#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lições do passado

13-06-2024 | 09:25
Por Marcius Azevedo

Gui Deodato usa experiência com viradas que conseguiu com Bauru Basket, quando foi campeão do NBB CAIXA em 2016/17, para impulsionar o Flamengo contra o Sesi Franca

Se perder o título da temporada 2016/2017 com o Paulistano foi o divisor de águas para Jhonatan Luz, do Sesi Franca, aquela conquista com o Bauru Basket serve de motivação para Gui Deodato, do Flamengo, neste momento. Destaque ofensivo da equipe nas Finais do NBB CAIXA 2023/24, o ala de 33 anos aprendeu que uma série melhor de cinco só se encerra, de fato, quando uma das equipes ganha três jogos.

Gui Deodato aprendeu lições no passado que servem de motivação para ajudar o Flamengo contra o Sesi Franca. Foto: Célio Messias/LNB

“Aquela temporada me trouxe muitas lições. A maior delas é que saímos perdendo por 2 a 0 na semifinal e na final nesses campeonatos. Aprendi muito sobre resiliência. Só é campeão quem faz três vitórias”, relembrou Gui Deodato, citando os confrontos com Pinheiros e Paulistano. Nas duas oportunidades, o Bauru Basket saiu vencedor por 3 a 2. “Aprendi também separar muito bem um jogo do outro em um playoff. Tudo muda muito rápido. O mental é muito importante neste momento. Com certeza estou usando essa minha experiência para me manter mais tranquilo e fazer diferença no jogo 4.”

Além do comportamento defensivo, uma das características marcantes em sua carreira, Gui Deodato também assumiu um papel de protagonista no ataque. O ala ostenta médias de 15,3 pontos nos três primeiros jogos contra o Sesi Franca, desempenho superior ao que ele teve ao longo da temporada regular (12,6).

“Aconteceu de uma maneira natural, estou me sentindo confortável. Tenho feito um campeonato muito bom. No Flamengo, qualquer jogador pode entrar e ser essa referência ofensiva, pontuar bastante. Espero conseguir fazer isso novamente, jogar muito bem ofensivamente e defensivamente para ajudar o Flamengo a vencer o jogo”, afirmou Gui Deodato.

O jogo 4 acontece nesta quinta-feira (13/06), às 18h, no Maracanãzinho, com transmissão da  TV Cultura, ESPN, sportv, YouTube do NBB CAIXA, NBB BasquetPass, Jumper e FlaTV. O Flamengo precisa vencer para forçar o quinto e decisivo jogo, que está agendado para sábado, às 11h10, novamente no Rio de Janeiro.

Para Gui Deodato, o torcedor terá papel fundamental para que o Flamengo possa alcançar esse objetivo. “Trabalhamos a temporada inteira para agora decidir em casa. Temos de aproveitar o fato de estar na nossa casa, com o torcedor ao nosso lado e fazer com que isso reverbere para o lado positivo e não para ter uma pressão. Não existe um peso para definir em casa. Vencemos grandes jogos em casa e é desta maneira que precisamos pensar”, afirmou o jogador.

“É mais um momento em que estamos preparados para jogar uma final. Somos uma equipe que sabe decidir. Estivemos em todas as finais nesta temporada. A gente precisa jogar um pouco mais físico, ter uma leitura do que está sendo permitido. Assim como eles precisam de uma vitória para serem campeões, nós precisamos de uma vitória para deixarmos tudo igual”, acrescentou.

Nesta temporada, o Flamengo foi campeão da Copa Super 8 e ficou com o vice na Basketball Champions League Américas (BCLA). Gui Deodato quer o título do NBB CAIXA para atingir o objetivo que traçou ao aceitar a proposta para defender o Rubro-Negro na temporada passada.

“Tenho muita saudade de ganhar títulos. Ganhamos o Super 8 nesta temporada, mas eu vim para o Flamengo para ganhar mais títulos. É o meu objetivo principal e sempre vai ser na minha carreira, mas no Flamengo é diferente. Só consigo pensar em ser campeão e colocar o meu nome na história deste clube, que é o maior do País”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.