HOJE
Sempre presente
Por Marcius Azevedo
Do primeiro NBB CAIXA ao atual, Gustavinho De Conti, técnico do Pinheiros, é o único treinador que mantém uma presença ininterrupta e que o tornou parte viva da história da liga
Ao longo de 18 temporadas do NBB CAIXA, muitos treinadores colocaram o nome na história do campeonato, mas apenas um esteve presente em todas as edições. Aos 45 anos, Gustavo De Conti, atualmente no Pinheiros, é o único personagem na beira da quadra com pelo menos um jogo no currículo desde 2008/09, uma raridade em qualquer modalidade esportiva.
Segundo levantamento minucioso do departamento técnico da Liga Nacional de Basquete, que revisitou todas as súmulas da competição, Gustavinho começou sua trajetória como treinador no NBB CAIXA em 25 de março de 2009. Naquela oportunidade, o então auxiliar de João Marcelo Leite comandou o Paulistano na beira da quadra na derrota para o Minas Tênis Clube.
Na temporada seguinte, ainda na mesma função na comissão técnica do Paulistano, ele novamente esteve à frente da equipe principal, em 15 de janeiro de 2010. Desta vez, diante do Pinheiros. A estreia definitiva de Gustavinho como treinador foi no NBB CAIXA 2010/11, no triunfo sobre o Cetaf por 63 a 60, em 30 de outubro de 2010. Agora já são 561 jogos no total.

Gustavinho De Conti está em sua 18ª temporada no NBB CAIXA, agora como treinador do Pinheiros. Foto: Fabrício Miguel/LNB
“Fiquei muito feliz de saber que sou o único treinador que dirigiu todos os NBBs. Em alguns, eu não terminei, como nesses dois em que eu era auxiliar, por exemplo. No ano passado também não terminei o da pandemia da covid-19; o NBB não terminou por um motivo maior. Isso demonstra que eu acompanhei de perto toda a evolução da Liga e fico muito feliz por ver como a qualidade dos jogos melhorou, a organização e a credibilidade do campeonato e da Liga”, afirmou.
“Sou do tempo em que os campeonatos não terminavam, não acabavam, ou por política ou por outras questões jurídicas, e era muito complicado. O Campeonato Brasileiro não tinha credibilidade, porque não sabíamos como ia terminar, se iria terminar. A Liga trouxe essa seriedade, essa organização, essa credibilidade para o campeonato. Os clubes passaram a ter voz. Hoje nós somos ouvidos, treinadores, jogadores, clubes. Nós participamos diretamente das decisões e isso não tem valor, é muito importante”, acrescentou.
+ Apenas nove jogadores participaram de todas as 18 edições; confira
Desde o Paulistano, Gustavinho construiu o estilo que o tornaria referência nacional: intensidade defensiva, liderança direta e capacidade de formar elencos competitivos mesmo diante de orçamentos modestos. No Paulistano, iniciou uma trajetória que o levaria a ser um dos técnicos mais vitoriosos do NBB CAIXA, dono de títulos, prêmios individuais e, sobretudo, de uma constância que atravessa gerações.
Fez história ao levar o Paulistano ao título inédito da temporada 2017/18, com um basquete coletivo em uma equipe formada por jovens. Depois, foi para o Flamengo, onde manteve o alto nível e empilhou conquistas, sempre impondo sua marca tática.
“Os resultados foram bons, participei de muitas finais, conquistei três títulos do NBB, quatro títulos da Copa Super 8 também. Fico muito feliz. Talvez seja o único treinador campeão com dois clubes diferentes. Espero chegar também a essas conquistas aqui no Pinheiros. Fico feliz por tudo isso, principalmente pela credibilidade e por saber que temos uma liga confiável e muito bem organizada”, finalizou.
Hoje, no Pinheiros, Gustavinho simboliza a maturidade do NBB CAIXA. É, ao mesmo tempo, testemunha e protagonista da evolução do basquete no país: viu o torneio se profissionalizar, ganhar audiência, revelar talentos e se tornar um produto sólido do esporte brasileiro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca