HOJE
Guia dos Playoffs: FLA x BAU
Por Liga Nacional de Basquete
As quartas de final do NBB 15 trazem um grande clássico do basquete nacional abrindo a fase. Flamengo e Bauru se preparam para uma série que promete ser eletrizante.
A cada dia que passa o NBB 15 chega mais perto do seu fim e as quartas de final colocarão frente a frente os quatro primeiros colocados da temporada regular com os outros quatro que avançaram nas oitavas de final. O primeiro confronto será entre Flamengo e Bauru com o jogo 1 nesta quinta-feira (27), às 19h, com transmissão do Sportv. No Rio de Janeiro, as duas equipes abrem a série que pode ser decidida em até cinco jogos. Os dois jogos seguintes acontecerão no interior paulista e, se for necessário, os duelos decisivos voltarão a acontecer no Rio. O vencedor deste confronto enfrentará na semifinal quem passar entre São Paulo e Pinheiros
Além de Flamengo e Bauru, Minas e Paulistano, São Paulo e Pinheiros, além de Franca x Unifacisa também decidem as quartas de final da elite do basquete nacional nos próximos dias.
Vantagem carioca
Clubes fundadores da Liga Nacional de Basquete, Flamengo e Bauru já se enfrentaram 44 vezes desde a primeira edição do NBB. O time carioca levou a melhor em 33 oportunidades, e o Dragão saiu vencedor em 11 partidas. Além disso, o confronto entre Flamengo e Bauru já decidiu o título do NBB em duas oportunidades. Na temporada 2014/2015, o mengão foi campeão ao ganhar as Finais por 2 a 0 (série melhor de 3). Um ano depois, o Rubro-Negro levantou a taça novamente após bater o Dragão por 3 a 2 (série melhor de 5). Flamengo e Bauru também já se enfrentaram nas quartas de final do NBB. Tanto em 2010/2011 quanto tem 2013/2014, o Mengão venceu a série por 3 a 1.
FLAMENGO (2º)
Com a segunda melhor campanha da temporada regular no NBB 15, o Flamengo conquistou 28 vitórias nos seus 32 jogos e alcançou marcas como a maior eficiência defensiva da Fase de Classificação, sofrendo 84,8 pontos a cada 100 posses. Além disso, O Flamengo foi o terceiro time que mais deu assistências, com 20,2 por jogo e o segundo time que mais pegou rebotes, com 42,2 por jogo.
Com identidade bem definida, o Flamengo tem uma seleção de arremessos focada no perímetro. O Mengão é o segundo time que mais tenta bolas de 3 (33,6) e a segundo que menos tenta bolas de 2 (32,1) em todo o NBB. Apenas dois outros times em toda a Liga também arremessaram mais de 3 do que de 2: Cerrado e União Corinthians.
Confira os líderes de Flamengo em cada fundamento na Fase de Classificação:
Pontos: Gabriel Jaú, 12,3 por jogo
Rebotes: Gabriel Jaú, 7,0 por jogo
Assistências: Fischer, 4,4 por jogo
Tocos: Mineiro, 0,6 por jogo
Bolas recuperadas: Aguirre, 0,9 por jogo
Eficiência: Gabriel Jaú, 16,3 por jogo
Jogando dentro de casa, o Flamengo venceu 15 partidas e perdeu 1 na Fase de Classificação (para Franca, líder do NBB), resultando em um aproveitamento de 94%. Já como visitante, o Mengão venceu 13 jogos e perdeu 3 (Bauru, União Corinthians e Franca), resultando em 81% de aproveitamento. Além disso, o Flamengo está em uma sequência de três Finais de NBB consecutivas, desde 2019. No ano passado, o Mengão chegou à série decisiva vencendo o Paulistano nas quartas e o 123 Minas nas semis. A equipe foi derrotada pelo Sesi Franca e ficou com o vice-campeonato. Bom lembrar que o Flamengo só foi eliminado nas quartas de final uma vez na história do NBB, em 2016/2017 pelo Pinheiros. No total, foram 13 séries jogadas e 12 vencidas.
BAURU (7º)
A campanha do Bauru foi consistente em sua maior parte. A equipe do interior paulista conquistou 19 vitórias nos seus 32 jogos e ficou com a sétima colocação do NBB 15. Nas oitavas de final, os comandados de Guerrinha precisaram de três jogos para passar pelo São José e se garantir nas quartas da competição. Nesta fase do campeonato, o Bauru teve dois dos jogadores mais eficientes da competição. O primeiro do ranking foi Alex, com 23,3 de eficiência por jogo, somados a 15,0 pontos, 8,3 assistências e 6,3 rebotes. Logo em seguida, Fuzaro teve 23,0 de eficiência, junto com 21,0 pontos e 5,0 rebotes por partida.
O Bauru Basket disputa o NBB em busca do segundo troféu na temporada. O Dragão conquistou em dezembro o título da Liga Sul-Americana de 2022 ao bater o San Martin (ARG) por 66 a 57 na final. Gemerson, com 17 pontos, 4 rebotes e 19 de eficiência, e Fuzaro, com 13 pontos, 4 rebotes e 8 de eficiência, foram os grandes destaques na decisão, sendo escolhidos para o Quinteto Ideal do campeonato.
Confira os líderes de Bauru em cada fundamento na Fase de Classificação:
Pontos: Alex, 13,0 por jogo
Rebotes: Gemerson, 5,2 por jogo
Assistências: Machuca, 4,3 por jogo
Tocos: Anderson Rodrigues, 0,5 por jogo
Bolas recuperadas: Fuzaro, 1,5 por jogo
Eficiência: Alex, 13,9 por jogo
Jogando dentro de casa, Bauru venceu 12 partidas e perdeu 4 na Fase de Classificação (123 Minas, Franca, Unifacisa e São Paulo), resultando em um aproveitamento de 75%. Já como visitante, o Dragão venceu 7 jogos e perdeu 9, resultando em 44% de aproveitamento.
A última aparição de Bauru nos Playoffs foi no ano passado. O Dragão venceu o Pato Basquete nas oitavas por 2 a 1 e foi derrotado pelo São Paulo nas quartas por 3 a 0. A melhor campanha da equipe nos Playoffs do NBB foi na conquista do título da temporada 2016/2017. O Dragão venceu Macaé nas oitavas, Brasília nas quartas, Pinheiros nas semis e o Paulistano na final. Bom lembrar que o Bauru não vence uma série de quartas de final do NBB desde 2018, quando bateu o Sesi Franca por 3 a 0. No total, foram 13 séries de quartas jogadas e 5 vencidas.
Calendário da série
Jogo 1 – 27/04 – 19h – Flamengo x Bauru – Ginásio do Tijuca Tênis Clube – SporTV 2
Jogo 2 – 01/05 – 19h – Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão – SporTV 2
Jogo 3 – 03/05 – 19h – Bauru x Flamengo – Ginásio Panela de Pressão – SporTV 2
+ Clique aqui para conferir o chaveamento dos Playoffs do NBB 15
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.