#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Superação

23-01-2024 | 04:24
Por Juvenal Dias

Técnico Helinho Garcia destaca resiliência do Sesi Franca, que teve três desfalques de última hora e ainda assim conseguiu a vaga antecipada na semi da BCLA

A segunda janela da Basketball Champions League Américas (BCLA) 2023/24 foi muito proveitosa para o Sesi Franca. O time não só manteve a invencibilidade na competição com sua terceira e quarta vitórias seguidas, como também garantiu a classificação antecipada às quartas de final. Mesmo jogando fora de casa, a equipe do interior paulista, que é a atual campeã invicta do torneio sul-americano, garantiu a primeira colocação do Grupo D com duas partidas de antecedência. Contudo, o time precisou mostrar resiliência para superar os adversários em quadra e os problemas fora dela.

O ala-pivô Edu Marília não viajou com o elenco para as partidas no Chile. O atleta está com suspeita de dengue e, em função disso, ficou em Franca se recuperando. Já o experiente Jhonatan Luz também desfalcou o time francano. O ala foi assaltado em São Paulo, enquanto deixava os seus familiares para embarcar rumo ao Chile, e teve seus documentos furtados. Por fim, o armador venezuelano Heissler Guillent foi barrado na imigração do Chile na tarde de sexta-feira (19/1). Ele apresentou todos os documentos necessários para a entrada no país, porém, por ser venezuelano, exigências adicionais impediram o armador de entrar no país.

O ala Hinkle comemorando a vitória com o técnico Helinho. Foto BCLA

Com isso, o Franca contou com apenas oito atletas disponíveis para os jogos da segunda janela da BCLA 2023/24. O técnico Helinho não poderia ter voltado mais feliz com os resultados, mesmo com tantas adversidades :

“Tivemos dois grandes jogos aqui no Chile. Ganhamos, primeiramente, do Obras, que é uma equipe da qual sabíamos a dificuldade que teríamos, fizeram um jogo duríssimo conosco em Franca. Já ficamos muito felizes com essa vitória, porque garantimos a classificação antecipada. Mas teríamos que ganhar da UdeC para que pudéssemos garantir o primeiro lugar na chave, antes da janela dos jogos em Buenos Aires. A equipe saiu muito feliz com os resultados. Tivemos a infelicidade de não contar com Marília, Luz e Guillent. A equipe, com oito jogadores, teve um momento de superação, teve a resiliência necessária e vencemos de forma bastante convincente os dois jogos, o que me deixou muito feliz e confiante para o que temos pela frente”.

Agora a equipe do Sesi Franca retorna a sua cidade para se preparar para o jogo de quartas de final da Copa Super 8 contra a UNIFACISA, dentro do Pedrocão. É a partida que abre a competição, sábado, às 17h, com transmissão da TV Cultura e do YouTube do NBB CAIXA.