HOJE
Memórias que impulsionam
Por Marcius Azevedo
Nas últimas duas temporadas, KTO Minas esteve na situação que está agora, perdendo por 2 a 1 na série contra o Sesi Franca, e venceu o Jogo 4, forçando uma definição na derradeira partida
Perdendo por 2 a 1 na série melhor de cinco pelas Finais do NBB CAIXA 2024/25, o KTO Minas entra em quadra com um aliado poderoso para enfrentar o Sesi Franca, nesta quarta-feira (18/04), às 18h30, no Ginásio do Pedrocão. Nas duas últimas edições, o time mineiro chegou para o Jogo 4 contra o mesmo adversário em situação idêntica e conquistou uma vitória para forçar o quinto confronto.

Paranhos esteve presente nas duas séries contra o Sesi Franca em que o KTO Minas venceu o Jogo 4. Foto: Hedgard Moraes;MTC
Na temporada passada, pela semifinal, o KTO Minas contou com grande atuação de Alexandre Paranhos, que terminou o jogo com um duplo-duplo de 20 pontos e 14 rebotes, para vencer por 93 a 91, após duas prorrogações. Na sequência da série, no entanto, o Sesi Franca conquistou uma vitória no quinto e decisivo confronto, em casa, avançando à final.
A situação já havia acontecido na temporada 2022/23, também em uma série melhor de cinco pelas semifinais. O KTO Minas chegou pressionado por uma possível eliminação no Jogo 4 no Pedrocão e conquistou uma vitória. À época, o armador Alexey Borges foi o nome do triunfo mineiro por 93 a 90, alcançando um duplo-duplo de 23 pontos e 10 assistências para 34 de eficiência.
Neste momento, em que uma derrota dá o título ao Sesi Franca, Léo Costa espera uma resposta positiva do elenco. “Sem dúvida, o aspecto emocional será fundamental na partida, até porque é um jogo com caráter eliminatório e jogaremos valendo todo o nosso esforço da temporada com o intuito de prolongar a série e nos mantermos com chances de disputar o título”, afirmou o treinador.
“Conseguimos equilibrar o Jogo 3, que teve uma dinâmica bem diferente do segundo, mas, mesmo assim, não foi suficiente. Temos de elevar o nível na próxima partida se quisermos nos manter vivos na competição. Tenho certeza de que a equipe irá reagir bem, como já fez em outros momentos de maior pressão”, completou.
Presente nas duas séries semifinais, o capitão Alexandre Paranhos indica o caminho para o KTO Minas vencer e forçar o quinto jogo. É o momento, segundo ele, de reestabelecer o mesmo padrão de atuações que foram responsáveis por colocar o time mineiro no topo da tabela na fase de classificação e levá-lo à final sem nenhuma derrota nos playoffs.
“Sabemos que, se tratando de uma série de playoff, altos e baixos podem acontecer, tanto dentro do jogo quanto da série, e estamos com bastante tranquilidade e pés no chão para buscar os ajustes que precisamos fazer para retomar a qualidade do nosso jogo, da nossa filosofia que foi implantada desde o começo da temporada. Precisamos colocar esses aspectos em quadra e que eles possam fazer diferença para sairmos com a vitória e empatar a série”, afirmou o pivô.
“Desde o início, tínhamos muito os pés no chão e sabíamos muito bem o time que iríamos estar enfrentando, da qualidade deles e que seria um confronto muito difícil. Ainda continuamos fazendo ajustes para poder reverter essa situação. A série não acabou, tem um jogo muito decisivo na quarta-feira e estamos nos preparando para esse confronto”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca