#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Gringo no garrafão

06-08-2013 | 06:25
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília anuncia contratação do experiente pivô norte-americano Marcus Goree, que estava no basquete francês

Goree chega ao Brasília após passar mais de 13 temporadas no basquete europeu (Divulgação)

Não será apenas no banco de reservas e na armação que o Uniceub/BRB/Brasília terá sotaque estrangeiro para a próxima temporada. Depois de confirmar as contratações do técnico argentino Sergio Hernandez e do armador uruguaio Martín Osimani, a equipe da capital federal anunciou, na tarde desta terça-feira, a chegada do pivô norte-americano Marcus Goore para reforçar o garrafão da equipe na disputa do NBB 2013/2014 e também da Liga Sul-Americana 2013.

Com 35 anos de idade, Goore acumula um currículo de respeito. Depois de se formar pela Universidade de West Virginia em seu país natal, o jogador embarcou para a Europa para se tornar um jogador profissional. No Velho Continente, o pivô teve passagens por renomadas equipes: Maccabi Tel-Aviv (Israel), Gran Canaria (Espanha), Benetton Treviso (Itália) e CSKA Moscou (Rússia). Seu último clube foi o Cholet Basket, que disputa a elite do basquete da França, e na última temporada somou médias de 13,8 pontos e 4,7 rebotes por jogo.

Confira todas as movimentações do mercado de transferências do basquete brasileiro

Em sua “jornada europeia”, o norte-americano, de 2,03m de altura, conquistou alguns títulos de expressão. Com a camisa do Benetton Treviso, o pivô se sagrou campeão da Liga Italiana (2005/2006), da Copa da Itália (2005) e da Supercopa da Itália (2005), sendo neste último eleito o MVP (jogador mais valioso). E foi justamente em terras italianas que Goore conheceu um dos principais jogadores do atual elenco do Brasília.

Goree em ação pelo Cholet Basket; norte-americano chega para ser a referência do garrafão do Brasília (Divulgação)

Com passagem por diversas equipes do país, entre os anos de 2002 e 2005 e também entre 2006 e 2009, Guilherme Giovannoni foi companheiro de time do novo reforço candango no esquadrão de Treviso. Ao saber do interesse da equipe do Centro-Oeste brasileiro em Goree, o ala/pivô tratou de dar boas recomendações do norte-americano à diretoria do Brasília.

“Conheço bem ele. Quando surgiu a possibilidade de ele vir para cá, me perguntaram e eu falei da qualidade. Não tenho muito a ver com essa parte de contratações, mas fizeram uma consulta para saber quem era o cara. Tenho certeza de que foi uma excelente contratação da diretoria, já que se trata de um jogador bem experiente. Ele tem muita qualidade próximo à cesta, além de ter um bom arremesso de média distância. Seu estilo é bem parecido com o do nosso elenco e acho que ele vai se encaixar bem na equipe”, disse Giovannoni.

Agora, com a contratação do pivô, o Brasília fechou seu plantel para os compromissos da temporada 2013/2014. Junto de Goree estão confirmados no elenco candango, os armadores Nezinho e Osimani, os alas Arthur, Alex, Isaac e Rossi, o ala/pivô Guilherme Giovannoni e o também pivôs Ronald e Alírio. Além disso, os jovens Bruno, Maxwell e Giovani, que disputam a LDB 2013 pela equipe candanga, também farão parte do elenco comandado pelo argentino Hernandez.