HOJE
Maré boa
Por Marcius Azevedo
Titular ou reserva? Henrique Coelho quer jogar e ajudar o invicto São Paulo em mais um jogo no NBB CAIXA 2024/25, agora contra o Paulistano/CORPe
Começar como titular ou vir do banco? Para Henrique Coelho, não existe diferença. O principal, segundo o armador do São Paulo, é que o atual elenco entendeu que todos são importantes para alcançar o sucesso. O Tricolor é o único invicto no NBB CAIXA 2024/25 e coloca o bom início de temporada à prova contra o Paulistano nesta quarta-feira (30/10), às 20h, no MorumBis, com transmissão do Disney+ e BasquetPass.
O São Paulo venceu Pato Basquete e Corinthians como visitante, quando Coelho esteve ausente e Ricardo Fischer começou no banco. No triunfo diante do Sesi Franca, Fischer foi titular e Coelho foi utilizado pela primeira vez na temporada no decorrer do jogo. Já contra o Bauru Basket, os papéis se inverteram, mas, ao longo da partida, o técnico Guerrinha colocou em quadra os dois armadores juntos.
“Adoro jogar com o Fischer. Conseguimos mesclar bem o jogo. Temos um jogo completamente diferente. Em quadra, conseguimos somar, cada um no seu melhor. E não temos vaidade nenhuma de saber olhar a melhor bola de cada um, o melhor momento de cada um. Estou amando jogar com o Fischer e, tenho certeza, que vai ser uma parceria longa. Espero que possamos ter sucesso nessa temporada”, afirmou Coelho.
O armador começou o NBB CAIXA 2024/25 com tudo. Coelho registra médias de 15,5 pontos, cinco rebotes e 4,5 assistências para 20 de eficiência. Segundo ele, o bom rendimento individual faz parte de um plano maior, em que todos no elenco do São Paulo sabem exatamente o que precisam fazer para alcançar o bem mai0r. Não importa se é começando como titular ou saindo do banco.
“Se for titular ou não, eu quero jogar. Vou estar ali à disposição do técnico. Estamos com um time um pouco debilitado na questão física. Temos atletas se recuperando de lesão. Eu estou voltando de lesão. Sabemos que cada um tem de dar um pouquinho a mais para poder suprir o dia em que um não está inteiro. Estamos conseguindo fazer isso e, para um time que pensa em disputar título, se tiver esse tipo de vaidade, não chega em lugar nenhum. Aqui sabemos o potencial de cada um, sabemos que todo mundo, se quisermos chegar em algum lugar, vamos precisar dos 10 jogadores pelo menos para fazermos essa rotação e não deixar o nível cair. A grande diferença nesta temporada é que estamos sabendo deixar o nível alto mesmo quando há substituições”, afirmou.
A invencibilidade não ilude o experiente jogador. Coelho, no entanto, quer aproveitar esse bom momento. O São Paulo é o único que ainda não perdeu em uma temporada que promete ser uma das mais difíceis dos últimos anos. “Esse vai ser o NBB CAIXA mais equilibrado. Sempre fazemos uma projeção de quem vai terminar entre os quatro primeiros e tudo mais. O início desse NBB CAIXA provou totalmente o contrário, equipes mais equilibradas, mais estudadas, com um nível técnico maior. Os jogos vão ser decididos nos detalhes, não tem mais equipe boba. E agora, que estamos invictos, todo mundo vai vir diferente para tentar nos derrubar, principalmente, nos jogos em casa, que são sempre valiosíssimos”, disse o armador.
“Temos de continuar jogando, aproveitando essa maré boa, porque sabemos que o jogo pode mudar a qualquer momento. Temos de fazer o máximo para não sairmos da nossa casa com uma derrota. Mas, enquanto estivermos nessa disposição, vamos tentar remar mais e o melhor possível para poder ganhar mais jogos consecutivos”, completou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.