HOJE
Hermano na área
Por Liga Nacional de Basquete
Liga Sorocabana acerta contratação do ala/armador argentino Matías Nocedal para a sequência do NBB 7; jogador possui larga experiência no basquete europeu
A Liga Sorocabana terá um “sotaque hermano” para a sequência do NBB 7. Na manhã desta segunda-feira, a equipe do interior paulista anunciou a contratação do ala/armador argentino Matías Nocedal, de 24 anos e 1,92m de altura, para o restante da temporada 2014/2015 do maior campeonato de basquete do país.
Apesar da pouca idade, Nocedal possui grande experiência no basquete internacional. Um dos grandes nomes de sua geração, o ala/armador deixou seu país natal aos 17 anos e partiu para a Europa. No Velho Continente, o novo reforço sorocabano passou por TAU Cerámica/Baskonia (Espanha), Bruesa GBC (Espanha), AB Mérida (Espanha), TAU Cerámica/Baskonia (Espanha), CB Vic (Espanha), Aguas de Sousas Ourense (Espanha) e Fileni Jesi (Itália).
Junto do extenso currículo em solo europeu, Nocedal também possui um longo histórico de passagens por seleções argentinas de base. O ala/armador foi um dos destaques dos dois títulos seguidos conquistados pelos hermanos, em 2007, no Sul-Americano Sub-17, e em 2008, na Copa América Sub-18. No ano seguinte, em 2009, o jogador foi o cestinha do selecionado argentino no Mundial Sub-19, realizado em Praga (CZE), com média de 13,5 pontos por jogo.
“Trata-se de um reforço importante, pois o Nocedal é um jogador jovem, mas que tem uma experiência boa, pois já atuou em países fortes em termos de basquete, como Espanha e Argentina, além de ter defendido o selecionado do seu país, inclusive disputando o Mundial Sub-19 em 2009. Por isso, tenho certeza que ele irá agregar bastante ao nosso time, nos ajudando bastante no restante da temporada”, analisou o técnico e presidente da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues.
Nocedal, que estava no Weber Bahia (ARG), será o sétimo argentino na disputa do NBB 7. Em solo brasileiro, o atleta encontrará outros seis compatriotas: Nicolás Laprovitolla e Walter Hermmann, do Flamengo, Marcos Mata e Juan Figueroa, do Franca Basquete, e Maxi Stanic e Nicolás Gianella, do Palmeiras.
“O Matías vem ao Brasil procurando abrir o mercado, assim como fizeram os seus compatriotas que estão atuando por aqui. Para o nosso time, é a primeira vez que contratamos um atleta argentino e estamos com boa expectativa”, complementou Rinaldo. que terá que aguardar a regularização do jogador para poder utilizá-lo nas partidas.
Recentemente, a Liga Sorocabana também acertou a contratação do pivô Marcão, que disputou a última edição do NBB pelo Palmeiras/Meltex. Como foi punido por três jogos pelo STJD por conta de um incidente ainda quando atuava pela equipe alviverde, o jogador ainda não pôde estrear pela agremiação do interior do Estado de São Paulo.