HOJE
Histórianão falta
Por Douglas Carraretto
Protagonistas de confrontos importantes recentemente, Basquete Cearense e Mogi ficam frente a frente nesta quarta, em Salvador
A semana movimentada do NBB CAIXA 16/17 terá um confronto mais do que aguardado para Mogi das Cruzes/Helbor e Solar Cearense. Rivais nos playoffs da edição passada, as equipes ficarão frente a frente pela segunda vez nesta edição, nesta quarta-feira (22/02), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Os dois times se encontraram na fase quartas de final do NBB CAIXA 15/16. Depois de realizar a melhor campanha de sua história dentro da fase de classificação da competição, com 19 vitórias e nove derrotas e a quarta colocação da tabela, o Basquete Cearense acabou eliminado pelo Mogi nos playoffs, por 3 a 1, em série emocionante.

Em série emocionante, Mogi venceu Basquete Cearense por 3 a 1 e eliminou time nordestino do NBB CAIXA 15/16 (João Pires/LNB)
A vitória mogiana na série ainda valeu a classificação para a Liga Sul-Americana deste ano, que o time paulista aproveitou da melhor forma possível. Com três vitórias e nenhuma derrota nas finais, diante do Weber Bahía, da Argentina, os comandados de Guerrinha comemoraram sua segunda conquista na temporada (equipe também foi campeã paulista) e o primeiro título continental da história do Mogi.
Nesta edição, o Mogi também levou a melhor no confronto direto entre os times. Com uma atuação avassaladora, a equipe paulista praticamente liquidou a partida no segundo quarto, em que venceu por 33 a 8. Ao fim do confronto, vitória mogiana por 92 a 75, com destaque para Caio Torres (21 pontos e sete rebotes) e Shamell (18 pontos).
+Quer ajudar a definir quem irá para o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA? Entre e vote!
Os cearenses chegam para o confronto desta quarta bem motivados. Depois de bater o Banrisul/Caxias do Sul, por 88 a 78, os comandados de Alberto Bial conseguiram uma grande virada e venceram o Vasco da Gama, por 89 a 80, com direito a prorrogação, ampliando sua sequência positiva no NBB CAIXA 16/17.
“Esse jogo de volta contra Mogi é muito importante para o Solar Cearense. Como vivemos um momento de ascensão, nada melhor que uma partida assim para avaliarmos se realmente estamos nesse crescimento que a gente sente. Não podemos ficar nos achando. Temos que manter os pés no chão e a simplicidade, que são a tônica do Solar Cearense. É a cara dos nossos valores, da minha postura como técnico”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.
O Mogi também chega ao jogo de bom humor, já que na última quinta-feira (16/02) a equipe teve uma de suas melhores atuações na temporada. Muito dominante no segundo e terceiro quarto, o time paulista superou o Macaé Basquete, por 90 a 69, com cinco atletas atingindo os dois dígitos de pontuação: Shamell (17), Elinho (15), Larry Taylor (14), Tyrone (13) e Filipin (11).
“O Duda e o Davi têm muito volume no ataque e precisamos inverter algumas situações e dar volume para outros que não tem. Isso é importante em um jogo como esse. Se o time adversário não tiver uma resposta para isso para nós é favorável”, comentou o treinador Guerrinha, do Mogi.

Em uma de suas melhores atuações no NBB CAIXA 16/17, o Mogi venceu o Macaé, por 90 a 69, em seu último jogo (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca