HOJE
Regularidade
Por Liga Nacional de Basquete
Para Gustavinho de Conti, classificação antecipada para o Super 8 mostrou que o Flamengo foi "regular para cima" na primeira metade da temporada do NBB CAIXA
O Flamengo foi o segundo time a garantir vaga na Copa Super 8, torneio que reúne os melhores colocados na primeira metade da temporada, o que para o técnico Gustavinho de Conti é bastante representativo. Tricampeão e maior vencedor da competição eliminatória, o Rubro-Negro, que terminou na segunda colocação no turno inicial do NBB CAIXA atrás apenas do KTO Minas, terá pela frente o Clássico dos Milhões com o R10 Score Vasco da Gama.
Para o treinador, o fato de classificar por antecipação indica que o Flamengo tem feito um excelente campeonato diante de uma temporada bastante equilibrada. A equipe rubro-negra fechou o primeiro turno com 14 vitórias e três derrotas. Cinco times, por exemplo, se garantiram na Copa Super 8 com 10 triunfos. “Não é tão importante classificar cedo para o Super 8, porque todos os jogos valem para nós. Continuamos lutando no NBB CAIXA pela melhor classificação possível para ter mando de quadra nos playoffs. Mas, se pensarmos apenas no Super 8, foi legal, foi bacana termos nos classificado antes. Mostra que fomos muito regulares e regulares para cima no campeonato e, por isso, conseguimos se classificar tão cedo”, afirmou Gustavinho.
O clássico pela Copa Super 8 está agendado para o dia 26 de janeiro. Antes disso, o Flamengo tem quatro compromissos por dois torneios diferentes. O calendário de 2025 começa com jogos válidos pela Basketball Champions League Américas. Após sair vitorioso nos dois confrontos da primeira janela disputada no Tijuca Tênis Clubes, no Rio, o Rubro-Negro viaja até o Panamá para enfrentar o Toros de Chiriquí (12/01) e o Boca Juniors (13/01), na Arena Roberto Durán.
Depois disso, o time rubro-negro volta ao Brasil para duas partidas em São Paulo pelo NBB CAIXA. O Flamengo enfrenta o Corinthians (16/01), no Wlamir Marques, e o Pinheiros (18/01), no Poliesportivo Henrique Villaboim. O técnico Gustavinho terá, então, uma semana para pensar apenas no R10 Score Vasco da Gama. A bagagem adquirida na disputa da Copa Super 8, competição que conquistou em três oportunidades, mostra o caminho que o treinador precisa seguir para levantar o troféu mais uma vez.
“O desafio é o Vasco. Temos de pensar apenas no Vasco, temos de ficar especialista em Vasco, fazer de tudo para ganhar esse primeiro jogo e depois ver o que vai acontecer como todos os anos nos fazemos. O segredo para gente ter ganho esses três títulos e ser o maior vencedor de Super 8 até hoje, é pensar em um jogo depois do outro e jogar todas as nossas fichas desse jogo contra o Vasco”, afirmou Gustavinho, sem antecipar o possível caminho do Flamengo na Copa Super 8.
Aliás, caso avance na competição eliminatório, o Flamengo terá pela frente o vencedor do embate entre Sesi Franca (3º) e Pinheiros (6º). Do outro lado da chave, os confrontos são: KTO Minas (1º) x São Paulo (8º) e CAIXA/Brasília Basquete (4º) x Ceisc/União Corinthians (5º). A grande final está agendada para o dia 1º de fevereiro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
LEIA TAMBÉM:
+ Léo Costa quer KTO Minas focado para objetivos maiores na temporada
+ CAIXA/Brasília conquista inédita vaga na Copa Super 8 por confiar em processo de construção
+ Guerrinha comemora volta do São Paulo à Super 8: “Brigando e competitivo”
+ Helinho diz que Sesi Franca superou desfalques e quer volta de Lucas Dias na Super 8
+ Rodrigo Silva celebra classificação inédita do Ceisc/União Corinthians
+ Léo Figueiró vê R10 Score Vasco da Gama criar casca e ganhar maturidade
+ Vitor Galvani busca identidade defensiva para o sucesso do Pinheiros