HOJE
Retorno à Super 8
Por Juvenal Dias
Guerrinha comemora retorno do São Paulo à Copa Super 8, após ficar de fora na última edição, e entende equilíbrio de chances independentemente do mando de quadra
O São Paulo fechou o primeiro turno do NBB CAIXA na oitava colocação com 10 vitórias e sete derrotas, mesma campanha de outras cinco equipes, mas, pelos critérios de desempate, terá pela frente o KTO Minas, líder na primeira metade da temporada, no primeiro confronto eliminatório da Copa Super 8. A partida será no dia 25 de janeiro, na Arena UniBH. O Tricolor retorna ao torneio após não ter se classificado na edição de 2024. De seis edições anteriores, o clube não se classificou na primeira, quando ainda competia na Liga Ouro, e na última, sustentado quatro temporadas seguidas na competição.
Um dos fatores que o técnico Guerrinha aponta para que o São Paulo não estivesse entre os oito melhores na temporada passada foi a divisão de atenção e viagens extensas na Basketball Champions League Américas. “Ficamos muito felizes de ver de volta o São Paulo na Super 8. A equipe teve uma competição internacional paralela no ano passado e isso atrapalha um pouco o foco, são mais viagens. Esse ano nós não tivemos essas viagens internacionais. O campeonato desse ano está muito mais equilibrado que do ano passado, mais difícil e ficamos satisfeitos em ver o São Paulo competitivo e brigando, ganhando fora de casa. Também perdemos alguns jogos que não era para perder, mas todo mundo está passando por esses momentos, vamos crescer com tudo isso, que é o importante. É todo o trabalho da equipe, no Paulista, primeiro turno do NBB CAIXA, se tiver na competição internacional, ótimo. Super 8, bom também, porque é uma projeção boa da temporada e, principalmente, tudo isso preparando para os playoffs lá na frente.”
Guerrinha concorda que o NBB CAIXA de 2024/25 está mais acirrado e, por isso, mesmo as equipes que ficarem fora da Copa Super 8, terão mostrado qualidade até pensando para os momentos de desfecho da temporada. “O campeonato tem mostrado desde o início um equilíbrio muito grande. No início, alguns resultados deixaram todo mundo surpreso. Quem ficar de fora do Super 8 também está bem estruturado, são equipes que estão muito competitivas e deu uma nivelada muito boa. Isso é bom para competição, fica emocionante, todo mundo com chance de disputar, vamos ter um segundo turno na sequência do campeonato e depois os playoffs. Imagina o tanto de emoções e tanta disputa que nós teremos. Eu fico muito feliz, como líder da comissão técnica, poder em pouco tempo ter retornado à Super 8 e em um campeonato tão duro, com o São Paulo sempre competitivo.”
O São Paulo brigou com o KTO Minas no confronto direto na última rodada para ter mando de quadra nas quartas de final da Super 8, mas foi superado, ficando em oitava devido ao equilíbrio do NBB CAIXA, e agora terá de enfrentar os mineiros. Mas jogar fora de casa não muda muita coisa para Guerrinha. “Mais do que o mando de quadra, mais do que você ficar em quinto, oitavo, terceiro, é você ter chances reais de ir para frente. Tenho certeza que quem estiver em primeiro e segundo, não só em relação ao São Paulo, mas todos que estiverem de primeiro ao quarto nesse momento para jogar contra quinto ao oitavo, em um jogo só ainda, mesmo que seja em casa será muito perigoso. Há reais chances de qualquer equipe seguir adiante e se for traduzir o que está sendo campeonato até agora, teremos muitas surpresas.”
Na temporada passada, a Unifacisa se classificou em sexto, não teve mando de quadra e chegou à final, o que corrobora com o argumento de Guerrinha. Agora, com o chaveamento posto e os confrontos definidos, é focar no começo do segundo turno do NBB CAIXA. Afinal, até o começo da Copa Super 8, em 25 de janeiro, o São Paulo e outros times já estarão pensando em melhorar seu desempenho em busca de uma qualificação alta para os playoffs.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.