HOJE
Professor com história
Por Juvenal Dias
Ao comandar o São Paulo na partida contra o Botafogo no MorumBis, o treinador Guerrinha completou 500 partidas no NBB CAIXA; é o terceiro técnico na história da competição
Um dos treinadores mais longevos e vitoriosos na história do basquete nacional, Jorge Guerra também conhecido como Guerrinha, teve mais um motivo para celebrar sua carreira. Ao entrar em quadra neste domingo pela manhã (15/12) no ginásio do MorumBis e comandar o São Paulo contra o Botafogo, o técnico se tornou o terceiro na história do NBB CAIXA a chegar a 500 jogos na beira da quadra. Está atrás apenas de Gustavinho de Conti e Demétrius Ferracciú.
Dono de grande história no basquete brasileiro, Jorge Guerra deu seus primeiros passos no basquete na equipe de sua cidade natal, Franca (SP), com apenas dez anos. Pelo clube da “Capital do Basquete”, Guerrinha colecionou conquistas, dentre elas o tetracampeonato nacional, o título sul-americano e mais cinco estaduais. Como armador, defendeu a seleção brasileira por dez anos, participou de duas Olimpíadas (1988 e 1992) e dois Mundiais (1986 e 1990) e teve como glória máxima o histórico título dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, quando foi titular do time que conquistou o ouro diante dos Estados Unidos.
Já como treinador, Guerrinha viveu um dos grandes momentos de sua carreira à frente da antiga equipe do Bauru, campeã brasileira em 2002. Anos mais tarde, após passar por Campos (RJ) e Rio Claro (SP), o treinador voltou à “Cidade Sem Limites” para ser pilar do novo projeto da cidade. Sob seu comando, a agremiação bauruense foi bicampeã paulista (2013 e 2014) e campeã da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas. Internacionalmente, Guerrinha comandou o Bauru Basket na disputa da Copa Intercontinental 2015, diante do Real Madrid, e no tour pelos EUA enfrentando os times da NBA, New York Knicks e Washington Wizards.
Nas sete primeiras temporadas do NBB CAIXA, esteve à frente do Dragão por 249 partidas. Ficou um ano afastado das quadras, até que Guerrinha foi para o Mogi Basquete na temporada 2016/17 e, em cinco temporadas de trabalho, conduziu o time aos títulos do Campeonato Paulista 2016 e da Liga Sul-Americana 2017, diante do Bahía Blanca (ARG), e foi vice-campeão da Liga das Américas e do NBB CAIXA em 2018. No Mogi, o treinador esteve à frente de 159 partidas no principal campeonato de basquete do país e conquistou o troféu Ary Vidal de melhor técnico na temporada 2019/20, que não teve a conclusão por causa da pandemia de Covid-19.
Em 2021, Guerrinha foi contratado novamente pelo Bauru Basket, tendo sua terceira passagem pelo time bauruense. Ele foi campeão da Liga Sul-americana em 2022, mas deixou o cargo no começo da temporada 2023/24 no NBB CAIXA, assumindo como supervisor do clube. Nessas duas temporadas, somou mais 77 jogos com a camisa do Dragão, o que dá um total de 326. Guerrinha ficou fora da oitava e 16ª edição do NBB CAIXA e por isso, não é líder absoluto do ranking de técnicos.
Ao final da temporada, ele decidiu retomar o trabalho na beira da quadra e aceitou o convite do São Paulo para assumir o lugar de Bruno Mortari para a temporada 2024/25. Até a contagem centenária, esteve no banco Tricolor pelas 14 partidas do primeiro turno e, no seu 15º jogo, completou 500 jogos no NBB CAIXA.
“É uma mistura de vários sentimentos. Sentimento de gratidão para a família, de permitir que ficasse nessa vida do esporte. É uma doação de tempo, não tem Natal, não tem Ano Novo, não tem aniversário, mas tem o seu compromisso com a equipe e com a instituição. Gratidão as equipes que eu passei, aos patrocinadores e as instituições. Hoje eu estou no São Paulo, que é uma instituição mundial. Então, isso me deixa muito feliz, com 27 anos de carreira comemorando 500 jogos pelo NBB CAIXA. Tenho outros 264 pelo antigo Brasileiro, ou seja, tenho 764 jogos nesse nível super competitivo e de excelência. Só tenho que ficar muito grato, muito feliz e muito orgulhoso de estar construindo uma carreira como treinador. Só gratidão,” celebrou Guerrinha.
Ver essa foto no Instagram
Ao repórter Gabriel Rocha, na transmissão do YouTube do NBB CAIXA, Guerrinha lembrou das primeiras reuniões na Liga Nacional de Basquete. “Feliz por estar conquistando números, mas se não fosse os lugares por onde passei que tivesse me oferecido isso, muita batalha no esporte, nós temos que estar com jogadores ao nosso lado para chegar a esses números. Só tenho que agradecer a todos, à Liga, que fiz parte das primeiras reuniões, em Bauru eu era diretor e técnico, então ajudei na construção da Liga e do NBB CAIXA. Fico muito feliz de ainda estar prestando serviço em uma instituição como o São Paulo, que sempre está querendo melhorar.”
Top-5 Treinadores com mais partidas no NBB CAIXA
- Gustavo de Conti (554);
- Demétrius Ferracciú (519);
- Guerrinha (500);
- Régis Marrelli (486); e
- Alberto Bial (388).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.