
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

EM BUSCA DO TRI
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo conhece adversários e grupo de disputa da Copa Intercontinental da FIBA, que será realizada entre os dias 18 e 21 de setembro; rubro-negro carioca quer o mundo pela terceira vez
Nesta quinta-feira (17), a FIBA divulgou os participantes e os grupos da International Cup 2025, o Intercontinental ou Mundial de clubes do basquete. Todos os continentes do mundo terão representantes, sendo o Flamengo quem representará o Brasil pela conquista da Basketball Champions League das Américas (BCLA) 2024/2025. A competição internacional será disputada em Singapura pelo terceiro ano seguido, entre os dias 18 e 21 de setembro.
As seis equipes participantes foram divididas em dois grupos e jogarão duas partidas na fase de classificação. Os líderes de cada grupo vão para a final do Intercontinental, enquanto os segundos colocados disputam o terceiro lugar e os terceiros colocados brigarão pela quinta colocação da competição organizada pela FIBA.
Grupos – International Cup 2025
Grupo A
AlAhli SC – Líbia
Unicaja – Espanha (atual campeão)
Utsunomiya Brex – Japão
Grupo B
Flamengo – Brasil
Illawarra Hawks – Austrália
NBA G League United – Estados Unidos – uma ”seleção” de jogadores da NBA G-League, liga secundária oficial da NBA
O Flamengo vai em busca do tricampeonato do Intercontinental – o rubro-negro levantou o troféu da competição mundial em 2014, superando na final o Maccabi Tel Aviv, de Israel e em 2022, superando o San Pablo Burgos, da Espanha – dois títulos memoráveis para o basquete brasileiro.

Na HSBC Arena, Flamengo levou a melhor sobre o Maccabi e garantiu o histórico título da Copa Intercontinental de Clubes 2014 (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
Além do Flamengo, o Sesi Franca é o último e único brasileiro que se sagrou campeão da FIBA Intercontinental Cup, que voltou a ser disputada em 2013, após pausa entre 1997 e 2012. Os francanos derrotaram o Telekonn Baskets Bonn, da Alemanha, em Singapura, com um game-winner inesquecível de Lucas Dias em 2023. O basquete brasileiro também conta com grandes campanhas na competição mundial, com os vice-campeonatos do Pinheiros (2013, vs. Olympiacos-GRE), Bauru (2015, vs. Real Madrid-ESP), Flamengo (2019, vs. AEK Atenas-GRE) e São Pualo (2022, vs. Tenerife-ESP). Não podemos esquecer do lendário time do Sírio, que levantou o troféu da competição em 1979, época em que o campeonato obtinha outra nomenclatura e formato.
+ Confira a tabela de jogos da FIBA Intercontinental Cup 2025
O Flamengo estreia na Copa Intercontinental da FIBA no dia 18 de setembro, às 6h no horário de Brasília, em duelo contra o NBA G-League United, no Singapore Indoor Stadium.