HOJE
Apresentaçãooficial
Por Liga Nacional de Basquete
Gustavo De Conti dividirá comando do Brasil com liderança do Flamengo no NBB
Gustavo De Conti, treinador do Flamengo e agora da Seleção Brasileira, foi apresentado oficialmente em coletiva de imprensa na sede da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) como o novo técnico do Brasil no próximo ciclo olímpico (Paris 2024).
“Desde que me entendo por gente, tive o sonho de chegar aqui. Comecei em 1987 e todos sabem o que aconteceu no basquete brasileiro nesse ano. Sempre fui muito incentivado pelo meu pai, que não está mais aqui, e me apoiou muito. Minha mãe, que liga a TV e escolhe um time para torcer. Que ama o esporte. Esteve comigo. E o privilégio de encontrar e casar com uma pessoa que adora esporte, ama basquete, minhas filhas, que estão sempre juntas”, disse Gustavo De Conti.

Gustavo De Conti, ao lado da esposa e filhas, foi apresentado oficialmente como técnico da Seleção Brasileira (Diego Maranhão/CBB)
O treinador assume o posto deixado por Aleksandar Petrovic, que comandou a Seleção Brasileira de 2017 a 2020, encerrando sua participação na disputa do Pré-Olímpico em Split, na Croácia – na ocasião, o Brasil perdeu para a Alemanha na final e ficou fora das Olímpiadas de Tóquio.
Logo de cara, De Conti terá um importante desafio com o início das Eliminatórias para o Mundial de 2023, competição que dá vaga para as Olimpíadas de Paris e que terá como países sedes Japão, Filipinas e Indonésia. Os dois primeiros jogos do Brasil nas eliminatórias serão no Chile, contra os donos da casa, nos dias 26 e 27 de novembro.
Com vasto currículo no basquete brasileiro, Gustavo De Conti tem empilhado conquistas nos últimos anos, especialmente com as cores do Flamengo, onde é o treinador principal da equipe desde a temporada 2018/2019 do NBB. Por lá, De Conti já conquistou dois NBB’s (2018/2019 e 2020/2021), duas Copas Super 8 (2018 e 2021), três Campeonatos Cariocas (2018, 2019 e 2020) e uma Basketball Champions League Américas (2020/2021).

Gustavo de Conti foi o campeão do NBB 2020/2021 com o Flamengo (João Pires/LNB)
O fato de também estar no comando do técnico do Flamengo ao mesmo tempo em que assume essa nova responsabilidade frente à Seleção é um ponto positivo segundo De Conti. Dessa forma ele poderá acompanhar o desenvolvimento de grandes nomes do basquete brasileiro que atuam nas competições organizadas pela LNB (NBB e Copa Super 8), bem como em competições internacionais, como a BCLA.
Além disso, o treinador também conta com dois nomes de peso como auxiliares técnicos para lhe ajudar nessa função: Helinho Garcia, do Sesi Franca Basquete, e Tiago Splitter, auxiliar técnico do Brooklyn Nets.
“Tenho o benéfico de estar no Brasil diariamente, então posso acompanhar os jogadores diariamente, ver os atletas, mas conto também com um dos meus auxiliares. O Helinho, que tem feito um grande trabalho em Franca e tem lá jogadores que serão importantes para a Seleção, é um exemplo disso. No exterior, temos jogadores em vários países, atletas também importantes. E teremos nos EUA o Tiago Splitter observando os jogadores por lá, se encontrando com eles. Esse mapeamento, essa observação, inclusive com técnicos como o Paulão Prestes, que está no Bayern, da Alemanha, será importante na nossa rede de observação. Teremos uma rede de pessoas trabalhando junto para ajudar a Seleção”, afirmou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca