HOJE
GUIA DOS PLAYOFFS: BAU X SJO - OITAVAS
Por Liga Nacional de Basquete
Oscar São José Basketball (10º) e Bauru Basket (7º) protagonizarão a abertura das oitavas de final dos Playoffs do NBB nesta segunda-feira (17), às 20h, ao vivo na ESPN; confira o guia do confronto
Os Playoffs do NBB chegaram! Nesta segunda-feira (17/04), às 20h, Oscar São José Basketball (10º) e Bauru Basket (7º) protagonizarão o primeiro jogo das oitavas de final e também a abertura dos Playoffs do NBB 2022/2023, em duelo transmitido ao vivo pela ESPN, diretamente do Teatrão, novo ginásio da equipe joseense. Esta será a primeira partida de uma série melhor de 3 e a vantagem do mando de quadra é da equipe do Bauru no jogo 2 e no jogo 3, se necessário. O vencedor do duelo enfrentará o Flamengo nas quartas de final.
Além de Bauru e São José, Paulistano (5º) x Pato Basquete (12º), Pinheiros (6º) x Caxias do Sul (11º) e Corinthians (8º) x Unifacisa (9º) também duelam pelas quatro vagas restantes nas quartas de final dos Playoffs, que já têm Sesi Franca (1º), Flamengo (2º), São Paulo (3º) e 123 Minas (4º) garantidos.
+ Datas, confrontos, horários e transmissões dos Playoffs do NBB 2022/2023
TÁ NA HISTÓRIA!
No momento em que a bolar subir nesta segunda-feira no Teatrão, o fã de basquete verá a história acontecer diante de seus próprios olhos. Esta será a primeira vez que Bauru Basket e Oscar São José Basketball se enfrentarão nos Playoffs do NBB, duelo o qual já ocorreu em 22 oportunidades na fase de classificação da elite do basquete brasileiro, com 18 vitórias para o Dragão e quatro vitórias para a Águia do Vale.
O retrospecto das duas equipes em oitavas de final do NBB é um dos ingredientes da série. O Bauru nunca foi eliminado nesta fase da competição – são 10 séries vencidas pelo Dragão, enquanto o Oscar São José Basketball se classificou em 5 das 6 oportunidades em que avançou às oitavas.
Pela fase de classificação do NBB 2022/2023, o Bauru venceu os dois duelos contra a equipe do São José: 94 x 76 e 93 x 66.
BAURU BASKET (7º)
O Bauru Basket chega para os Playoffs do NBB 2022/2023 ostentando uma estatística relevante: o Dragão finalizou a temporada regular com a segunda melhor defesa do campeonato – são apenas 71.0 pontos sofridos por jogo. O time da ”Cidade Sem Limites” venceu 19 das 32 partidas realizadas no NBB 15 e conquistou o 7º lugar da classificação e consequentemente a vantagem do mando de quadra nos dois últimos jogos da série*.
Jogando dentro de casa, Bauru venceu 12 partidas e perdeu 4 na Fase de Classificação, resultando em um aproveitamento de 75%. Já como visitante, o Dragão venceu 7 jogos e perdeu 9, resultando em 44% de aproveitamento. Em boa fase, pois fechou a Fase de Classificação com 4 vitórias seguidas, contra Unifacisa, Pinheiros, Caxias do Sul e União Corinthians, o Bauru vai ao Teatrão para o jogo de abertura da série e terá a vantagem do mando de quadra nos jogos 2 e 3*.
*Se necessário
Confira os destaques individuais do elenco comandado pelo técnico Guerrinha em cada estatística do NBB 15:
Pontos: Alex Garcia, 13,0 por jogo
Rebotes: Gemerson, 5,2 por jogo
Assistências: Machuca, 4,3 por jogo
Tocos: Anderson Rodrigues, 0,5 por jogo
Bolas recuperadas: Fuzaro, 1,5 por jogo
Eficiência: Alex, 13,9 por jogo
Líder do Bauru em rebotes, Gemerson está fazendo uma das melhores temporadas da sua carreira. Os aproveitamentos atuais de 38% nas bolas de 3 e 55% nas bolas de 2 são recordes pessoais. Suas médias são de 11,9 pontos, 5,2 rebotes e 12,4 de eficiência. Ainda no garrafão do Dragão, Anderson Rodrigues, um dos melhores defensores do NBB, também vem fazendo bonito do outro lado da quadra. O pivô tem um dos melhores aproveitamentos nas bolas de 2 de toda a liga, com 62%. Suas médias são de 8,5 pontos, 4,9 rebotes e 11,2 de eficiência.

Um dos reforços do Bauru para o NBB 15, Gemerson já se sente em casa e tem papel importante no elenco do Dragão (Fernando Vieira de Sá)
A melhor campanha de Bauru nos Playoffs do NBB foi na conquista do título da temporada 2016/2017. O Dragão venceu Macaé nas oitavas, Brasília nas quartas, Pinheiros nas semis e o Paulistano na final. A equipe do interior de São Paulo busca o segundo título do NBB e também o segundo título da atual temporada, pois conquistou, em dezembro de 2022, o título da Liga Sul-Americana de 2022 ao bater o San Martin (ARG) por 66 a 57 na final.
Alex Garcia, um dos maiores jogadores da história do NBB, vencedor de nove prêmios de Defensor do Ano, sete de Ala do Ano e MVP da temporada 2014/2015, o “Brabo” segue dominante aos 42 anos e lidera o Bauru em pontos e eficiência. O ala vai para a sua oitava temporada defendendo as cores de Bauru e pretende continuar fazendo história na “Cidade Sem Limites”. Pelo Dragão, Alex já foi campeão do NBB 2017/2017, Liga das Américas 2015, Liga Sul-Americana 2014 e 2022 e Campeonato Paulista 2014.
OSCAR SÃO JOSÉ BASKETBALL (10º)
Esta será a sétima aparição em Playoffs do Oscar São José Basketball no NBB. A melhor campanha de São José nos Playoffs do NBB foi a conquista do vice-campeonato da temporada 2011/2012. A Águia do Vale venceu Franca nas quartas, o Flamengo nas semifinais e foi derrotada pelo Brasília na Final.
É possível dizer que a equipe joseense chega em boa fase para a disputa das oitavas de final, pois teve um ótimo desempenho no segundo turno comparado ao primeiro. Na primeira metade da Fase de Classificação o time teve 6 vitórias e 10 derrotas, enquanto na segunda metade foram 9 vitórias e 7 derrotas. Além disso, a equipe estreou em grande estilo no Teatrão, seu novo ginásio, com vitória por 97 x 84 sobre o São Paulo no final de março e a expectativa é de casa cheia nesta segunda-feira (17/04). Dos últimos três jogos da Fase de Classificação, São José venceu dois, contra São Paulo e Rio Claro, e perdeu um, contra o invicto Sesi Franca.
Confira os destaques individuais em cada fundamento do técnico Sebástian Figueredo:
Pontos: Figueredo, 14,3 por jogo
Rebotes: Renato Carbonari, 5,9 por jogo
Assistências: Figueredo, 6,1 por jogo
Tocos: Green III, 0,7 por jogo
Bolas recuperadas: Figueredo, 0,9 por jogo
Eficiência: Figuereredo, 17,0 por jogo
Diego Figueredo, irmão mais novo do técnico Sebástian Figueredo, é o principal jogador de São José nessa temporada. O armador é o líder da equipe em pontos (14,3), assistências (6,1), bolas recuperadas (0,9) e eficiência (17,0). Ele é o sexto jogador mais eficiente do NBB 2022/2023 e o quinto jogador que mais dá assistências.
Green III, um dos reforços do São José para a temporada 2022/2023, é o sexto jogador que mais enterra no NBB, com média de uma 1,0 dunk por jogo. No início de março, o norte-americano fez dois jogos seguidos com quatro enterradas, contra Cerrado e Paulistano.

São José estreou com o pé direito no Teatrão; jogo contra o Bauru será o segundo da equipe no novo ginásio (Mariana Luz/ Agência NTZ)
Confira o calendário de datas e transmissões da série:
JOGO 1: 17/04/2023 – Oscar São José Basketball x Bauru – 20h – Teatrão – ESPN 2
JOGO 2: 20/04/2023 – Bauru x Oscar São José Basketball – 19h30 – Ginásio Panela de Pressão – YouTube do NBB
JOGO 3*: 21/04/2023 – Bauru x Oscar São José Basketball – 19h – Ginásio Panela de Pressão – YouTube do NBB
* Se necessário
+ Clique aqui para conferir o chaveamento dos Playoffs do NBB 15
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca