#JOGAJUNTO

NBB Caixa

GUIA DOS PLAYOFFS: FLAMENGO X SÃO PAULO - SEMIFINAIS

11-05-2023 | 05:17
Por Liga Nacional de Basquete

Fique por dentro de todos os detalhes desta série que promete ser emocionante nos playoffs do NBB 15; jogo 1 acontece nesta sexta-feira (12/5), às 20h, com transmissão do Sportv

O NBB 15 vive seus momentos decisivos e a próxima fase dos playoffs definirá a grande final da elite do basquete brasileiro. Flamengo e São Paulo já é um clássico consagrado no futebol nacional, mas no basquete não é muito diferente e as duas equipes prometem uma série eletrizante que pode chegar a até cinco jogos. O jogo 1 desse duelo acontece na sexta-feira (12/5), no Rio de Janeiro, e os jogos 2 e 3 serão na capital paulista – se necessário, os jogos 4 e 5 da série acontecem novamente na casa dos rubro-negros. Bom lembrar que a transmissão de todos os jogos dessa série acontecem na tela do Sportv!

 

Histórico do confronto

Em 10 oportunidades, Flamengo e São Paulo estiveram frente a frente pelo NBB. Os primeiros dois jogos, no turno e returno da temporada 2019/2020, terminaram com vitória do tricolor paulista mas, de lá pra cá, só deu Mengão no duelo. Bom lembrar que cariocas e paulistas disputaram as finais do NBB na temporada 2020/2021 e o Flamengo fechou a série em 3 a 0 – Yago Matheus foi o MVP das finais na ocasião. Por falar em decisão, ainda no ano de 2021, Flamengo e São Paulo decidiram a final da Copa Super 8 com mais um triunfo rubro-negro, conquistando seu segundo título da competição. A Copa Super 8 desse ano também contou com um Flamengo e São Paulo, mas nas semifinais do torneio e com mais um triunfo dos comandados de Gustavo de Conti, por 74 a 70.

 

Flamengo

Equipe que mais venceu o NBB na história, o rubro-negro carioca teve uma temporada regular constante, acumulando 28 vitórias nos seus 32 jogos e garantindo a vice-liderança da competição. Nos playoffs, o time de Gustavo de Conti não precisou entrar em quadra pelas oitavas de final e enfrentou o Bauru nas quartas, vencendo a equipe paulista por 3-1 na série. O Flamengo também ficou com a segunda colocação da Copa Super 8, perdendo para o Sesi Franca na final.

 Na fase de classificação, o Mengão foi o terceiro time que mais deu assistências, com 20,2 por jogo. Nas quartas de final, foi o líder disparado no mesmo quesito, com 19,5 assistências por jogo. Além disso, o Flamengo teve a melhor eficiência defensiva da fase de classificação do NBB 2022/2023, sofrendo 84,8 pontos a cada 100 posses. A constância desse basquete de alto nível já não é de hoje, o Flamengo está em uma sequência de três Finais de NBB consecutivas, desde 2019. Em 13 Playoffs de NBB, o Flamengo chegou nas semis em 12 temporadas, vencendo 9 séries. Aproveitamento de 75%.

Na temporada regular, Flamengo e São Paulo se enfrentaram duas vezes com dois triunfos cariocas (Paula Reis/CRF)

Confira os líderes de Flamengo em cada fundamento na Fase de Classificação:

Pontos: Gabriel Jaú, 12,3 por jogo

Rebotes: Gabriel Jaú, 7,0 por jogo

Assistências: Fischer, 4,4 por jogo

Tocos: Mineiro, 0,6 por jogo

Bolas recuperadas: Aguirre, 0,9 por jogo

Eficiência: Gabriel Jaú, 16,3 por jogo

 

Com identidade bem definida, o Flamengo tem uma seleção de arremessos focada no perímetro. O Mengão foi o segundo time que mais tenta bolas de 3 (33,6) e a segundo que menos tenta bolas de 2 (32,1) na Fase de Classificação do NBB. Apenas dois outros times em toda a Liga também arremessaram mais de 3 do que de 2: Cerrado e União Corinthians. Além disso, o Flamengo foi o segundo time que mais pegou rebotes na Fase de Classificação do NBB 2022/2023, com 42,2 por jogo.

Hettsheimeir foi o terceiro jogador com melhor aproveitamento nas bolas de 2 da Fase de Classificação do NBB 2022/2023, com 68%, atrás apenas de Maique e Mãozinha. Atuações como essa, levaram o Flamengo a vencer 15 partidas e perder 1 na Fase de Classificação, resultando em um aproveitamento de 94%. Já como visitante, o Mengão venceu 13 jogos e perdeu 3, resultando em 81% de aproveitamento.

 

São Paulo

O tricolor paulista vive sua quarta temporada no NBB e conquistou a terceira colocação na temporada regular. Munido de peças importantes na defesa e no ataque, a equipe da capital paulista manteve o bom nível mesmo após perder Tyrone por lesão no início da temporada. Jogando dentro de casa, o São Paulo venceu 12 partidas e perdeu 4 na Fase de Classificação, resultando em um aproveitamento de 75%. Já como visitante, a equipe venceu 10 jogos e perdeu 6, resultando em 62% de aproveitamento. O São Paulo chegou às semifinais nos dois Playoffs de NBB que disputou. Em 2021, a equipe venceu o 123 Minas por 3 a 0. Já no ano passado, o Tricolor foi derrotado pelo Sesi Franca por 3 a 1.

Líder de assistências da Fase de Classificação do NBB 2022/2023, com 7,2 por jogo, Elinho conseguiu um feito espetacular no Jogo 4 contra o Pinheiros. O armador distribuiu 12 assistências sem ter cometido nenhum erro (turnover). Além disso, Elinho foi o quarto jogador com mais bolas recuperadas na Fase de Classificação do NBB 2022/2023, com 1,6 por jogo.

“Fico feliz por essa marca. A gente sempre chega forte no Campeonato Paulista e no NBB e isso mostra que estamos no caminho certo. Para essa temporada, estamos confiantes, mas precisamos ainda fazer alguns ajustes. Fico feliz em fazer parte dessa história recente, mas bastante vitoriosa do São Paulo”, foi o que disse Corderro Bennett, ala/armador do tricolor paulista.

Elinho é uma peça fundamental no elenco tricolor de Bruno Mortari (Rubens Chiri/SPFC)

Confira os líderes do São Paulo em cada fundamento na Fase de Classificação:

Pontos: Miller, 15,9 por jogo

Rebotes: Túlio da Silva, 7,7 por jogo

Assistências: Elinho, 7,2 por jogo

Tocos: Túlio da Silva, 0,4 por jogo

Bolas recuperadas: Elinho, 1,6 por jogo

Eficiência: Túlio da Silva, 15,5 por jogo

“Estamos comemorando mais uma chegada entre os quatro finalistas, isso quer dizer que desde que a equipe foi montada, nós chegamos em todos os quartetos finais, disputando título direto. No ano da pandemia, que eu acho que era bastante promissor e lamentavelmente o campeonato foi suspenso, nós terminamos em terceiro lugar, mas a liga trouxe para nós grandes acontecimentos e eu acho que um dos pontos positivos é exatamente o fato de nós termos tido, durante três anos seguidos, o MVP da competição sem ter sido campeão, que é uma coisa mais ou menos rara que pode acontecer. Então nós tivemos Georginho, Lucas Mariano e o Caboclo ganhando o MVP da competição sem a equipe ter alcançado o título. Então eu acho que isso demostra algo muito sólido, muito trabalho e nós estamos absolutamente satisfeitos com essa chegada. Como eu sempre falo, o basquete é igual cadeira de barbeiro, tem que pensar um jogo de cada vez. E nos playoffs é a mesma coisa, temos que pensar um jogo de cada vez. Tivemos um ano complicado, com as contusões do Shamell, Marquinhos e Tyrone. Imagine uma equipe conquistar grandes resultados tendo que lidar com o desfalque de três jogadores desse nível. Mesmo com todas as adversidades, fomos vice-campeões mundiais e estamos mais uma vez classificados entre os quatro do NBB”, disse Bruno Mortari, comandante do São Paulo.

 

Calendário da série 

Jogo 1 – Flamengo x São Paulo – 12/05 – 20h – SporTV 2 – Tijuca Tênis Clube

Jogo 2 – São Paulo x Flamengo – 15/05 – 20h – SporTV 2 – Ginásio do Morumbi

Jogo 3 – São Paulo x Flamengo – 17/05 – 19h – SporTV 2 – Ginásio do Morumbi

Jogo 4 – Flamengo x São Paulo – 20/05 – 15h – SporTV 2 e TV Cultura – Tijuca Tênis Clube*

Jogo 5 – Flamengo x São Paulo – 22/05 – 20h – SporTV 2 Tijuca Tênis Clube*

*Se necessário

+ Clique aqui para conferir o chaveamento dos Playoffs do NBB 15

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.