HOJE
Guia dos Playoffs: FLA x BAU
Por Liga Nacional de Basquete
As quartas de final do NBB 15 trazem um grande clássico do basquete nacional abrindo a fase. Flamengo e Bauru se preparam para uma série que promete ser eletrizante.
A cada dia que passa o NBB 15 chega mais perto do seu fim e as quartas de final colocarão frente a frente os quatro primeiros colocados da temporada regular com os outros quatro que avançaram nas oitavas de final. O primeiro confronto será entre Flamengo e Bauru com o jogo 1 nesta quinta-feira (27), às 19h, com transmissão do Sportv. No Rio de Janeiro, as duas equipes abrem a série que pode ser decidida em até cinco jogos. Os dois jogos seguintes acontecerão no interior paulista e, se for necessário, os duelos decisivos voltarão a acontecer no Rio. O vencedor deste confronto enfrentará na semifinal quem passar entre São Paulo e Pinheiros
Além de Flamengo e Bauru, Minas e Paulistano, São Paulo e Pinheiros, além de Franca x Unifacisa também decidem as quartas de final da elite do basquete nacional nos próximos dias.
Vantagem carioca
Clubes fundadores da Liga Nacional de Basquete, Flamengo e Bauru já se enfrentaram 44 vezes desde a primeira edição do NBB. O time carioca levou a melhor em 33 oportunidades, e o Dragão saiu vencedor em 11 partidas. Além disso, o confronto entre Flamengo e Bauru já decidiu o título do NBB em duas oportunidades. Na temporada 2014/2015, o mengão foi campeão ao ganhar as Finais por 2 a 0 (série melhor de 3). Um ano depois, o Rubro-Negro levantou a taça novamente após bater o Dragão por 3 a 2 (série melhor de 5). Flamengo e Bauru também já se enfrentaram nas quartas de final do NBB. Tanto em 2010/2011 quanto tem 2013/2014, o Mengão venceu a série por 3 a 1.
FLAMENGO (2º)
Com a segunda melhor campanha da temporada regular no NBB 15, o Flamengo conquistou 28 vitórias nos seus 32 jogos e alcançou marcas como a maior eficiência defensiva da Fase de Classificação, sofrendo 84,8 pontos a cada 100 posses. Além disso, O Flamengo foi o terceiro time que mais deu assistências, com 20,2 por jogo e o segundo time que mais pegou rebotes, com 42,2 por jogo.
Com identidade bem definida, o Flamengo tem uma seleção de arremessos focada no perímetro. O Mengão é o segundo time que mais tenta bolas de 3 (33,6) e a segundo que menos tenta bolas de 2 (32,1) em todo o NBB. Apenas dois outros times em toda a Liga também arremessaram mais de 3 do que de 2: Cerrado e União Corinthians.
Confira os líderes de Flamengo em cada fundamento na Fase de Classificação:
Pontos: Gabriel Jaú, 12,3 por jogo
Rebotes: Gabriel Jaú, 7,0 por jogo
Assistências: Fischer, 4,4 por jogo
Tocos: Mineiro, 0,6 por jogo
Bolas recuperadas: Aguirre, 0,9 por jogo
Eficiência: Gabriel Jaú, 16,3 por jogo
Jogando dentro de casa, o Flamengo venceu 15 partidas e perdeu 1 na Fase de Classificação (para Franca, líder do NBB), resultando em um aproveitamento de 94%. Já como visitante, o Mengão venceu 13 jogos e perdeu 3 (Bauru, União Corinthians e Franca), resultando em 81% de aproveitamento. Além disso, o Flamengo está em uma sequência de três Finais de NBB consecutivas, desde 2019. No ano passado, o Mengão chegou à série decisiva vencendo o Paulistano nas quartas e o 123 Minas nas semis. A equipe foi derrotada pelo Sesi Franca e ficou com o vice-campeonato. Bom lembrar que o Flamengo só foi eliminado nas quartas de final uma vez na história do NBB, em 2016/2017 pelo Pinheiros. No total, foram 13 séries jogadas e 12 vencidas.

Gabriel Jaú chegou ao Flamengo nesta temporada e já é uma das peças mais importantes da equipe (Paula Reis/Time Flamengo )
BAURU (7º)
A campanha do Bauru foi consistente em sua maior parte. A equipe do interior paulista conquistou 19 vitórias nos seus 32 jogos e ficou com a sétima colocação do NBB 15. Nas oitavas de final, os comandados de Guerrinha precisaram de três jogos para passar pelo São José e se garantir nas quartas da competição. Nesta fase do campeonato, o Bauru teve dois dos jogadores mais eficientes da competição. O primeiro do ranking foi Alex, com 23,3 de eficiência por jogo, somados a 15,0 pontos, 8,3 assistências e 6,3 rebotes. Logo em seguida, Fuzaro teve 23,0 de eficiência, junto com 21,0 pontos e 5,0 rebotes por partida.
O Bauru Basket disputa o NBB em busca do segundo troféu na temporada. O Dragão conquistou em dezembro o título da Liga Sul-Americana de 2022 ao bater o San Martin (ARG) por 66 a 57 na final. Gemerson, com 17 pontos, 4 rebotes e 19 de eficiência, e Fuzaro, com 13 pontos, 4 rebotes e 8 de eficiência, foram os grandes destaques na decisão, sendo escolhidos para o Quinteto Ideal do campeonato.
Confira os líderes de Bauru em cada fundamento na Fase de Classificação:
Pontos: Alex, 13,0 por jogo
Rebotes: Gemerson, 5,2 por jogo
Assistências: Machuca, 4,3 por jogo
Tocos: Anderson Rodrigues, 0,5 por jogo
Bolas recuperadas: Fuzaro, 1,5 por jogo
Eficiência: Alex, 13,9 por jogo
Jogando dentro de casa, Bauru venceu 12 partidas e perdeu 4 na Fase de Classificação (123 Minas, Franca, Unifacisa e São Paulo), resultando em um aproveitamento de 75%. Já como visitante, o Dragão venceu 7 jogos e perdeu 9, resultando em 44% de aproveitamento.
A última aparição de Bauru nos Playoffs foi no ano passado. O Dragão venceu o Pato Basquete nas oitavas por 2 a 1 e foi derrotado pelo São Paulo nas quartas por 3 a 0. A melhor campanha da equipe nos Playoffs do NBB foi na conquista do título da temporada 2016/2017. O Dragão venceu Macaé nas oitavas, Brasília nas quartas, Pinheiros nas semis e o Paulistano na final. Bom lembrar que o Bauru não vence uma série de quartas de final do NBB desde 2018, quando bateu o Sesi Franca por 3 a 0. No total, foram 13 séries de quartas jogadas e 5 vencidas.

Danilo Fuzaro também chegou no Bauru nesta temporada e vem sendo decisivo na equipe (Ricardo Vieira de Sá / Bauru Basket)
Calendário da série
Jogo 1 – 27/04 – 19h – Flamengo x Bauru – Ginásio do Tijuca Tênis Clube – SporTV 2
Jogo 2 – 01/05 – 19h – Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão – SporTV 2
Jogo 3 – 03/05 – 19h – Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão – SporTV 2
+ Clique aqui para conferir o chaveamento dos Playoffs do NBB 15
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca