HOJE
É quarta-feira!
Por Marcius Azevedo
Helinho Garcia conta com energia da torcida em Franca para fechar série e conquistar o tetracampeonato; Léo Costa promete luta até o fim com o KTO Minas para forçar o quinto jogo
O Jogo 3 das Finais do NBB CAIXA 2024/25 foi mais um capítulo de uma batalha tática entre KTO Minas e Sesi Franca. Assim como nos dois primeiros confrontos, os treinadores tiveram de ajustar suas estratégias para tentar superar o que o adversário preparou neste verdadeiro jogo de xadrez em alta velocidade. A equipe francana soube explorar os melhores caminhos pelo tabuleiro e venceu na Arena UniBH para fazer 2 a 1 na série melhor de cinco.
Para o técnico Helinho Garcia, o resultado positivo não pode ser definido em apenas um fator. O Sesi Franca foi o primeiro time a conseguir duas vitórias seguidas sobre o KTO Minas na temporada.
“Se fosse apenas um fator, eu estaria tranquilo, mas são vários fatores que tivemos de melhorar e ainda temos de continuar melhorando. O rebote defensivo, sermos mais consistentes, tirando o volume de jogadores importantes do Minas. Nós, independentemente da formação que nós estamos ou que o Minas está, temos de saber como vamos defender. Obviamente que nós estudamos, que nós conversamos, mas, acima de tudo, o mais importante foi o que os jogadores colocaram em quadra para pudéssemos sair com duas vitórias aqui de BH”, afirmou Helinho.

Helinho Garcia orienta os jogadores durante o jogo deste sábado (14/06). Foto: Marcos Limonti/SFB
Para o treinador, os ajustes são sempre necessários em uma série, ainda mais diante de um adversário tão qualificado. “Tivemos um jogo extremamente difícil, com muitas variações, e no playoff, os fatores primordiais para que possamos buscar vitória, você precisa ir se adequando a cada jogo, a cada momento das partidas, mas, acima de tudo, o foco e a determinação daquilo que traçamos para que pudéssemos fazer, foram fundamentais para vir para a BH e buscar essas duas vitórias que voltamos para Franca”, analisou.
“Agora, sem dúvida, é poder contar com a energia de uma torcida que nos empurra do começo ao fim das partidas em busca da terceira vitória na série e consequentemente do tetracampeonato”, completou Helinho, citando o Jogo 4 da série pelas Finais do NBB CAIXA 2024/25, que acontece na quarta-feira (18/06), no Pedrocão.
Pelo lado do KTO Minas, Léo Costa teve de se reinventar antes e durante o jogo deste sábado (14/06). O técnico pediu Alexandre Paranhos antes de a bola subir por causa de um problema de lesão e viu Hollowell ter de sair do jogo após uma torção no tornozelo esquerdo. O americano ainda tentou voltar, mas não conseguiu permanecer em quadra.

Léo Costa observa Fuzaro em lance do terceiro jogo da final. Foto: Hedgard Moraes/MTC
Apesar do cenário complicado neste momento, com ausências importantes e desvantagem de 2 a 1 na série, Léo Costa promete lutar até o fim para conquistar o título. “Tenho certeza de que enquanto tivermos a chance de disputar esse título, não vamos jogar a toalha. Conheço o grupo que temos. Uma derrota dura, com as lesões tivemos que adaptar muita coisa, mas se tiver que ser assim lá em Franca, vamos lutar com unhas e dentes para defender o KTO Minas da melhor forma e continuar brigando para tentar empatar a série e trazer a disputa do título para cá.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca