#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Orgulho maior

31-01-2026 | 09:49
Por Marcius Azevedo

Mesmo derrotado na final da Copa Super 8, Gustavinho De Conti valoriza trajetória, evolução e afirma que a campanha tem mais significado do que alguns títulos da carreira

Mesmo com a frustração natural de perder uma decisão, Gustavinho De Conti saiu do Poliesportivo Henrique Villaboim, neste sábado (31/01), com um sentimento raro para alguém do seu perfil: orgulho acima do resultado. O técnico do Pinheiros, reconhecido no basquete nacional por uma competitividade quase obsessiva, sendo quatro vezes campeão da Copa Super 8 e três do NBB CAIXA, fez questão de dar o peso exato ao vice-campeonato. E ele próprio deixou claro o quanto isso é significativo.

“Você me conhece bem, você sabe o meu nível de competitividade. Talvez se você perguntar para qualquer pessoa do basquete, nove em dez vão dizer que eu sou o mais competitivo. Isso eu não perdi”, iniciou. A frase seguinte, no entanto, foi a que deu o tom de tudo o que o Pinheiros construiu ao longo da competição. “Apesar do vice-campeonato, o sentimento que eu estou é de muito orgulho de fazer parte dessa comissão técnica e de ter esses jogadores ao meu lado. É claro que sempre queremos ganhar, mas o que esses caras fizeram, o que esses meninos fizeram durante toda a trajetória, para mim, é muito mais importante do que o resultado final hoje. E olha que sou eu falando isso. Eu estou mais feliz com esse vice-campeonato do que com alguns títulos que eu ganhei, para você ter uma ideia.”

Gustavinho De Conti está orgulhoso com o momento do Pinheiros. Foto: Yuri Reuters/LNB

A declaração, forte e pouco comum em um treinador tão vencedor, traduz a dimensão do processo vivido pelo Pinheiros. Mais do que o jogo decisivo, Gustavinho valorizou o caminho percorrido, a evolução diária e o ambiente construído dentro e fora da quadra. A equipe azul e preta terminou como melhor equipe do primeiro turno e, sem dúvida, continuará forte na briga pelo título do NBB CAIXA.

“A trajetória, a evolução, o feedback, a convivência, tudo isso foi muito importante. Eu acho que conseguimos melhorar muito os jogadores, melhorar muito a comissão técnica. Eu melhorei muito. Todo mundo conseguiu evoluir muito nesse período que estamos juntos e, para mim, é um prazer danado estar aqui todo dia trabalhando com eles.”

Ao analisar a final em si, o treinador manteve a lucidez. Reconheceu as dificuldades ofensivas da equipe diante do KTO Minas, mas fez questão de destacar os méritos do adversário. “Para analisar melhor, tenho de assistir de novo o jogo, mas, de primeira, eu posso te falar que nosso aproveitamento não foi bom, muito mais por mérito da defesa do Minas, que fez uma defesa incrível. Fecharam muito nossos espaços, defenderam muito bem os nossos melhores jogadores, os que mais pontuam. Também não tivemos muito aproveitamento nos rebotes”, avaliou.

O discurso de orgulho e maturidade ecoou entre os jogadores e encontrou respaldo na voz mais experiente do elenco do Pinheiros. Líder da equipe aos 37 anos e exemplo dentro de um grupo tão jovem, Betinho resumiu o sentimento após o vice-campeonato.

“A palavra que fica para mim é orgulho. Orgulho dos meninos, orgulho do nosso time em si. É frustrante, claro. Queríamos sair com uma vitória, ter feito um jogo melhor. Nós nos preparamos para fazer um jogo melhor. Mas acontece, infelizmente, o basquete cobra. Se temos um deslize tão grande quanto tivemos hoje, você não consegue mais recuperar, mas crescemos muito no primeiro turno, fizemos uma baita campanha na Super 8. Ainda tem muita coisa para acontecer no ano. É levantar a cabeça o mais rápido possível e se orgulhar de tudo que temos feito”, afirmou.

O Pinheiros deixa a Copa Super 8 com algo que, muitas vezes, é tão difícil quanto conquistar um título: a certeza de evolução, identidade e um caminho sólido sendo trilhado. Para um treinador como Gustavinho De Conti, isso definitivamente não é pouca coisa.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.