HOJE
O eternocamisa 8
Por Liga Nacional de Basquete
Lenda do basquete francano, Hélio Rubens agora tem sua camisa de número 8 eternizada no coração da Capital do Basquete, o Ginásio Pedrocão
O dia 5 de abril de 2022 ficará marcado na memória do torcedor francano. No intervalo da partida entre Sesi Franca Basquete e Basquete Unifacisa, Hélio Rubens, lenda do basquete francano como jogador e treinador, teve a sua emblemática camisa de número 8 aposentada em pleno Pedrocão.
View this post on Instagram
A cerimônia, inicialmente, aconteceria no dia 8 de janeiro, no confronto entre Franca e São Paulo, também no Pedrocão. Devido a alta nos casos de Covid-19 na época, a ação foi remarcada e aconteceu na noite desta terça-feira.
Logo no começo da partida, as homenagens já tiveram início, com os netos da lenda francana entraram em quadra com uma bola Penalty Crossover personalizada – levava a assinatura de Hélio estampada nela. A bola foi utilizada em um pulo bola simbólico e, logo em seguida, entregue, também pelos netos, paras as mãos do homenageado da noite.
Já no intervalo, a cerimônia principal foi realizada, com a entrega de uma réplica do tradicional uniforme verde, com o número 8, utilizado por Hélio quando ainda atuava. Além disso, também foi revelado de maneira oficial o outdoor em que o número utilizado por Hélio Rubens ficará eternizado no Ginásio Pedrocão.
Carreira
Hélio Rubens é dono de uma trajetória linda com a camisa francana, tendo representado as cores da equipe da Capital do Basquete dentro e à beira da quadra, como jogador e treinador. Foram mais de 800 jogos pelo Franca, com 10.132 pontos anotados.
Como jogador, Hélio foi pentacampeão brasileiro (1971, 1974, 1975, 1980 e 1981), tetracampeão paulista (1973, 1975, 1976 e 1977), tetracampeão sul-americano (1974, 1975, 1977 e 1980), além de ser vice-campeão mundial em duas oportunidades, em 1975 e 1980.
Com a Seleção Brasileira, enquanto jogador, Hélio Rubens foi a duas Olímpiadas, além de ter três medalhas em Mundiais: Bronze no Uruguai e nas Filipinas, em 67 e 70, em ordem, e Prata na Iugoslávia, em 70.
Como treinador, venceu o Pan-Americano de 99, no Canadá, com a amarelinha, além de ter sido seis vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão Sul-Americano e seis vezes campeão Paulista por clubes.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca