HOJE
O legado continua!
Por Liga Nacional de Basquete
Campeão do NBB 21/22, Helinho Garcia recebe o troféu Ary Vidal de técnico do ano do NBB
Quando se tem um grande time, dizem que a função do treinador se torna “mais fácil”, mas a realidade é que gerir um elenco recheado de estrelas e corresponder às expectativas não é para qualquer um. Helinho Garcia tinha em suas mãos a responsabilidade de conduzir um plantel estrelado e a paixão de uma cidade inteira à um título inédito. E assim ele fez; Campeão do NBB 21/22, Helinho Garcia, com méritos, recebeu o troféu Ary Vidal e foi eleito o melhor técnico do ano.
“Fiquei muito feliz. Esse reconhecimento nos dá um norte, mostra que estamos fazendo um trabalho muito bom, que estamos corretos. Fiquei muito feliz e honrado por ter sido escolhido como melhor técnico entre tantos grandes”, afirmou Helinho Garcia.
Ver essa foto no Instagram
Sob os comandos de Helinho, o Sesi Franca conseguiu uma das melhores campanhas da história do NBB, com 29 vitórias, apenas 3 derrotas e incríveis 90% de aproveitamento. Com a confiança de seu Big 3, além do auxílio de peças importantíssimas para a rodagem do elenco, o Sesi Franca foi a equipe mais eficiente, com 104,5 de média, e que mais pontuou, com 88 pontos por partida, no NBB 21/22.
“Desde o começo, eu sempre soube que teria a ajuda da base. Adyel e Márcio foram muito bem, os gringos se encaixaram como sempre, e o que falar dos três? (Georginho, Lucas Mariano e Lucas Dias) Eles fizeram o que tinha de ser feito”, disse Helinho Garcia.
Helinho carrega também o legado da família Garcia, uma das mais tradicionais do basquete brasileiro e com uma imensa história dentro da cidade. Seu pai, Hélio Rubens, foi jogador do Franca, onde foi multicampeão brasileiro e sul-americano, depois se tornou treinador, sendo mais uma vez vencedor com a camisa francana. Helinho, seguindo os mesmo passos do pai, jogou, foi campeão, e agora inicia uma nova história como treinador.
“Jogar e trabalhar em Franca no basquete é uma responsabilidade maior, mas ver o reconhecimento que é passado para nós todos os dias nos move atrás dos próximos objetivos. Essa energia, essa motivação, essa busca pelo melhor sempre, com o apoio de uma torcida que é fanática, maximiza a nossa busca por objetivos”, afirmou Helinho Garcia
A votação dos Melhores do Ano é feita por técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca