HOJE
Históricofavorável
Por Liga Nacional de Basquete
Às vésperas da decisão das Finais, Bauru confia no ótimo retrospecto em Jogos 5 na história do NBB CAIXA; time nunca perdeu como como mandante
Um dos sete times a disputar todas as nove temporadas do NBB CAIXA, o Gocil/Bauru fará o seu sexto Jogo 5 nos playoffs da competição, o segundo consecutivo nas Finais do principal campeonato do basquete nacional. A partida decisiva ocorrerá no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), com mando da equipe do interior paulista, que em quatro quintos confrontos de uma série nesta situação, jamais foi derrotada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Ao todo são quatro vitórias para Bauru em Jogos 5 e uma derrota. O resultado negativo ocorreu exatamente na única partida decisiva de uma série que o time jogou fora de casa, nas Finais da edição anterior, diante do Flamengo, por 100 a 66. Os triunfos bauruenses conquistados dentro de casa vieram duas vezes diante do Sesi Franca Basquete, nas quartas de final do NBB CAIXA 12/13 e 14/15, uma vez contra o Mogi das Cruzes/Helbor, na semifinal da temporada 14/15, e na recente semifinal desta edição, diante do EC Pinheiros.
A primeira das vitórias ocorreu no Ginásio Panela de Pressão. Depois de começar a série perdendo, o Bauru se recuperou, virou o confronto, sofreu o empate no Jogo 4 e teve que decidir na quinta partida. Com uma atuação gigante de Larry Taylor, dono de 27 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, o Dragão venceu o Franca, por 78 a 71, e avançou pela primeira vez às semifinais do NBB CAIXA.
Dois anos depois, novamente nas quartas de final e diante do mesmo rival, o Bauru venceu os Jogos 1 e 3, foi derrotado no 2 e 4, e voltou ao Panela de Pressão para a partida decisiva. Desta vez, Hettsheimeir (24 pontos e nove rebotes), o remanescente Alex Garcia (15 pontos e nove rebotes) e Ricardo Fischer (12 pontos e dez assistências), se destacaram e levaram os bauruenses à vitória, por 78 a 72, e a segunda vez às semifinais da competição.
Após eliminar o Franca, o Bauru teve uma verdadeira batalha na série diante do Mogi. Após estar perdendo por 2 a 1, o Dragão venceu o Jogo 4 fora de casa, por 98 a 91, após duas prorrogações e trouxe o quinto duelo mais uma vez para o Panela. Lá, seis bauruenses anotaram mais de dez pontos, Hettsheimeir (22), Alex (18), Robert Day (16), Ricardo Fischer (15), Murilo (13) e Larry (11), e venceram, por 77 a 65, chegando às primeiras Finais do NBB CAIXA na história do time.
Nas semifinais deste NBB CAIXA, o time do interior paulista protagonizou uma virada ainda maior. Enfrentando o embalado Pinheiros, que vinha de eliminar o tetracampeão Flamengo, o Bauru iniciou a série perdendo por 2 a 0. Após vitórias grandiosas nos Jogos 3 e 4, os comandados de Demétrius voltaram para casa e fizeram um Jogo 5 nervoso. Dominado pelas defesas, a partida se caminhou para os bauruenses, que contaram com uma grande atuação de Jefferson (17 pontos, 11 rebotes e sete assistências), e saíram com a vitória, por 66 a 60, e classificação para terceira decisão seguida da competição.
Assim como nas semifinais, o Bauru iniciou às Finais do NBB CAIXA desta temporada perdendo por 2 a 0 e lutou muito para levar a série ao Jogo 5. Mesmo que desta vez não seja no Ginásio Panela de Pressão, o time do interior paulista já provou no Jogo 3 que Araraquara (SP) pode ser sua casa, com uma vitória por 91 a 79 e a torcida lotando o Ginásio Gigantão. A decisão é no sábado (17/06), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band e dos canais SporTV.