HOJE
Valeu, Guerrinha!
Por Gustavo Marinheiro
Após três passagens e mais de 15 anos no comando do Bauru Basket, Guerrinha deixa o cargo de treinador da equipe e assume a coordenação de projetos e desenvolvimento técnico; Paulo Jaú comandará a equipe no NBB CAIXA 2023/24
Na última segunda-feira (23/10), o Bauru Basket convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a saída de Jorge Guerra, o Guerrinha, do cargo de treinador principal da equipe, para assumir a coordenação de projetos e desenvolvimento técnico. O auxiliar Paulo Jaú, que fazia parte da comissão do ex-treinador, assume a prancheta do time bauruense para o restante da temporada e já fica a frente da equipe durante o duelo de estreia do Dragão no NBB CAIXA 2023/24.

Paulo Jaú, novo técnico do Bauru Basket, e Guerrinha, coordenador de projetos da equipe (Andrews Cleyton/Bauru Basket)
Guerrinha lidera o ranking de técnicos com mais jogos na história do NBB CAIXA, com 497 partidas em 14 temporadas disputadas, sendo um dos únicos comandantes a atingir essa marca. No Dragão, Jorge Guerra viveu três ricas histórias: na primeira, de 1998 a 2003, resultou em dois importantes títulos, o do Campeonato Paulista (1999) e do Campeonato Nacional (2002). Já na segunda passagem, de 2007 a 2015, Guerrinha garantiu mais conquistas: Campeonato Paulista em duas ocasiões (2013 e 2014), Liga Sul-americana (2014), Liga das Américas (2015) e Jogos Abertos do Interior (2014). Na sua terceira e última passagem, entre 2021 e 2023, conquistou o título da Liga Sul-Americana (2022).
“Bauru é uma cidade que me proporcionou muitas coisas por meio do basquete. E o time tem uma grande representatividade para o esporte brasileiro e sul-americano. Por isso, me sinto orgulhoso dessa relação de comprometimento, de fidelidade. É uma felicidade poder escrever mais um capítulo dessa história, agora em uma nova função”, comentou Guerrinha.
Paulo Jaú, que assume o comando da comissão técnica, já possui uma larga experiência na Liga. Durante os anos de 2009 a 2013, foi auxiliar de Regis Marrelli no São José, onde conquistou o vice-campeonato do NBB CAIXA, além de comandar a Águia do Vale na campanha da Liga Ouro de 2018, quando a equipe conquistou o acesso. Paulo chegou ao Dragão no inicio da temporada e fez parte da comissão durante a disputa do Paulista de Basquete. O novo comandante assume a prancheta da equipe já no primeiro duelo do Bauru no NBB CAIXA 2023/24, contra o São Paulo, nesta terça-feira (24/10), às 20h.
“Sou grato por todas as oportunidades que tive ao longo da minha vida. Mas, a chance de assumir o Bauru Basket é, certamente, o grande desafio da minha carreira”, revelou Jaú. “Agradeço desde já pelo apoio de todos os envolvidos no projeto, principalmente o do próprio Guerrinha. Podem ter a certeza de que não faltará paixão, estudo e muita dedicação em nosso dia a dia de trabalho”, finalizou o novo treinador.
O primeiro duelo do Bauru Basket acontece nesta terça-feira (24/10), contra o São Paulo. A bola sobe ás 20h no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão da ESPN e do Starplus.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais http://Sportsbet.io , Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca