HOJE
Superação
Por Juvenal Dias
Técnico Helinho Garcia destaca resiliência do Sesi Franca, que teve três desfalques de última hora e ainda assim conseguiu a vaga antecipada na semi da BCLA
A segunda janela da Basketball Champions League Américas (BCLA) 2023/24 foi muito proveitosa para o Sesi Franca. O time não só manteve a invencibilidade na competição com sua terceira e quarta vitórias seguidas, como também garantiu a classificação antecipada às quartas de final. Mesmo jogando fora de casa, a equipe do interior paulista, que é a atual campeã invicta do torneio sul-americano, garantiu a primeira colocação do Grupo D com duas partidas de antecedência. Contudo, o time precisou mostrar resiliência para superar os adversários em quadra e os problemas fora dela.
O ala-pivô Edu Marília não viajou com o elenco para as partidas no Chile. O atleta está com suspeita de dengue e, em função disso, ficou em Franca se recuperando. Já o experiente Jhonatan Luz também desfalcou o time francano. O ala foi assaltado em São Paulo, enquanto deixava os seus familiares para embarcar rumo ao Chile, e teve seus documentos furtados. Por fim, o armador venezuelano Heissler Guillent foi barrado na imigração do Chile na tarde de sexta-feira (19/1). Ele apresentou todos os documentos necessários para a entrada no país, porém, por ser venezuelano, exigências adicionais impediram o armador de entrar no país.

O ala Hinkle comemorando a vitória com o técnico Helinho. Foto BCLA
Com isso, o Franca contou com apenas oito atletas disponíveis para os jogos da segunda janela da BCLA 2023/24. O técnico Helinho não poderia ter voltado mais feliz com os resultados, mesmo com tantas adversidades :
“Tivemos dois grandes jogos aqui no Chile. Ganhamos, primeiramente, do Obras, que é uma equipe da qual sabíamos a dificuldade que teríamos, fizeram um jogo duríssimo conosco em Franca. Já ficamos muito felizes com essa vitória, porque garantimos a classificação antecipada. Mas teríamos que ganhar da UdeC para que pudéssemos garantir o primeiro lugar na chave, antes da janela dos jogos em Buenos Aires. A equipe saiu muito feliz com os resultados. Tivemos a infelicidade de não contar com Marília, Luz e Guillent. A equipe, com oito jogadores, teve um momento de superação, teve a resiliência necessária e vencemos de forma bastante convincente os dois jogos, o que me deixou muito feliz e confiante para o que temos pela frente”.
Agora a equipe do Sesi Franca retorna a sua cidade para se preparar para o jogo de quartas de final da Copa Super 8 contra a UNIFACISA, dentro do Pedrocão. É a partida que abre a competição, sábado, às 17h, com transmissão da TV Cultura e do YouTube do NBB CAIXA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca