HOJE
Hermano na área
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Sorocabana acerta contratação do ala/armador argentino Matías Nocedal para a sequência do NBB 7; jogador possui larga experiência no basquete europeu

Com extenso currículo no basquete europeu, Nocedal viverá sua primeira experiência em solo brasileiro (Divulgação)
A Liga Sorocabana terá um “sotaque hermano” para a sequência do NBB 7. Na manhã desta segunda-feira, a equipe do interior paulista anunciou a contratação do ala/armador argentino Matías Nocedal, de 24 anos e 1,92m de altura, para o restante da temporada 2014/2015 do maior campeonato de basquete do país.
Apesar da pouca idade, Nocedal possui grande experiência no basquete internacional. Um dos grandes nomes de sua geração, o ala/armador deixou seu país natal aos 17 anos e partiu para a Europa. No Velho Continente, o novo reforço sorocabano passou por TAU Cerámica/Baskonia (Espanha), Bruesa GBC (Espanha), AB Mérida (Espanha), TAU Cerámica/Baskonia (Espanha), CB Vic (Espanha), Aguas de Sousas Ourense (Espanha) e Fileni Jesi (Itália).
Junto do extenso currículo em solo europeu, Nocedal também possui um longo histórico de passagens por seleções argentinas de base. O ala/armador foi um dos destaques dos dois títulos seguidos conquistados pelos hermanos, em 2007, no Sul-Americano Sub-17, e em 2008, na Copa América Sub-18. No ano seguinte, em 2009, o jogador foi o cestinha do selecionado argentino no Mundial Sub-19, realizado em Praga (CZE), com média de 13,5 pontos por jogo.
“Trata-se de um reforço importante, pois o Nocedal é um jogador jovem, mas que tem uma experiência boa, pois já atuou em países fortes em termos de basquete, como Espanha e Argentina, além de ter defendido o selecionado do seu país, inclusive disputando o Mundial Sub-19 em 2009. Por isso, tenho certeza que ele irá agregar bastante ao nosso time, nos ajudando bastante no restante da temporada”, analisou o técnico e presidente da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues.
Nocedal, que estava no Weber Bahia (ARG), será o sétimo argentino na disputa do NBB 7. Em solo brasileiro, o atleta encontrará outros seis compatriotas: Nicolás Laprovitolla e Walter Hermmann, do Flamengo, Marcos Mata e Juan Figueroa, do Franca Basquete, e Maxi Stanic e Nicolás Gianella, do Palmeiras.
“O Matías vem ao Brasil procurando abrir o mercado, assim como fizeram os seus compatriotas que estão atuando por aqui. Para o nosso time, é a primeira vez que contratamos um atleta argentino e estamos com boa expectativa”, complementou Rinaldo. que terá que aguardar a regularização do jogador para poder utilizá-lo nas partidas.
Recentemente, a Liga Sorocabana também acertou a contratação do pivô Marcão, que disputou a última edição do NBB pelo Palmeiras/Meltex. Como foi punido por três jogos pelo STJD por conta de um incidente ainda quando atuava pela equipe alviverde, o jogador ainda não pôde estrear pela agremiação do interior do Estado de São Paulo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca