#JOGAJUNTO

Rio 2016

Herói olímpico!

21-08-2016 | 06:20
Por Liga Nacional de Basquete

Presente também nas conquistas de Pequim 2008 e Londres 2012, Carmelo Anthony se torna o primeiro jogador a conquistar três medalhas de ouro olímpicas na história

Carmelo Anthony e os anéis olímpicos: atleta entrou para a galeria dos heróis dos Jogos (FIBA/Divulgação)

Melhor entre os melhores: Carmelo Anthonu entrou para a galeria dos heróis dos Jogos Olímpicos (FIBA/Divulgação)

Carmelo Anthony fez história e marcou de vez seu nome na história do esporte. Presente também nas conquistas norte-americanas em Pequim 2008 e Londres 2012, o jogador de 32 anos chegou à sua terceira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos com a conquista no Rio de Janeiro e se tornou o primeiro atleta a atingir tal feito no basquete masculino.

Único atleta a participar dos últimos três torneios olímpicos pela equipe dos Estados Unidos, o ala do New York Knicks escreveu seu nome na história do esporte como único tricampeão. Além disso, Carmelo ainda assumiu o posto de maior cestinha da história de seu país nas Olimpíadas, com 336 pontos em 31 jogos realizados.

Atleta mais experiente do elenco dos Estados Unidos nesta edição dos Jogos, Anthony fechou sua participação no Rio de Janeiro com médias de 12,1 pontos e 5,2 rebotes por jogo. Sua melhor atuação individual aconteceu no duelo diante da Austrália na primeira fase, em que anotou nove bolas de três pontos e totalizou 31 pontos.

“Nada estava garantido, mas sempre confiei os meus companheiros de equipe e comissão técnica. Foram eles que nos levaram ao terceiro ouro seguido. Não foi fácil, mas esta viagem aqui para o Rio , que começou em Las Vegas (para os treinamentos), teve um grande final”, disse Carmelo .

Além do tricampeonato olímpico, Carmelo também atuou pelo selecionado norte-americano no bronze conquistado nos Jogos de Atenas 2004 e igualou Gennady Volnov e Sergey Belov, ambos da extinta União Soviética, como atleta com maior número de medalhas olímpicas (quatro) .

Outras aparições de Melo com a camisa de seu país foram no Campeonato Mundial de 2006, em que a equipe ficou na terceira posição, e no título da Copa América de 2007. Ao final da decisão diante da Sérvia, Anthony colocou um ponto final em sua história com a camisa dos Estados Unidos e anunciou sua aposentadoria da seleção.

“Estou muito feliz e é um momento muito especial para mim. Mas eu sabia que esse seria o fim da linha para mim na seleção. Estou muito emocionado”, disse Carmelo às lágrimas, ainda na quadra, em entrevista logo após o fim da final olímpica.

Carmelo Anthony se despede da seleção norte-americana como maior atleta olímpico da história (FIBA/Divulgação)

Carmelo Anthony se despede da seleção norte-americana como maior atleta olímpico da história (FIBA/Divulgação)