HOJE
Hermanos convocados
Por Liga Nacional de Basquete
Após amistosos internacionais, técnico Julio Lamas define elenco e seleção argentina contará com três jogadores do NBB para a disputa da Copa do Mundo
Faltando 18 dias para a Copa do Mundo de Basquete, a Argentina divulgou sua convocação final para a competição. Entre os 12 jogadores escolhidos pelo técnico Julio Lamas para ir à Espanha, três disputarão a sétima edição do NBB: o armador Nicolás Laprovittola e o ala Walter Herrmann, ambos do Flamengo, e o ala Marcos Mata, jogador do Vivo/Franca.
Eleito o Melhor Armador do NBB6, Laprovittola fará sua estreia pelo time celeste e branco em um torneio intercontinental. Após participar do Campeonato Sul-Americano, na Venezuela, do Desafio BRA de Basquete, no Rio de Janeiro, e do Torneio Três Nações, em Buenos Aires, o armador campeão do NBB e da Liga das Américas 2014 recebeu um voto de confiança do técnico argentino e terá uma chance no Mundial 2014.
Outro “hermano” do NBB é o ala Marcos Mata, que vai para sua segunda Copa do Mundo de Basquete na carreira – a primeira foi em 2010, na Turquia. Aos 28 anos, o novo reforço francano chega para o Mundial da Espanha com experiência de ter participado dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Recém-contratado pelo Flamengo, Walter Herrman, é “velho de guerra” da seleção de seu país. O ala, de 35 anos, esteve presente na conquista do histórico ouro olímpico em Atenas, em 2004, e do quarto lugar no Campeonato Mundial do Japão, em 2006. No duelo contra o Brasil, válido pelo Torneio Três Nações, na última sexta-feira, o jogador teve bom desempenho e marcou 12 pontos.
Além dos jogadores do NBB, a seleção hermana conta com nomes experientes, como o ala/pivô Luis Scola, 34 anos, cestinha do Mundial de 2010, com média de 27,2 pontos por jogo, o ala/pivô Leo Gutierrez, de 36 anos, o ala Andrés Nocioni, também de 36, o armador Pablo Prigioni, de 37, além do próprio ala Walter Herrmann, de 35.
Juntos dos “veteranos” da seleção argentina, estão alguns jovens e promissores atletas da nova geração platense, como os armadores Facundo Campazzo, de 23 anos, e Laprovittola, de 24, os alas/pivôs Matías Bortolin e Tayavek Gallizzi, ambos de 21 anos, e o pivô Marcos Delía, de 22 anos.
No último Mundial de Basquete, em 2010, na Turquia, a Argentina chegou até as quartas de final e ficou com a quinta colocação. Para a Copa do Mundo de 2014, os “hermanos” não contarão com o seu principal jogador. Manu Ginobili, ala/armador do San Antonio Spurs, atual campeão da NBA, foi vetado de participar do torneio por sua equipe devido a uma fratura por stress na perna direita.
Outros importantes desfalques da seleção argentina para o Mundial são os do ala Carlos Delfino, do Milwaukee Bucks (NBA), que se recupera de uma fratura no pé direito, e do ala/pivô Juan “Pipa” Gutierrez, do CB Canária (Espanha), diagnosticado com uma artrose no quadril.
A Seleção da Argentina ainda terá três jogos preparatórios para a Copa do Mundo da Espanha. Nos dias 16 e 17 de agosto, enfrenta a Sérvia e o vencedor do duelo entre Turquia e Porto Rico em um quadrangular na cidade sérvia de Belgrado. No dia 25 de agosto, a cinco dias do campeonato mundial, enfrenta a Espanha em um amistoso em Madrid.
Confira a lista de convocados da seleção Argentina para a Copa do Mundo da Espanha:
Armadores: Nicolas Laprovittola (Flamengo), Facundo Campazzo (Real Madrid – ESP), Pablo Prigioni (New York Knicks – NBA)
Ala/armador: Selem Safar (Obras Sanitarias – ARG)
Alas: Walter Herrmann (Flamengo), Marcos Mata (Franca), Andrés Nocioni (Real Madrid – ESP)
Alas/pivôs: Leo Gutierrez (Peñarol – ARG), Matías Bortolin (Atenas de Córdoba – ARG), Tayavek Gallizzi (Quilmes – ARG)
Pivô: Marcos Delía (Obras Sanitarias – ARG)