#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No topo da lista

18-06-2025 | 09:38
Por Marcius Azevedo

Com o tetracampeonato do NBB CAIXA com o Sesi Franca, Helinho Garcia se iguala a José Neto como o maior campeão entre os treinadores na história da competição

O NBB CAIXA tem um novo nome no topo do ranking de treinadores mais vitoriosos de sua história. Helinho Garcia conquistou nesta quarta-feira (18/06), com o Sesi Franca, o seu quarto título como técnico e se igualou a José Neto como o maior campeão na beira da quadra.

Referência de liderança e bastante identificado com o clube, Helinho chegou ao comando do time francano em 2016 e transformou um projeto promissor em uma dinastia. Foram conquistas consecutivas nas temporadas 2021/22, 2022/23, 2023/24 e 2024/25, consolidando o Sesi Franca como uma potência do basquete brasileiro.

Mais do que títulos, Helinho construiu uma cultura. Um estilo de jogo coletivo, intenso na defesa e inteligente, sempre baseado na confiança mútua entre elenco, comissão e torcida. Um treinador moderno, estratégico e, ao mesmo tempo, emocional, que conhece o peso da tradição francana, afinal, antes de ser treinador, defendeu o clube como jogador. Uma equipe profundamente conectado com suas raízes.

Helinho conquistou o quarto título do NBB CAIXA da carreira. Foto: João Pires/LNB

A história de Helinho no basquete é feita de continuidade, paixão e conquistas. Armador talentoso, criado em quadra por uma das maiores lendas do esporte da bola laranja, Hélio Rubens, cresceu respirando o jogo e compartilha da mesma forte relação do pai com o Sesi Franca.

Ele transformou sua vivência como jogador em visão como técnico. Sua transição para o banco foi natural, mas nada fácil. Com trabalho, paciência e estudo, ele se firmou como um dos treinadores mais respeitados do país

“É talvez uma das maiores alegrias da minha vida. Não tenho palavras para descrever por tudo que nós vivenciamos nesse tetracampeonato. Nós tivemos muitos momentos, foi uma temporada que poderíamos ter desistido ou dado alguma desculpa, lesões, derrotas, mas, acima de tudo, é uma equipe que acreditou imensamente no propósito maior que tínhamos de era chegar nesse dia que nós estamos vivendo hoje”, afirmou Helinho.

“O nosso maior desafio, do técnico, dos jogadores, é você não abrir mão dos valores que temos como equipe. Isso foi um legado que eu recebi do meu pai, do Pedroca, que leva o nome desse ginásio. É fácil falar em valores, disciplina, comprometimento, ética, respeito, só que todo dia tem de que cultivar, e essa é a maior dificuldade. Acho que essa é a mensagem gigante que deixamos hoje, de uma equipe que acreditou nos valores acima de qualquer outra coisa”, completou o treinador.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Elogios de José Neto

Agora com Helinho como companhia, José Neto elogiou o treinador do Sesi Franca. “É um feito que consagra um trabalho de excelência e consistência. Essa trajetória vitoriosa tem a marca do comando de Helinho Garcia, que, com muita competência, soube liderar e gerir a equipe ao longo dessas quatro conquistas. Tenho profunda admiração pelo trabalho que ele vem desenvolvendo, dando continuidade, com brilho, à dinastia da família Garcia no basquete brasileiro”, disse.

Dono de quatro títulos pelo Flamengo, ele relembrou do começo da carreira enfrentando o pai, Hélio Rubens. “Tive, inclusive, o privilégio de enfrentá-lo na minha primeira final de NBB CAIXA, na temporada 2012/2013, contra o Uberlândia comandado por ele. Agora, passados nove anos, Helinho chega para dividir comigo a posição de treinador mais vitorioso da história. Para mim, é uma honra ter ao meu lado, nesse seleto posto, um profissional tão competente como ele”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.