HOJE
Gringo no garrafão
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília anuncia contratação do experiente pivô norte-americano Marcus Goree, que estava no basquete francês

Goree chega ao Brasília após passar mais de 13 temporadas no basquete europeu (Divulgação)
Não será apenas no banco de reservas e na armação que o Uniceub/BRB/Brasília terá sotaque estrangeiro para a próxima temporada. Depois de confirmar as contratações do técnico argentino Sergio Hernandez e do armador uruguaio Martín Osimani, a equipe da capital federal anunciou, na tarde desta terça-feira, a chegada do pivô norte-americano Marcus Goore para reforçar o garrafão da equipe na disputa do NBB 2013/2014 e também da Liga Sul-Americana 2013.
Com 35 anos de idade, Goore acumula um currículo de respeito. Depois de se formar pela Universidade de West Virginia em seu país natal, o jogador embarcou para a Europa para se tornar um jogador profissional. No Velho Continente, o pivô teve passagens por renomadas equipes: Maccabi Tel-Aviv (Israel), Gran Canaria (Espanha), Benetton Treviso (Itália) e CSKA Moscou (Rússia). Seu último clube foi o Cholet Basket, que disputa a elite do basquete da França, e na última temporada somou médias de 13,8 pontos e 4,7 rebotes por jogo.
Confira todas as movimentações do mercado de transferências do basquete brasileiro
Em sua “jornada europeia”, o norte-americano, de 2,03m de altura, conquistou alguns títulos de expressão. Com a camisa do Benetton Treviso, o pivô se sagrou campeão da Liga Italiana (2005/2006), da Copa da Itália (2005) e da Supercopa da Itália (2005), sendo neste último eleito o MVP (jogador mais valioso). E foi justamente em terras italianas que Goore conheceu um dos principais jogadores do atual elenco do Brasília.

Goree em ação pelo Cholet Basket; norte-americano chega para ser a referência do garrafão do Brasília (Divulgação)
Com passagem por diversas equipes do país, entre os anos de 2002 e 2005 e também entre 2006 e 2009, Guilherme Giovannoni foi companheiro de time do novo reforço candango no esquadrão de Treviso. Ao saber do interesse da equipe do Centro-Oeste brasileiro em Goree, o ala/pivô tratou de dar boas recomendações do norte-americano à diretoria do Brasília.
“Conheço bem ele. Quando surgiu a possibilidade de ele vir para cá, me perguntaram e eu falei da qualidade. Não tenho muito a ver com essa parte de contratações, mas fizeram uma consulta para saber quem era o cara. Tenho certeza de que foi uma excelente contratação da diretoria, já que se trata de um jogador bem experiente. Ele tem muita qualidade próximo à cesta, além de ter um bom arremesso de média distância. Seu estilo é bem parecido com o do nosso elenco e acho que ele vai se encaixar bem na equipe”, disse Giovannoni.
Agora, com a contratação do pivô, o Brasília fechou seu plantel para os compromissos da temporada 2013/2014. Junto de Goree estão confirmados no elenco candango, os armadores Nezinho e Osimani, os alas Arthur, Alex, Isaac e Rossi, o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o também pivôs Ronald e Alírio. Além disso, os jovens Bruno, Maxwell e Giovani, que disputam a LDB 2013 pela equipe candanga, também farão parte do elenco comandado pelo argentino Hernandez.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca