#JOGAJUNTO

NBA

Sonho realizado

06-11-2023 | 07:03
Por Liga Nacional de Basquete

Cria do Minas, Gui Santos assina contrato por três temporadas com o Golden State Warriors

O ala Gui Santos assinou contrato de três anos com o Golden State Warriors e será o 19º atleta brasileiro a jogar na NBA. O ex-jogador do Minas Tênis Clube, que disputou quatro temporadas do NBB CAIXA, não escondeu a emoção após a confirmação do vínculo com a franquia da Califórnia.

“Estou muito feliz. Difícil encontrar palavras para dizer o que estou sentindo. É a realização de um sonho não só meu, mas da minha família, dos meus amigos… Trabalhei muito duro para que esse dia chegasse e muita gente me ajudou para que isso fosse possível. É um sentimento muito bom, que mistura orgulho, felicidade por ver que tudo valeu a pena, e que vem carregado de uma responsabilidade enorme também”, afirmou o jogador de 21 anos.

+ Conheça a trajetória de Gui Santos

Natural de Brasília (DF), Gui Santos chegou ao Minas Tênis Clube aos 15 anos e logo se profissionalizou. Em quatro anos na equipe, o ala disputou o NBB CAIXA, a Basketball Champions League Americas (BCLA) e foi campeão da Copa Super 8, sendo um dos destaques da campanha mineira em seu primeiro título nacional ao lado de Gui Deodato. Com a camisa do time mineiro, recebeu os prêmios de Maior Evolução em 2020/2021 e de Melhor Sexto Homem em 2021/2022.

Crédito: David Dow/NBAE via Getty Images

O Minas Tênis Clube também comemorou a renovação contratual de sua cria.

“Gui é um talento que chegou ao Minas muito jovem, mas cheio de potencial. Passou por todo o processo de formação esportiva até chegar à equipe adulta e se tornar protagonista do time. Sabíamos que era questão de tempo até que ele chegasse à equipe principal do Warriors. Tudo isso confirma a força que o Minas tem na lapidação de atletas, chegando às principais ligas esportivas do mundo”, avaliou o presidente do Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira.

Do Minas para a NBA

Após excelente temporada no NBB CAIXA 2021/2022, quando foi eleito o Sexto Homem do Ano, Gui Santos despertou o interesse do Golden State Warriors, que o escolheu na 55ª posição do draft de 2022. Por ter sido selecionado apenas na segunda rodada, o ala ainda não tinha contrato garantido com a franquia.

Gui passou a temporada 2022/23 na equipe de desenvolvimento da franquia, o Santa Cruz Warriors, que disputa a G-League. Em julho, o ala brilhou na Summer League, com médias de 28,4 minutos, 17,2 pontos, 6 rebotes e 1 roubo de bola por jogo. O desempenho do brasileiro fez com que Golden State quisesse garantir o vínculo por mais três anos.

“Quero agradecer aos Warriors pela confiança, por tudo que fizeram por mim desde o Draft, para que eu estivesse hoje preparado para a NBA jogando o meu melhor basquete”, afirmou o brasiliense.

Gui Santos estará à disposição de Steve Kerr a partir da semana que vem, mas ainda deve atuar pelo Santa Cruz Warriors na temporada da G-League como parte do processo de desenvolvimento definido pela franquia.

Quando estrear pela franquia, Gui Santos se tornará o 19º brasileiro a jogar na principal liga de basquete dos Estados Unidos. Confira abaixo a lista completa:

Rolando
Pipoka
Nenê Hilário
Leandrinho Barbosa
Alex Garcia
Rafael Babby Araújo
Anderson Varejão
Marquinhos
Tiago Splitter
Fab Melo
Scott Machado
Vítor Faverani
Lucas Bebê
Raulzinho Neto
Bruno Caboclo
Cristiano Felício
Marcelinho Huertas
Didi Louzada