalizou o ala candango Arthur.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca