HOJE
Sábado de reencontro
Por Liga Nacional de Basquete
Ex-companheiros, Guerrinha e Paulo Jaú se enfrentam no jogo entre São Paulo e Bauru Basket no MorumBis, pela temporada 2024/25 do NBB CAIXA
No basquete, o caminho natural para um treinador é começar como auxiliar antes de assumir o posto principal em uma equipe. Neste cenário, muitas vezes, nos deparamos com o encontro em lados opostos de profissionais que trabalharam juntos em alguma comissão técnica. É o que acontecerá neste sábado (26/10), às 17h, quando São Paulo e Bauru Basket se enfrentam no MorumBis, pelo NBB CAIXA 2024/25, e teremos o embate entre Jorge Guerra, o Guerrinha, e Paulo Jaú. O jogo terá transmissão da TV Cultura, YouTube do NBB e BasquetPass.
Na temporada passada, Guerrinha começou como treinador do Bauru Basket no Campeonato Paulista, mas se tornou coordenador de projetos e desenvolvimento e abriu espaço para Paulo Jaú. Ele colocou o time bauruense entre os quatro melhores do NBB CAIXA 2023/24 e foi o vencedor do prêmio Ary Vidal de melhor técnico da competição.
Surgiu então o convite do São Paulo para que Guerrinha voltasse à beira da quadra para substituir Bruno Mortari. Agora, os dois vão se reencontrar em lados opostos. “Já nos encontramos nos playoffs e na fase de classificação do Paulista. É um profissional muito bem preparado, uma pessoa de um caráter impar e uma pessoa trabalhadora. Eu levei ele para Bauru para trabalhar como meu assistente e, no momento que eu quis sair para fazer outro tipo de trabalho, ele foi a primeira pessoa que eu indiquei e dei todo o suporte para ele assumir, porque sabia que ele tinha condições de continuar o trabalho e ajustar para o jeito dele. É um excelente profissional, excelente pessoa e muito trabalhador”, elogiou Guerrinha, que tem 488 jogos na história do NBB CAIXA e conquistou diversos títulos em sua passagem em Bauru Basket, sendo três Campeonatos Paulistas (1999, 2013 e 2014), um Campeonato Brasileiro (2002), duas Ligas Sul-Americanas (2014 e 2022) e uma Liga das Américas (2015).
“É sempre bom vivenciar esses confrontos grandes, entre ótimas equipes, como é o caso de São Paulo x Bauru Basket. Eles são os líderes da competição, ainda invictos. Então é o tipo de partida que os grandes jogadores se destacam. E é claro que para nós, como técnicos, também é muito bom ter esse enfrentamento com grandes treinadores do outro lado da quadra, como é o caso do Guerrinha. Ele é uma referência na Liga, com uma história vencedora. Por onde passou, ganhou títulos. Trabalhei pouco tempo com ele, mas o suficiente para saber que ele valoriza muito a individualidade de cada jogador. O Guerra oferece liberdade e autonomia ao seu time, potencializa as características de cada um, sem abrir mão de alguns conceitos que são importantes para ele”, afirmou Paulo Jaú, que tem 112 jogos como treinador na história do NBB CAIXA.
O São Paulo entra em quadra para o embate com o Bauru Basket como o único time ainda invicto no NBB CAIXA 2024/25. São vitórias sobre Pato Basquete, Corinthians e Sesi Franca. Guerrinha não se ilude com o bom começo. “O NBB CAIXA começou em julho, na apresentação do elenco. O Campeonato Paulista foi uma excelente preparação para equipe, nas vitórias, nas derrotas, sequência de jogos, jogos duros e equilibrados, parte física, nossa convivência no dia a dia para formatar um tipo de trabalho. Agora começamos bem forte o NBB CAIXA, bem preparado, mas sabemos das dificuldades. É um campeonato longo na fase de classificação, os playoffs só em abril do ano que vem, então nós temos de estar super preparados mentalmente, fisicamente e taticamente, para as situações de momentos bons e momentos ruins no campeonato. Isso que vai formatar a equipe para os playoffs que decidirão a competição.”
A equipe bauruense soma um triunfo e uma derrota e faz o primeiro jogo como visitante na atual temporada. “Acredito que começamos bem esta temporada. Perdemos para o KTO Minas na última bola da prorrogação, mas com uma postura boa, aguerrida, tirando uma grande desvantagem. É o tipo de situação que molda o caráter da equipe e nos prepara para outros jogos difíceis, como este contra o São Paulo”, afirmou Paulo Jaú.
O treinador do Bauru Basket sabe o que é necessário fazer para tentar superar o São Paulo no MorumBis. “O São Paulo manteve sua base de jogadores experientes de uma temporada para outra, agora sob o comando e o padrão de jogo do Guerrinha. É um time de muita qualidade, principalmente quando o Ricardo Fischer consegue explorar o jogo do Vitor Faverani no garrafão. O Faverani vem muito bem, já jogou na NBA. Precisamos tirar esse volume de jogo dele”, analisou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.