HOJE
Gravado na história
Por Liga Nacional de Basquete
Título da primeira edição da LDO coloca o nome do técnico Paulo Chupeta, mais uma vez, na história do basquete brasileiro
Já são 14 anos de serviços prestados ao Flamengo e muita história para contar. O técnico Paulo Teixeira de Sampaio, ou simplesmente Paulo “Chupeta”, escreveu no dia 29 de dezembro de 2011, com o título da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), mais um capítulo de sua gloriosa trajetória no basquete rubro-negro.
O trabalho no clube carioca começou em 1997, nas categorias de base, e Chupeta chegou ao posto de treinador do time adulto em 2005. E foi sobre seu comando que o Flamengo conquistou os títulos mais importantes de sua história centenária.
Em 2008, treinado por Chupeta, o clube conquistou o primeiro título nacional no basquete ao bater o Brasília. No ano seguinte, veio a primeira edição do NBB, também vencida pelos cariocas sob o comando do treinador. Também em 2009, o rubro-negro conquistou o título Sul-Americano, o primeiro da história da equipe.
Chupeta deixou o time adulto no final de 2010, assumindo, então, a função de coordenador das categorias de base, com missão de encontrar e lapidar talentos. Com a criação da LDO em 2011, Chupeta assumiu, também, o comando da equipe Sub-21. Com a conquista do título, colocou seu nome, mais uma vez, na história do basquete brasileiro.
Devoto de São Jorge, o treinador emocionou-se ao deixar seu agradecimento, logo após levantar o troféu de campeão da LDO.
“Tudo isso é um grande motivo de orgulho para mim. Sou um cara abençoado e só tenho a agradecer a Deus e a São Jorge”, disse o técnico. “Defendo as cores do Flamengo com muita determinação e amor. Antes o clube nunca havia ganhado um campeonato brasileiro e essa conquista veio comigo. Depois veio o primeiro NBB, o Sul-Americano e, agora, também a LDO”, completou.
Tido como uma espécie de “paizão” pelo jovem elenco rubro-negro, Chupeta não confirmou se continua no comando do Sub-21 em 2012, mas demonstrou desejo em seguir exercendo a função e lutar pelo bicampeonato da LDO.
“Vai depender do que a vice-presidente [Cristina Callou] decidir. Eu estou muito feliz e minha vontade é continuar. Mas primeiro quero curtir as minhas férias (risos)”, comentou o treinador.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
