#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

Reforçado e motivado

26-12-2024 | 04:01
Por Juvenal Dias

Com a classificação à Super 8 vindo na última rodada, Helinho acredita no Sesi Franca motivado e com entrosamento dos protagonistas que desfalcaram o time no começo da temporada

As últimas temporadas do Sesi Franca estabeleceram um patamar elevado de desempenho no NBB CAIXA, com um alto índice de vitórias fosse no turno ou no returno da competição. Contudo, 2024/25 foi um tanto atípico para a equipe francana, sofrendo com desfalques importantes e precisando se adequar taticamente ao que os adversários propunham em quadra. Dessa forma, a classificação à Copa Super 8 veio apenas na rodada decisiva, ainda que o time tenha terminado a primeira metade da temporada na terceira colocação. Vai enfrentar o Pinheiros no torneio mata-mata, no dia 26 de janeiro, no Pedrocão. Além de contar com o apoio da torcida, Helinho Garcia, seu treinador, conta com maior entrosamento de Didi Louzada, Wesley e a volta de Lucas Dias para chegar com a força habitual do Rolo Compressor.

Helinho, técnico do Sesi Franca, dando instruções para Georginho. Foto: Marcos Limonti/SFB

Até os momentos finais da rodada da última segunda-feira (23/12), o Sesi Franca corria risco de ficar fora da Copa Super 8, que reúne os oito melhores times do primeiro turno. Algo que seria inédito, afinal, junto com o Flamengo e o KTO Minas, foram as únicas equipes que participaram de todas as seis edições anteriores da competição. Inclusive, são as únicas a conquistarem esse título, o time do interior paulista tem duas dessas conquistas. Além de tudo, a surpresa poderia ser maior, já que trata-se do atual tricampeão do NBB CAIXA.

Em toda a temporada regular de 2023/24, o Sesi Franca teve cinco derrotas em 36 partidas. Na primeira metade da atual temporada foram seis em 17 partidas. Helinho entende que os desfalques dos jogadores protagonistas teve impacto no começo dessa jornada e, por isso, o time demorou um pouco mais para engrenar. “O começo da temporada foi atípico porque não pudemos contar com três jogadores protagonistas, Wesley, Didi e Lucas Dias, na maior parte dos jogos e nós tivemos que nos reinventarmos taticamente para que pudéssemos superar essas três ausências importantes. A partir do momento que tivemos a chegada do Wesley, a volta do Didi de lesão, a equipe já ganhou corpo. Agora, esperamos contar com o Lucas Dias para estar com o plantel completo e, consequentemente, com nossa força total em busca dos grandes objetivos que temos na temporada.”

Certamente que a reconquista da Copa Super 8 está nesses grandes objetivos descritos por Helinho. O treinador enalteceu o momento de crescimento que o Sesi Franca vive dentro do NBB CAIXA e mostra que o processo da confiança se constrói rodada após rodada com a sequência de resultados positivos. “Foi uma classificação muito importante, na qual nós tivemos, nas últimas seis rodadas, seis vitórias. A equipe está crescendo de produção no momento certo, chega produzindo bastante, isso nos dá a confiança e a motivação para que possamos entrar o mais forte possível nessa Copa Super 8”.

Até a Copa, o Sesi Franca terá uma alta carga de jogos importantes em disputa. A começar pelo segundo turno do NBB CAIXA, terá nada menos do que CAIXA/Brasília e KTO Minas, outras duas equipes que terminaram o turno entre as quatro melhores, fora de casa, nas duas MegaRodadas da Virada, ainda em 2024. Aí, ao retornar em 2025, terá a segunda janela da Basketball Champions League Americas, com uma viagem ao Chile e dois jogos, contra Instituto de Córdoba (ARG) e Leones de Quilpué (CHI). E assim retorna para dois jogos do NBB CAIXA, contra Paulistano e São Paulo, dentro de seu ginásio.

Então, Helinho não terá muito tempo para pensar na Copa Super 8 nesse primeiro momento e fará os ajustes para a equipe seguir crescendo conforme cada adversário entra no calendário do Sesi Franca. “As avaliações que fazemos, independente de vitória ou derrota, são sempre as mesmas. Onde nós temos que corrigir, aquilo que nós temos que corrigir, onde nós podemos melhorar, aquilo que nós fizemos bem… Podemos fazer de uma maneira mais intensa agora, avaliar aquilo que podemos inovar dentro da parte tática, para que continuemos esse crescimento e, além de chegarmos fortes na Super 8, fazermos o melhor que pudermos nessa fase de classificação do NBB CAIXA.”

Mais do que nunca nesta temporada, é o momento do Rolo Compressor mostrar sua força máxima e extrair o melhor que puder de tudo que joga a seu favor. Seja a questão da força da torcida francana, seja a qualidade técnica de seus jogadores ou a inteligência de seu treinador em encontrar alternativas. No começo de fevereiro, o Sesi Franca pode levantar mais uma taça se todos esses elementos estiverem funcionando adequadamente. Até lá, o fim de dezembro e janeiro serão de intensidade alta para o time do interior paulista.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.