#JOGAJUNTO

LDB

Haja coração!

União LDB GNU 64
x
69 AABJ Joinville JOI
16
1ºQ
X
15
18
2ºQ
X
15
18
3ºQ
X
11
12
4ºQ
X
28

Grêmio Náutico União

28 de dezembro de 2014

Depois de entrar no último quarto perdendo por onze pontos, Joinville vira pra cima do Grêmio Náutico União e conquista sua segunda vitória na LDB 2014

DOCUMENTOS:
Súmula
64
X
69
64
PTS
69
8
A3C
5
14
A2C
20
12
LLC
14
33
RT
44
11
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Em um jogo carregado de emoção e cheio de reviravoltas nos minutos finais, o Joinville bateu o Grêmio Náutico União por 69 a 64, mesmo atuando na casa do rival. A partida foi válida pela terceira rodada da terceira etapa da edição 2014 da Liga de Desenvolvimento de Basquete.

Esta foi a segunda vitória do time catarinense em quinze jogos na LDB 2014. A equipe gaúcha tem a mesma campanha do rival de Santa Catarina, dois triunfos e treze derrotas em quinze partidas.

Os principais destaques da vitória do Joinville foram o pivô Pedrão que teve atuação destacada nos minutos finais e fechou o confronto com 14 pontos e 6 rebotes. Além dele, o armador Alexei e o ala/pivô Wallison também tiveram participação fundamental no triunfo, o primeiro com 15 tentos, 7 sobras e 3 assistências, o segundo com 12 pontos e 8 rebotes.

Já pelo lado do União os atletas mais efetivos foram Lucas Kalikoski com 17 tentos e 6 sobras, e Gigio com 11 pontos e 4 passes pra cesta.

alexei

O técnico Georges Rodrigues Salles falou sobre o emocionante triunfo do seu time: “A gente já vinha perseguindo essa vitória. Ontem contra o Tittãs batemos na trave, assim como aconteceu nas partidas contra o Paulistano e contra o Regatas Campinas. Como nosso time é muito jovem, às vezes a gente peca na hora de fechar o jogo. Hoje entramos no último quarto perdendo por onze e conseguimos buscar, foi uma grande vitória”.

Ele ainda fez questão de parabenizar seus atletas pelo triunfo: “Nossa equipe é muito nova, é praticamente um time sub-17. Então só tenho que parabenizar essa molecada pela garra que eles demonstraram em quadra hoje”, finalizou o treinador.

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

+ Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da edição 2014 da LDB

O Jogo

O Joinville começou mais ligado na partida e em três minutos de jogo já vencia por 8 a 2. Aos poucos o técnico Leonardo Pimenta conseguiu acertar sua defesa e com Lucas Kalikoski inspirado no ataque o Grêmio Náutico União conseguiu equilibrar o jogo. A virada veio a 3:27 do final do quarto com um triplo do próprio Kalikoski, 12 a 11. Com bolas de Alexei e Wallison os catarinenses retomaram a dianteira no marcador, mas com dois pontos de Diniz e outros dois de Lucas Kalikoski os donos da casa do União fecharam a primeira parcial em vantagem, 16 a 15.

O segundo período seguiu a mesma toada do primeiro, muito equilíbrio e diversas trocas de liderança no marcador. Se de um lado o Grêmio Náutico União tinha Lucas Kalikoski com a mão certeira, o Joinville contou com um inspiradíssimo Alexei, de apenas dezessete anos, que conduziu seu time no quarto. No final os donos da casa venceram a parcial, 18 a 15, e foram para o intervalo com quatro pontos de frente, 34 a 30.

O terceiro quarto começou com as duas equipes marcando muito forte e com os dois ataques sem encontrar respostas para a defesa adversária. Movimentando melhor a bola na segunda metade do período e empreendendo um forte jogo de transição, principalmente com Gigio e Bijú, o Grêmio Náutico União conseguiu desgarrar um pouco no marcador, venceu a parcial por 18 a 11 e foi para os dez minutos finais com onze pontos de vantagem, 52 a 41.

No quarto derradeiro o time gaúcho chegou a abrir doze pontos de frente, mas não soube jogar com a vantagem construída no período anterior. O Joinville foi tirando a vantagem posse por posse e empatou a partida com pouco mais de dois minutos por jogar, 58 a 58. A partir daí as duas equipes se alternaram na liderança do placar, mas o  time catarinense teve mais sangue frio nos momentos finais, contou com boas jogadas do pivô Pedrão e dos armadores Alexei e Paulinho para fechar a partida em 69 a 64, conquistando sua segunda vitória na competição.