HOJE
Nova função
Por Liga Nacional de Basquete
Com passagem vitoriosa como treinador, Guerrinha volta ao Desk Manager Mogi Basquete agora para ser coordenador e auxiliar o técnico Fernando Penna na temporada 2025/26
O Desk Manager Mogi Basquete anunciou neste sábado (21/06) a contratação de Jorge Guerra, o Guerrinha, para a temporada 2025/26. Respeitado por uma história marcada por títulos e sua paixão pelo basquete, o ícone retorna à equipe mogiana como coordenador técnico, após quatro anos fora da cidade.
Como treinador, Guerrinha acumulou feitos expressivos. Um dos pontos altos foi a conquista do título nacional de 2002, com o Bauru Basket. Após passagens por Campos (RJ) e Rio Claro (SP), retornou ao time bauruense para liderar um novo projeto no basquete local. Com Guerrinha no comando, o time conquistou o bicampeonato paulista (2013 e 2014), além dos títulos da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas. No cenário internacional, dirigiu o Bauru Basket na final da Copa Intercontinental de 2015, contra o Real Madrid, e também em uma turnê nos Estados Unidos, enfrentando New York Knicks e Washington Wizards, da NBA.

Guerrinha teve uma passagem vitoriosa pelo Mogi entre 2016 e 2021. Foto: Antonio Penedo/Mogi
Após um ano longe das quadras, Guerrinha finalmente chegou ao Mogi Basquete para a temporada 2016/17. Em cinco anos à frente do Mogi, levou o time aos títulos do Campeonato Paulista e Sul-Americano de 2016. Em 2018, esteve próximo de novas conquistas, ficando com o vice-campeonato tanto da Liga das Américas quanto do NBB CAIXA.
Ainda em Mogi das Cruzes, conquistou o troféu Ary Vidal de melhor técnico na temporada 2019/20, que não teve a conclusão por causa da pandemia de covid-19.
Em 2021, Guerrinha iniciou sua terceira passagem pelo Bauru Basket, retornando ao comando da equipe. No ano seguinte, conquistou o título da Liga Sul-Americana de 2022. No entanto, deixou o cargo de treinador no início da temporada 2023/24 do NBB CAIXA, passando a atuar como supervisor do clube.
Por ter ficado ausente da oitava e da 16ª edição do brasileiro, Guerrinha não lidera o ranking de técnicos com mais jogos na competição, mas, no último ano, se tornou o terceiro técnico na história do NBB CAIXA a chegar a 500 jogos na beira da quadra. Está atrás apenas de Gustavinho de Conti e Demétrius Ferracciú.

O último trabalho de Guerrinha foi como treinador do São Paulo. Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Guerrinha optou por retornar à função de treinador e aceitou o convite do São Paulo para comandar a equipe na temporada 2024/25, onde esteve até abril deste ano, deixando o clube do MorumBis pouco antes do fim da temporada regular.
Agora, como coordenador, ele irá auxiliar o técnico Fernando Penna e a comissão técnica nesta temporada, visando ainda mais ferramentas para reforçar o grupo mogiano em uma melhor preparação.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca