HOJE
Gravado na história
Por Liga Nacional de Basquete
Título da primeira edição da LDO coloca o nome do técnico Paulo Chupeta, mais uma vez, na história do basquete brasileiro
Já são 14 anos de serviços prestados ao Flamengo e muita história para contar. O técnico Paulo Teixeira de Sampaio, ou simplesmente Paulo “Chupeta”, escreveu no dia 29 de dezembro de 2011, com o título da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO), mais um capítulo de sua gloriosa trajetória no basquete rubro-negro.
O trabalho no clube carioca começou em 1997, nas categorias de base, e Chupeta chegou ao posto de treinador do time adulto em 2005. E foi sobre seu comando que o Flamengo conquistou os títulos mais importantes de sua história centenária.
Em 2008, treinado por Chupeta, o clube conquistou o primeiro título nacional no basquete ao bater o Brasília. No ano seguinte, veio a primeira edição do NBB, também vencida pelos cariocas sob o comando do treinador. Também em 2009, o rubro-negro conquistou o título Sul-Americano, o primeiro da história da equipe.
Chupeta deixou o time adulto no final de 2010, assumindo, então, a função de coordenador das categorias de base, com missão de encontrar e lapidar talentos. Com a criação da LDO em 2011, Chupeta assumiu, também, o comando da equipe Sub-21. Com a conquista do título, colocou seu nome, mais uma vez, na história do basquete brasileiro.
Devoto de São Jorge, o treinador emocionou-se ao deixar seu agradecimento, logo após levantar o troféu de campeão da LDO.
“Tudo isso é um grande motivo de orgulho para mim. Sou um cara abençoado e só tenho a agradecer a Deus e a São Jorge”, disse o técnico. “Defendo as cores do Flamengo com muita determinação e amor. Antes o clube nunca havia ganhado um campeonato brasileiro e essa conquista veio comigo. Depois veio o primeiro NBB, o Sul-Americano e, agora, também a LDO”, completou.
Tido como uma espécie de “paizão” pelo jovem elenco rubro-negro, Chupeta não confirmou se continua no comando do Sub-21 em 2012, mas demonstrou desejo em seguir exercendo a função e lutar pelo bicampeonato da LDO.
“Vai depender do que a vice-presidente [Cristina Callou] decidir. Eu estou muito feliz e minha vontade é continuar. Mas primeiro quero curtir as minhas férias (risos)”, comentou o treinador.