#JOGAJUNTO

NBB Caixa

História das Finais

03-06-2024 | 05:03
Por Marcius Azevedo

Nada menos que 8 das 10 séries decisivas do NBB CAIXA, disputadas em melhor de cinco jogos, foram vencidas pela equipe que ganhou o jogo 1

O retrospecto histórico das Finais do NBB CAIXA está ao lado do Sesi Franca neste momento. O Flamengo terá de mudar um cenário favorável ao time que vence o primeiro jogo da série melhor de cinco jogos para evitar o tricampeonato do adversário e conquistar o seu oitavo título.

Sesi Franca tem o histórico em finais ao seu lado contra o Flamengo. Foto: Marcos Limonti/SFB

Nada menos que 8 das 10 séries de Finais do NBB CAIXA, disputadas em melhor de cinco jogos, foram vencidas pela equipe que ganhou o jogo 1. Ou seja, apenas duas vezes quem saiu atrás no confronto conseguiu reverter e sair campeão.

Coincidentemente, o Sesi Franca foi o último que alcançou tal façanha. Foi na temporada passada, quando perdeu o jogo 1 para o São Paulo por 98 a 88, no Pedrocão. Depois venceu os dois confrontos no Morumbi, perdeu novamente em casa e confirmou o bicampeonato com um triunfo por 92 a 68, em seu ginásio, fechando por 3 a 2.

A outra virada em Finais do NBB CAIXA foi mais complicada e aconteceu na temporada 2016/17, em uma disputa imprevisível. A decisão foi entre Bauru Basket e Paulistano, que terminaram em quinto e sexto, respectivamente, na fase regular. Foi a primeira vez na história da competição que os três primeiros não brigaram pelo título.

Naquela oportunidade, o Paulistano abriu 2 a 0, sendo o primeiro em casa, no Antonio Prado Jr., e outro no Panela de Pressão. O Bauru Basket conquistou três vitórias consecutivas para faturar o seu primeiro título na história. O triunfo derradeiro foi por 92 a 73, no Gigantão, em Araraquara.

“Os números são ilustrativos, teóricos, mas, na prática, sabemos que precisamos vencer três jogos para conquistar o tricampeonato do NBB CAIXA. Estamos batalhando diariamente, treino após treino, jogo após jogo, e vamos atrás da segunda vitória na série na quinta-feira com todo o empenho e dedicação”, afirmou o técnico Helinho Garcia.

Pelo lado do Flamengo, o armador Franco Balbi confia no trabalho para reverter o quadro. “Nós estamos focados no próximo jogo. Trabalhando muito, fazendo os ajustes necessários. Os números mostram a dificuldade do que temos pela frente, mas eles não entram em quadra. Vamos pensar em um jogo de cada vez”, disse o argentino.

O jogo 2 entre Sesi Franca e Flamengo acontece nesta quinta-feira (06/06), às 19h, no Pedrocão, com transmissão da ESPN, sportv, YouTube do NBB CAIXA, NBB BasquetPass, Jumper e FlaTV. A terceira partida está agendada para sábado, novamente no mesmo local, às 17h1o.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.