HOJE
Homem de aço
Por Liga Nacional de Basquete
Shamell supera lesão no joelho no terceiro quarto e lidera Mogi das Cruzes à vitória diante do Brasília e à classificação ao Final Four da Liga Sul-Americana

Shamell foi o grande cestinha do Mogi na partida, com 23 pontos (Cleomar Macedo/Divulgação)
O Mogi das Cruzes/Helbor garantiu sua classificação para o Final Four da Liga Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o time que sedia o Grupo F da competição superou o UniCEUB/BRB/Brasília, por 92 a 70, e conquistou sua segunda vitória na etapa, mesma campanha do Paschoalotto/Bauru, que na partida de abertura do dia venceu o Comunikt, do Equador.
Os dois times brasileiros se juntam a Boca Juniors, da Argentina, e Malvín, do Uruguai, na disputa pelo título da competição continental. Mogi e Bauru ainda voltam à quadra nesta quinta-feira brigando pela liderança do grupo. A equipe vencedora enfrentará o Malvín na semifinal, já o segundo colocado terá o Boca Juniors na disputa da primeira fase do Final Four.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas do confronto entre Mogi e Brasília
Para sair vitorioso e classificado de quadra, o Mogi das Cruzes contou com a brilhante atuação do ala Shamell. O norte-americano não se abalou com uma lesão no joelho sofrida no final do terceiro quarto e foi o cestinha da partida com 23 pontos.
“Hoje foi muito difícil para mim. Perdi meu sogro ontem à noite e estou muito emocionado. Não sou de chorar, mas foram momentos muito difíceis”, comentou Shamell. “A felicidade que sinto de poder ajudar meu time a conseguir essa vitória me fez superar tudo”, completou.
Quem também se destacou pelo lado da equipe paulista foram o ala/pivô Tyrone Curnell e o ala Guilherme Filipin, que contribuíram com mais 19 pontos cada um.
O Jogo
Apoiado pela fanática torcida mogiana, os donos da casa tentaram impor o ritmo do jogo nos primeiros minutos e abriram 10 a 2 no placar. Com boa atuação do ala/pivô Ronald, autor de oito pontos no primeiro quarto, o Brasília se recuperou na partida e chegou a ficar apenas três pontos atrás (17 a 14). Porém, Shamell e companhia ampliaram novamente a diferença no final da primeira etapa, 22 a 14.
O Brasília não contou com a atuação do armador Fúlvio, lesionado, mas o norte-americano Darrington Hobson liderou a equipe da Capital Federal no segundo quarto. Com duas bolas de 3 pontos seguidas, o jogador ajudou a equipe visitante a encostar de novo no marcador (24 a 22). Só que do mesmo jeito que ocorreu nos primeiros 10 minutos, o Mogi das Cruzes teve a tranquilidade para segurar a frente do marcador.
Com uma bola de 3 do armador Elinho, os mogianos colocaram 11 pontos de frente, a maior vantagem do jogo (39 a 28). E nesse ritmo, o Mogi fechou a primeira metade do confronto vencendo por 42 a 33.
O time de Brasília voltou mais atento nos primeiros momentos do terceiro quarto. Com boa atuação do pivô Lucas Cipolini os brasilienses começaram a reação no jogo, mas só conseguiram diminuir a diferença para quatro pontos (60 a 56). O time paulista soube aproveitar bem o garrafão com Paulão Prestes e Tyrone Curnell e voltou a abrir no marcador.
Com menos de três minutos para o final do terceiro período, o ala Shamell assustou a torcida no Ginásio Hugo Ramos, quando virou o joelho esquerdo na luta por um rebote defensivo e teve que sair de quadra com a ajuda dos companheiros. Para a alegria dos torcedores, a lesão não foi grave e Shamell retornou para o jogo no último período.
Vencendo por 67 a 58, o Mogi das Cruzes teve a tranquilidade para administrar o resultado até o final do jogo. As bolas de fora fizeram a diferença pelo time mogiano, que além de segurar o placar conseguiu ainda ampliar a vantagem para 22 pontos e sair de quadra com a vitória.

O norte-americano Tyrone Curnell também se destacou na vitória sobre o Brasília (Cleomar Macedo/Divulgação)
Confira a tabela completa do Grupo F da Liga Sul-Americana 2014:
Ginásio Professor Hugo Ramos (Mogi das Cruzes – Brasil)
11/11 (terça-feira)
Paschoalotto/Bauru 95 x 87 UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Comunikt (ECU)
12/11 (quarta-feira)
17h45 – Comunikt (ECU) 83 x 110 Paschoalotto/Bauru
20h – UniCEUB/BRB/Brasília 70 x 92 Mogi das Cruzes/Helbor
13/11 (quinta-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Comunikt (ECU) (ao vivo no SporTV)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca