HOJE
Celeiro de talentos
Por Liga Nacional de Basquete
Edição de 2025 da Liga de Desenvolvimento de Basquete começa nesta quinta-feira (26/06), com 22 equipes e promessa de meses de disputas intensas até conhecermos o campeão
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete – chega à sua edição de 2025 consolidada como o principal celeiro de talentos do basquete brasileiro. Criada com o objetivo de desenvolver atletas até 22 anos, o torneio se tornou uma referência na formação de jogadores e na preparação de jovens para os desafios da elite da modalidade nacional e internacional. A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Ao longo dos anos, nomes que hoje brilham no NBB CAIXA, na seleção brasileira e até em ligas internacionais deram seus primeiros passos profissionais na LDB. A competição representa uma ponte sólida entre as categorias de base e o basquete adulto, oferecendo estrutura, visibilidade e alto nível técnico em todas as etapas.

Paulistano é o atual bicampeão da LDB. Foto: João Pires/LNB
A primeira janela da LDB 2025 começa nesta quinta-feira (26/06), com jogos pelo Grupo A, no Antonio Prado Jr., ginásio do Club Athletico Paulistano. A abertura será entre Corinthians e Instituto Viva Vida/CETAF, às 9h, com transmissão do YouTube do NBB. As disputas pelo Grupo B têm início no dia seguinte, com Maringá e Pato Basquete, às 9h, no Prof. Hugo Ramos, o Hugão, em Mogi das Cruzes.
A segunda etapa do Grupo A terá duas sedes, uma em São Paulo (Corinthians) e outra no Rio (Flamengo). O Grupo B, por sua vez, terá uma sede em São Paulo (Pinheiros) e outra em Santa Cruz do Sul (RS). Os jogos serão disputados entre os dias 29 de julho e 4 de agosto. Veja tabela completa.
Serão meses de disputa intensa entre os principais clubes formadores do país, com jogos transmitidos ao vivo e estatísticas detalhadas. Com 11 equipes em cada grupo, os quatro melhores de cada chave avançam à disputa pelo título da Série Ouro, enquanto os demais competem pelas Séries Prata e Bronze.
Atual bicampeão da LDB, o Paulistano parte em busca do terceiro título consecutivo. O Pinheiros é o maior campeão da história, levantando o troféu em 2015, 2018, 2019, 2021 e 2022.
Veja todos os campeões da LDB:
2011: Flamengo
2012: Bauru Basket
2013: Flamengo
2014/15: Basquete Cearense
2015 Pinheiros
2016: Série Ouro: Franca. Série Prata: Basquete Curitiba
2017/18: Paulistano
2018: Pinheiros
2019: Pinheiros
2020: Não foi realizada por causa da pandemia de covid-19
2021: Pinheiros
2022: Pinheiros
2023: Paulistano
2024: Série Ouro: Paulistano. Série Prata: São Paulo. Série Bronze: Vasco/Tijuca
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca