HOJE
Três vezes,Gustavinho
Por Liga Nacional de Basquete
Campeão do NBB CAIXA 17/18, Gustavo De Conti repete conquistas de 13/14 e 16/17 e vence Troféu Ary Vidal, de Melhor Técnico da competição
Pela terceira Gustavo De Conti é o Melhor Técnico do NBB CAIXA. Dono da conquista nas temporadas 13/14 e 16/17, o treinador campeão da décima edição da competição ergueu novamente o Troféu Ary Vidal, na noite desta quarta-feira, na festa de premiação do campeonato, realizada em São Paulo (SP).
Contratado pelo Flamengo logo após o fim da competição, Gustavo e o Paulistano fizeram história no NBB CAIXA 17/18. Logo após conquistar o Campeonato Paulista, o alvirrubro iniciou na competição nacional de forma inconsistente, com três derrotas em suas primeiras cinco partidas.
A partir daí o time foi outro. Com uma consistência assustadora, o Paulistano conquistou 22 vitórias de forma consecutiva na fase de classificação, a segunda maior sequência em toda história do NBB CAIXA (Bauru na edição 14/15 venceu 26), e ficou no topo da tabela durante grande parte da competição. Na última rodada, porém, o CAP acabou derrotado pelo Caxias do Sul fora de casa, por 81 a 80, e viu o Flamengo o ultrapassar.
Nos playoffs, depois de iniciar a série quartas de final com derrota, classificação sobre o Basquete Cearense nas quartas, por 3 a 1. Na fase semifinal, um confronto duríssimo contra o carrasco das Finais anteriores, o Bauru. Após cinco jogos e muita emoção, o Paulistano conquistou a vaga, por 3 a 2, com vitória por 80 a 77 no Jogo 5, e voltou a decisão do NBB CAIXA.

Com a terceira conquista do prêmio, Gustavinho se tornou o maior vencedor do Troféu Ary Vidal (Luiz Pires/LNB)
Novamente contra o um adversário paulista, desta vez o Mogi, o elenco comandado por Gustavo fez bonito. Depois de abrir 2 a 1 na série, com uma vitória fora e outra dentro de casa, o CAP bateu o rival em pleno Ginásio Hugo Ramos, por 82 a 76, no Jogo 4, e conquistou o título inédito da competição.
“A temporada foi excelente, acho que só seria melhor se tivéssemos conseguido ir mais longe na Liga das Américas, mas isto não é demérito nenhum, estávamos no grupo dos dois times que fizeram a final (San Lorenzo e Mogi). Foi uma temporada histórica para o Paulistano, que nunca havia ganhado um título. Ganhamos o Campeonato Paulista e depois o NBB CAIXA. O que também me deixou muito feliz foi a forma com que jogamos, uma proposta de jogo diferente para o que estava sendo feito aqui no Brasil, com jogadores que não estavam tão valorizados e terminaram a temporada bem valorizados. Foi uma temporada completa”, analisou o treinador.
Com a conquista Gustavo se isolou como maior vencedor do Troféu Ary Vidal em toda história da competição. Além dele, também venceram o prêmio de Melhor Técnico: Paulo Chupeta (08/09), Lula Ferreira (09/10 e 12/13), Hélio Rubens (10/11), Régis Marrelli (11/12), Dedé Barbosa (14/15) e José Neto (15/16).
“Ninguém ganha nada sozinho, nem o MVP, nem o melhor treinador, nem o melhor de qualquer outra posição. É um conjunto de fatores e muitas pessoas que colaboram. No meu caso a comissão técnica, os jogadores. Mesmo assim eu fico feliz, porque é um reconhecimento, principalmente pelas pessoas que votaram, que são pessoas ligadas ao basquete, e minha família fica muito feliz, o pessoal da comissão técnica também fica muita feliz, então é algo muito gratificante para mim”, completou Gustavo De Conti.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca