#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Históricofavorável

13-06-2017 | 06:46
Por Liga Nacional de Basquete

Às vésperas da decisão das Finais, Bauru confia no ótimo retrospecto em Jogos 5 na história do NBB CAIXA; time nunca perdeu como como mandante

Um dos sete times a disputar todas as nove temporadas do NBB CAIXA, o Gocil/Bauru fará o seu sexto Jogo 5 nos playoffs da competição, o segundo consecutivo nas Finais do principal campeonato do basquete nacional. A partida decisiva ocorrerá no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP), com mando da equipe do interior paulista, que em quatro quintos confrontos de uma série nesta situação, jamais foi derrotada.

Com quatro vitórias e apenas uma derrota em Jogos 5, Bauru vai decidir NBB CAIXA pela segunda vez seguida em uma quinta partida (Fotojump/LNB)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Ao todo são quatro vitórias para Bauru em Jogos 5 e uma derrota. O resultado negativo ocorreu exatamente na única partida decisiva de uma série que o time jogou fora de casa, nas Finais da edição anterior, diante do Flamengo, por 100 a 66. Os triunfos bauruenses conquistados dentro de casa vieram duas vezes diante do Sesi Franca Basquete, nas quartas de final do NBB CAIXA 12/13 e 14/15, uma vez contra o Mogi das Cruzes/Helbor, na semifinal da temporada 14/15, e na recente semifinal desta edição, diante do EC Pinheiros.

A primeira das vitórias ocorreu no Ginásio Panela de Pressão. Depois de começar a série perdendo, o Bauru se recuperou, virou o confronto, sofreu o empate no Jogo 4 e teve que decidir na quinta partida. Com uma atuação gigante de Larry Taylor, dono de 27 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, o Dragão venceu o Franca, por 78 a 71, e avançou pela primeira vez às semifinais do NBB CAIXA.

Bauruenses chegaram pela primeira vez às Finais ao vencer Mogi no Jogo 5 das semifinais do NBB CAIXA 14/15 (João Pires/LNB)

Dois anos depois, novamente nas quartas de final e diante do mesmo rival, o Bauru venceu os Jogos 1 e 3, foi derrotado no 2 e 4, e voltou ao Panela de Pressão para a partida decisiva. Desta vez, Hettsheimeir (24 pontos e nove rebotes), o remanescente Alex Garcia (15 pontos e nove rebotes) e Ricardo Fischer (12 pontos e dez assistências), se destacaram e levaram os bauruenses à vitória, por 78 a 72, e a segunda vez às semifinais da competição.

Após eliminar o Franca, o Bauru teve uma verdadeira batalha na série diante do Mogi. Após estar perdendo por 2 a 1, o Dragão venceu o Jogo 4 fora de casa, por 98 a 91, após duas prorrogações e trouxe o quinto duelo mais uma vez para o Panela. Lá, seis bauruenses anotaram mais de dez pontos, Hettsheimeir (22), Alex (18), Robert Day (16), Ricardo Fischer (15), Murilo (13) e Larry (11), e venceram, por 77 a 65, chegando às primeiras Finais do NBB CAIXA na história do time.

Na semifinal, Bauru reverteu série após estar perdendo por 2 a 0 e tentará repetir feito neste sábado (João Pires/LNB)

Nas semifinais deste NBB CAIXA, o time do interior paulista protagonizou uma virada ainda maior. Enfrentando o embalado Pinheiros, que vinha de eliminar o tetracampeão Flamengo, o Bauru iniciou a série perdendo por 2 a 0. Após vitórias grandiosas nos Jogos 3 e 4, os comandados de Demétrius voltaram para casa e fizeram um Jogo 5 nervoso. Dominado pelas defesas, a partida se caminhou para os bauruenses, que contaram com uma grande atuação de Jefferson (17 pontos, 11 rebotes e sete assistências), e saíram com a vitória, por 66 a 60, e classificação para terceira decisão seguida da competição.

Assim como nas semifinais, o Bauru iniciou às Finais do NBB CAIXA desta temporada perdendo por 2 a 0 e lutou muito para levar a série ao Jogo 5. Mesmo que desta vez não seja no Ginásio Panela de Pressão, o time do interior paulista já provou no Jogo 3 que Araraquara (SP) pode ser sua casa, com uma vitória por 91 a 79 e a torcida lotando o Ginásio Gigantão. A decisão é no sábado (17/06), às 14h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band e dos canais SporTV.